INGESTÃO DE SODA CÁUSTICA - ASPECTOS ACIDENTAIS E RELATO DE CASO EM CÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVARES, Alessandra Aparecida Alça
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: MARTINI, Manuele Virgilio, HATORE, Thiago, CAVALARO, Geovana Campanerutti, ROSA, Veruska Martins da
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5040
Resumo: A soda cáustica (hidróxido de sódio ou lixívia) é um álcalis usado na fabricação de detergentes e que quando ingerido causa grave necrose epitelial e severa ulceração oral e esofágica, podendo levar àestenose. Os sinais clínicos aparecem a partir de 12 horas do contato, incluindo sialorréia, anorexia,inflamação e ulceração oral, disfagia, êmese, dor abdominal, melena, hipertermia e ulceração da faringe e esôfago. O tratamento é sintomático e de suporte, com a utilização de antibióticos, analgésicos, protetores de mucosa gastrointestinal e corticóides, hidratação endovenosa rigorosa e jejum. É contra-indicada a indução do vômito. Apesar de haver muitos atendimentos na toxicologia veterinária, poucos são os relatos da ingestão de soda cáustica em caninos, devido a esse fato, relata-se o presente caso. Este relato descreve o caso de um cão da raça Pit Bull que ingeriu moderada quantidade de soda cáustica, com adição de gordura para produção de sabão caseiro, desencadeando sialorréia e úlceração na mucosa da cavidade oral. O animal apresentava apetite, porém não conseguia comer nem ingerir água, ficando internado por uma semana. No presente momento o animal permanece hígido, alimentando-se adequadamente, com cicatrização das ulcerações em cavidade oral. Faz-se necessário uma melhor orientação dos proprietários, evitando o acesso dos animais em locais com produtos químicos.
id UNICESU -1_f0cf093507d539834b5cfb51e7a68ca1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5040
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling INGESTÃO DE SODA CÁUSTICA - ASPECTOS ACIDENTAIS E RELATO DE CASO EM CÃOHidróxido de sódioToxicologiaCaninoA soda cáustica (hidróxido de sódio ou lixívia) é um álcalis usado na fabricação de detergentes e que quando ingerido causa grave necrose epitelial e severa ulceração oral e esofágica, podendo levar àestenose. Os sinais clínicos aparecem a partir de 12 horas do contato, incluindo sialorréia, anorexia,inflamação e ulceração oral, disfagia, êmese, dor abdominal, melena, hipertermia e ulceração da faringe e esôfago. O tratamento é sintomático e de suporte, com a utilização de antibióticos, analgésicos, protetores de mucosa gastrointestinal e corticóides, hidratação endovenosa rigorosa e jejum. É contra-indicada a indução do vômito. Apesar de haver muitos atendimentos na toxicologia veterinária, poucos são os relatos da ingestão de soda cáustica em caninos, devido a esse fato, relata-se o presente caso. Este relato descreve o caso de um cão da raça Pit Bull que ingeriu moderada quantidade de soda cáustica, com adição de gordura para produção de sabão caseiro, desencadeando sialorréia e úlceração na mucosa da cavidade oral. O animal apresentava apetite, porém não conseguia comer nem ingerir água, ficando internado por uma semana. No presente momento o animal permanece hígido, alimentando-se adequadamente, com cicatrização das ulcerações em cavidade oral. Faz-se necessário uma melhor orientação dos proprietários, evitando o acesso dos animais em locais com produtos químicos.UniCesumar2020-02-18T12:44:35Z2020-02-18T12:44:35Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5040otherALVARES, Alessandra Aparecida AlçaMARTINI, Manuele VirgilioHATORE, ThiagoCAVALARO, Geovana CampaneruttiROSA, Veruska Martins dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:00Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:08.8Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv INGESTÃO DE SODA CÁUSTICA - ASPECTOS ACIDENTAIS E RELATO DE CASO EM CÃO
