LITERACIA EM SAÚDE BUCAL: ESTUDO CIENCIOMÉTRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Igor José
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SCHIWINGEL, Rafael Alves, JACOBUCCI, Maria Paula, YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3817
Resumo: As doenças bucais são um importante problema de saúde pública por sua alta prevalência e por afetarem negativamente a qualidade de vida dos indivíduos. Os projetos baseados na educação e motivação do paciente são reconhecidos como parte importante no tratamento preventivo. Estimula- se a mudança de comportamento do indivíduo, tornando- o parte ativa e fundamental no sucesso do cuidado bucal conforme preconiza as diretrizes curriculares do curso de odontologia e a política nacional de humanização. No entanto, para que o indivíduo possa ser corresponsabilizado por sua saúde, é preciso antes empoderá- lo.Neste sentido, destaca- se a importância da literacia em saúde bucal, que tange a capacidade de obter, processar e compreender informações básicas de saúde. Assim, o presente estudo objetivou identificar produções científicas sobre do tema “literacia em saúde bucal” no Brasil. Foi realizado um estudo cienciométrico nas bases de dados Pubmed e SciELO. Identificou- se 22 artigos científicos, com aumento do número de publicações a partir do ano de 2016 e as temáticas mais frequentes foram a validação de instrumentos (7) e a avaliação do grau de literacia bucal (10). Conclui-se que são escassos os estudos brasileiros sobre literacia em saúde bucal e espera- se que o presente estudo contribua para estimular futuras pesquisas sobre esta temática.
id UNICESU -1_f0136dc3d3e674fbdf29687824be248e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3817
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling LITERACIA EM SAÚDE BUCAL: ESTUDO CIENCIOMÉTRICOLetramento em saúdePromoção de saúdeSaúde bucalAs doenças bucais são um importante problema de saúde pública por sua alta prevalência e por afetarem negativamente a qualidade de vida dos indivíduos. Os projetos baseados na educação e motivação do paciente são reconhecidos como parte importante no tratamento preventivo. Estimula- se a mudança de comportamento do indivíduo, tornando- o parte ativa e fundamental no sucesso do cuidado bucal conforme preconiza as diretrizes curriculares do curso de odontologia e a política nacional de humanização. No entanto, para que o indivíduo possa ser corresponsabilizado por sua saúde, é preciso antes empoderá- lo.Neste sentido, destaca- se a importância da literacia em saúde bucal, que tange a capacidade de obter, processar e compreender informações básicas de saúde. Assim, o presente estudo objetivou identificar produções científicas sobre do tema “literacia em saúde bucal” no Brasil. Foi realizado um estudo cienciométrico nas bases de dados Pubmed e SciELO. Identificou- se 22 artigos científicos, com aumento do número de publicações a partir do ano de 2016 e as temáticas mais frequentes foram a validação de instrumentos (7) e a avaliação do grau de literacia bucal (10). Conclui-se que são escassos os estudos brasileiros sobre literacia em saúde bucal e espera- se que o presente estudo contribua para estimular futuras pesquisas sobre esta temática.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-06T14:31:27Z2020-01-06T14:31:27Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3817porMARTINS, Igor JoséSCHIWINGEL, Rafael AlvesJACOBUCCI, Maria PaulaYAMAGUCHI, Mirian Uedainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:23:40ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv LITERACIA EM SAÚDE BUCAL: ESTUDO CIENCIOMÉTRICO
title LITERACIA EM SAÚDE BUCAL: ESTUDO CIENCIOMÉTRICO
spellingShingle LITERACIA EM SAÚDE BUCAL: ESTUDO CIENCIOMÉTRICO
MARTINS, Igor José
Letramento em saúde
Promoção de saúde
Saúde bucal
title_short LITERACIA EM SAÚDE BUCAL: ESTUDO CIENCIOMÉTRICO
title_full LITERACIA EM SAÚDE BUCAL: ESTUDO CIENCIOMÉTRICO
title_fullStr LITERACIA EM SAÚDE BUCAL: ESTUDO CIENCIOMÉTRICO
title_full_unstemmed LITERACIA EM SAÚDE BUCAL: ESTUDO CIENCIOMÉTRICO
title_sort LITERACIA EM SAÚDE BUCAL: ESTUDO CIENCIOMÉTRICO
author MARTINS, Igor José
author_facet MARTINS, Igor José
SCHIWINGEL, Rafael Alves
JACOBUCCI, Maria Paula
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author_role author
author2 SCHIWINGEL, Rafael Alves
JACOBUCCI, Maria Paula
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Igor José
SCHIWINGEL, Rafael Alves
JACOBUCCI, Maria Paula
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento em saúde
Promoção de saúde
Saúde bucal
topic Letramento em saúde
Promoção de saúde
Saúde bucal
description As doenças bucais são um importante problema de saúde pública por sua alta prevalência e por afetarem negativamente a qualidade de vida dos indivíduos. Os projetos baseados na educação e motivação do paciente são reconhecidos como parte importante no tratamento preventivo. Estimula- se a mudança de comportamento do indivíduo, tornando- o parte ativa e fundamental no sucesso do cuidado bucal conforme preconiza as diretrizes curriculares do curso de odontologia e a política nacional de humanização. No entanto, para que o indivíduo possa ser corresponsabilizado por sua saúde, é preciso antes empoderá- lo.Neste sentido, destaca- se a importância da literacia em saúde bucal, que tange a capacidade de obter, processar e compreender informações básicas de saúde. Assim, o presente estudo objetivou identificar produções científicas sobre do tema “literacia em saúde bucal” no Brasil. Foi realizado um estudo cienciométrico nas bases de dados Pubmed e SciELO. Identificou- se 22 artigos científicos, com aumento do número de publicações a partir do ano de 2016 e as temáticas mais frequentes foram a validação de instrumentos (7) e a avaliação do grau de literacia bucal (10). Conclui-se que são escassos os estudos brasileiros sobre literacia em saúde bucal e espera- se que o presente estudo contribua para estimular futuras pesquisas sobre esta temática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-06T14:31:27Z
2020-01-06T14:31:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3817
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771962788151296