CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A CONVENÇÃO JACOBINA NA REVOLUÇÃO FRANCESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARLOS, William Geovane
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1548
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo um dos maiores acontecimentos da História Moderna, que é a Revolução Francesa. Esta que aconteceu nos finais do século XVIII, mais especificamente do ano de 1789 até 1999 com a ascensão de Napoleão Bonaparte. Está revolução tem como um de seus mais característicos vieses, o que diz respeito a política, pois tem-se o fim do Antigo Regime e a criação dos pensamentos de esquerda e de direita, ambos pensando serem melhores que o outro para que a França progrida. Apesar de o tema principal dizer sobre a Revolução Francesa em seu aspecto geral, irei me ater aqui a discussão e analise de uma parte deste evento, a Convenção Nacional ou, também chamada, Convenção Jacobina. Teoricamente, o estudo foi respaldado pela historiografia da Nova História Política e da Nova Esquerda, como Eric Hobsbawn e Michel Vovelle. Ao final foram notados aspectos que evidenciam a situação da população francesa durante os acontecimentos, bem como a criação e participação dos partidos políticos durante toda a revolução, com destaque para os que se denominavam Jacobinos, estes que eram tidos como radicais e eram composto pela baixa burguesia, que estava totalmente disposta a levar a revolução até os seus limites, trazendo mudanças totais a qualquer custo, sem nem ao menos pensar no que estava ocorrendo na França como um todo.
id UNICESU -1_efc1d072ddfcac4c347a41c5e253b199
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1548
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A CONVENÇÃO JACOBINA NA REVOLUÇÃO FRANCESAJacobinosrevoluçãoconvençãopolíticadireitosO presente trabalho tem como objeto de estudo um dos maiores acontecimentos da História Moderna, que é a Revolução Francesa. Esta que aconteceu nos finais do século XVIII, mais especificamente do ano de 1789 até 1999 com a ascensão de Napoleão Bonaparte. Está revolução tem como um de seus mais característicos vieses, o que diz respeito a política, pois tem-se o fim do Antigo Regime e a criação dos pensamentos de esquerda e de direita, ambos pensando serem melhores que o outro para que a França progrida. Apesar de o tema principal dizer sobre a Revolução Francesa em seu aspecto geral, irei me ater aqui a discussão e analise de uma parte deste evento, a Convenção Nacional ou, também chamada, Convenção Jacobina. Teoricamente, o estudo foi respaldado pela historiografia da Nova História Política e da Nova Esquerda, como Eric Hobsbawn e Michel Vovelle. Ao final foram notados aspectos que evidenciam a situação da população francesa durante os acontecimentos, bem como a criação e participação dos partidos políticos durante toda a revolução, com destaque para os que se denominavam Jacobinos, estes que eram tidos como radicais e eram composto pela baixa burguesia, que estava totalmente disposta a levar a revolução até os seus limites, trazendo mudanças totais a qualquer custo, sem nem ao menos pensar no que estava ocorrendo na França como um todo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-13T20:14:05Z2019-08-13T20:14:05Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1548porCARLOS, William Geovaneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:26:05ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A CONVENÇÃO JACOBINA NA REVOLUÇÃO FRANCESA
title CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A CONVENÇÃO JACOBINA NA REVOLUÇÃO FRANCESA
spellingShingle CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A CONVENÇÃO JACOBINA NA REVOLUÇÃO FRANCESA
CARLOS, William Geovane
Jacobinos
revolução
convenção
política
direitos
title_short CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A CONVENÇÃO JACOBINA NA REVOLUÇÃO FRANCESA
title_full CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A CONVENÇÃO JACOBINA NA REVOLUÇÃO FRANCESA
title_fullStr CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A CONVENÇÃO JACOBINA NA REVOLUÇÃO FRANCESA
title_full_unstemmed CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A CONVENÇÃO JACOBINA NA REVOLUÇÃO FRANCESA
title_sort CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A CONVENÇÃO JACOBINA NA REVOLUÇÃO FRANCESA
author CARLOS, William Geovane
author_facet CARLOS, William Geovane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARLOS, William Geovane
dc.subject.por.fl_str_mv Jacobinos
revolução
convenção
política
direitos
topic Jacobinos
revolução
convenção
política
direitos
description O presente trabalho tem como objeto de estudo um dos maiores acontecimentos da História Moderna, que é a Revolução Francesa. Esta que aconteceu nos finais do século XVIII, mais especificamente do ano de 1789 até 1999 com a ascensão de Napoleão Bonaparte. Está revolução tem como um de seus mais característicos vieses, o que diz respeito a política, pois tem-se o fim do Antigo Regime e a criação dos pensamentos de esquerda e de direita, ambos pensando serem melhores que o outro para que a França progrida. Apesar de o tema principal dizer sobre a Revolução Francesa em seu aspecto geral, irei me ater aqui a discussão e analise de uma parte deste evento, a Convenção Nacional ou, também chamada, Convenção Jacobina. Teoricamente, o estudo foi respaldado pela historiografia da Nova História Política e da Nova Esquerda, como Eric Hobsbawn e Michel Vovelle. Ao final foram notados aspectos que evidenciam a situação da população francesa durante os acontecimentos, bem como a criação e participação dos partidos políticos durante toda a revolução, com destaque para os que se denominavam Jacobinos, estes que eram tidos como radicais e eram composto pela baixa burguesia, que estava totalmente disposta a levar a revolução até os seus limites, trazendo mudanças totais a qualquer custo, sem nem ao menos pensar no que estava ocorrendo na França como um todo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T20:14:05Z
2019-08-13T20:14:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1548
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771938529345536