VISÃO DE ENFERMEIROS EMERGENCISTAS SOBRE A MORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Yana Carolina Silvestre
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SILVA, Juliana Dalcin Donini e
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3121
Resumo: A morte é um fenômeno antigo na natureza do ser humano, considerado um evento biológico que encerra uma vida. Nenhum outro evento durante a vida é capaz de instigar nos seres humanos mais pensamentos dirigidos pela emoção do que a morte, seja pelo indivíduo que está morrendo, seja naqueles que estão a sua volta. O objetivo deste estudo é conhecer a percepção de enfermeiros emergencistas que atuam em atendimento pré-hospitalar sobre o processo de morte e morrer. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa. Foram sujeitos do estudo seis enfermeiros que atuam em atendimento pré hospitalar. A pesquisa foi realizada entre os meses de junho e agosto de 2015. Foram colhidos dados de identificação e vistas direcionadas por questões norteadoras. Após transcrição, as falas foram meditadas, categorizadas e analisadas pelo método de análise de conteúdo de Bardin. Emergiram duas categorias: experenciando a morte e; enfrentando a morte. Os resultados mostram o envolvimento do profissional enfermeiro diante da morte durante o atendimento pré-hospitalar, e apresenta a necessidade de que novos estudos sejam realizados sobre o assunto, para subsidiar a inserção de disciplinas que abordem o processo de morte/morrer nos cursos de graduação em enfermagem.
id UNICESU -1_f07b99020d0bf2ec254e67220d442e30
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3121
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling VISÃO DE ENFERMEIROS EMERGENCISTAS SOBRE A MORTEEnfermagemMorteServiços médicos de emergênciaA morte é um fenômeno antigo na natureza do ser humano, considerado um evento biológico que encerra uma vida. Nenhum outro evento durante a vida é capaz de instigar nos seres humanos mais pensamentos dirigidos pela emoção do que a morte, seja pelo indivíduo que está morrendo, seja naqueles que estão a sua volta. O objetivo deste estudo é conhecer a percepção de enfermeiros emergencistas que atuam em atendimento pré-hospitalar sobre o processo de morte e morrer. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa. Foram sujeitos do estudo seis enfermeiros que atuam em atendimento pré hospitalar. A pesquisa foi realizada entre os meses de junho e agosto de 2015. Foram colhidos dados de identificação e vistas direcionadas por questões norteadoras. Após transcrição, as falas foram meditadas, categorizadas e analisadas pelo método de análise de conteúdo de Bardin. Emergiram duas categorias: experenciando a morte e; enfrentando a morte. Os resultados mostram o envolvimento do profissional enfermeiro diante da morte durante o atendimento pré-hospitalar, e apresenta a necessidade de que novos estudos sejam realizados sobre o assunto, para subsidiar a inserção de disciplinas que abordem o processo de morte/morrer nos cursos de graduação em enfermagem.UniCesumar2019-11-26T19:11:25Z2019-11-26T19:11:25Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3121otherMACHADO, Yana Carolina SilvestreSILVA, Juliana Dalcin Donini ereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:00:54Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:06.795Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv VISÃO DE ENFERMEIROS EMERGENCISTAS SOBRE A MORTE
title VISÃO DE ENFERMEIROS EMERGENCISTAS SOBRE A MORTE
spellingShingle VISÃO DE ENFERMEIROS EMERGENCISTAS SOBRE A MORTE
MACHADO, Yana Carolina Silvestre
Enfermagem
Morte
Serviços médicos de emergência
title_short VISÃO DE ENFERMEIROS EMERGENCISTAS SOBRE A MORTE
title_full VISÃO DE ENFERMEIROS EMERGENCISTAS SOBRE A MORTE
title_fullStr VISÃO DE ENFERMEIROS EMERGENCISTAS SOBRE A MORTE
title_full_unstemmed VISÃO DE ENFERMEIROS EMERGENCISTAS SOBRE A MORTE
title_sort VISÃO DE ENFERMEIROS EMERGENCISTAS SOBRE A MORTE
author MACHADO, Yana Carolina Silvestre
author_facet MACHADO, Yana Carolina Silvestre
SILVA, Juliana Dalcin Donini e
author_role author
author2 SILVA, Juliana Dalcin Donini e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, Yana Carolina Silvestre
SILVA, Juliana Dalcin Donini e
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Morte
Serviços médicos de emergência
topic Enfermagem
Morte
Serviços médicos de emergência
dc.description.none.fl_txt_mv A morte é um fenômeno antigo na natureza do ser humano, considerado um evento biológico que encerra uma vida. Nenhum outro evento durante a vida é capaz de instigar nos seres humanos mais pensamentos dirigidos pela emoção do que a morte, seja pelo indivíduo que está morrendo, seja naqueles que estão a sua volta. O objetivo deste estudo é conhecer a percepção de enfermeiros emergencistas que atuam em atendimento pré-hospitalar sobre o processo de morte e morrer. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa. Foram sujeitos do estudo seis enfermeiros que atuam em atendimento pré hospitalar. A pesquisa foi realizada entre os meses de junho e agosto de 2015. Foram colhidos dados de identificação e vistas direcionadas por questões norteadoras. Após transcrição, as falas foram meditadas, categorizadas e analisadas pelo método de análise de conteúdo de Bardin. Emergiram duas categorias: experenciando a morte e; enfrentando a morte. Os resultados mostram o envolvimento do profissional enfermeiro diante da morte durante o atendimento pré-hospitalar, e apresenta a necessidade de que novos estudos sejam realizados sobre o assunto, para subsidiar a inserção de disciplinas que abordem o processo de morte/morrer nos cursos de graduação em enfermagem.
description A morte é um fenômeno antigo na natureza do ser humano, considerado um evento biológico que encerra uma vida. Nenhum outro evento durante a vida é capaz de instigar nos seres humanos mais pensamentos dirigidos pela emoção do que a morte, seja pelo indivíduo que está morrendo, seja naqueles que estão a sua volta. O objetivo deste estudo é conhecer a percepção de enfermeiros emergencistas que atuam em atendimento pré-hospitalar sobre o processo de morte e morrer. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa. Foram sujeitos do estudo seis enfermeiros que atuam em atendimento pré hospitalar. A pesquisa foi realizada entre os meses de junho e agosto de 2015. Foram colhidos dados de identificação e vistas direcionadas por questões norteadoras. Após transcrição, as falas foram meditadas, categorizadas e analisadas pelo método de análise de conteúdo de Bardin. Emergiram duas categorias: experenciando a morte e; enfrentando a morte. Os resultados mostram o envolvimento do profissional enfermeiro diante da morte durante o atendimento pré-hospitalar, e apresenta a necessidade de que novos estudos sejam realizados sobre o assunto, para subsidiar a inserção de disciplinas que abordem o processo de morte/morrer nos cursos de graduação em enfermagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-26T19:11:25Z
2019-11-26T19:11:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3121
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3121
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948615612694528