title INGESTÃO DE SODA CÁUSTICA - ASPECTOS ACIDENTAIS E RELATO DE CASO EM CÃO
spellingShingle INGESTÃO DE SODA CÁUSTICA - ASPECTOS ACIDENTAIS E RELATO DE CASO EM CÃO
ALVARES, Alessandra Aparecida Alça
Hidróxido de sódio
Toxicologia
Canino
title_short INGESTÃO DE SODA CÁUSTICA - ASPECTOS ACIDENTAIS E RELATO DE CASO EM CÃO
title_full INGESTÃO DE SODA CÁUSTICA - ASPECTOS ACIDENTAIS E RELATO DE CASO EM CÃO
title_fullStr INGESTÃO DE SODA CÁUSTICA - ASPECTOS ACIDENTAIS E RELATO DE CASO EM CÃO
title_full_unstemmed INGESTÃO DE SODA CÁUSTICA - ASPECTOS ACIDENTAIS E RELATO DE CASO EM CÃO
title_sort INGESTÃO DE SODA CÁUSTICA - ASPECTOS ACIDENTAIS E RELATO DE CASO EM CÃO
author ALVARES, Alessandra Aparecida Alça
author_facet ALVARES, Alessandra Aparecida Alça
MARTINI, Manuele Virgilio
HATORE, Thiago
CAVALARO, Geovana Campanerutti
ROSA, Veruska Martins da
author_role author
author2 MARTINI, Manuele Virgilio
HATORE, Thiago
CAVALARO, Geovana Campanerutti
ROSA, Veruska Martins da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVARES, Alessandra Aparecida Alça
MARTINI, Manuele Virgilio
HATORE, Thiago
CAVALARO, Geovana Campanerutti
ROSA, Veruska Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Hidróxido de sódio
Toxicologia
Canino
topic Hidróxido de sódio
Toxicologia
Canino
dc.description.none.fl_txt_mv A soda cáustica (hidróxido de sódio ou lixívia) é um álcalis usado na fabricação de detergentes e que quando ingerido causa grave necrose epitelial e severa ulceração oral e esofágica, podendo levar àestenose. Os sinais clínicos aparecem a partir de 12 horas do contato, incluindo sialorréia, anorexia,inflamação e ulceração oral, disfagia, êmese, dor abdominal, melena, hipertermia e ulceração da faringe e esôfago. O tratamento é sintomático e de suporte, com a utilização de antibióticos, analgésicos, protetores de mucosa gastrointestinal e corticóides, hidratação endovenosa rigorosa e jejum. É contra-indicada a indução do vômito. Apesar de haver muitos atendimentos na toxicologia veterinária, poucos são os relatos da ingestão de soda cáustica em caninos, devido a esse fato, relata-se o presente caso. Este relato descreve o caso de um cão da raça Pit Bull que ingeriu moderada quantidade de soda cáustica, com adição de gordura para produção de sabão caseiro, desencadeando sialorréia e úlceração na mucosa da cavidade oral. O animal apresentava apetite, porém não conseguia comer nem ingerir água, ficando internado por uma semana. No presente momento o animal permanece hígido, alimentando-se adequadamente, com cicatrização das ulcerações em cavidade oral. Faz-se necessário uma melhor orientação dos proprietários, evitando o acesso dos animais em locais com produtos químicos.
description A soda cáustica (hidróxido de sódio ou lixívia) é um álcalis usado na fabricação de detergentes e que quando ingerido causa grave necrose epitelial e severa ulceração oral e esofágica, podendo levar àestenose. Os sinais clínicos aparecem a partir de 12 horas do contato, incluindo sialorréia, anorexia,inflamação e ulceração oral, disfagia, êmese, dor abdominal, melena, hipertermia e ulceração da faringe e esôfago. O tratamento é sintomático e de suporte, com a utilização de antibióticos, analgésicos, protetores de mucosa gastrointestinal e corticóides, hidratação endovenosa rigorosa e jejum. É contra-indicada a indução do vômito. Apesar de haver muitos atendimentos na toxicologia veterinária, poucos são os relatos da ingestão de soda cáustica em caninos, devido a esse fato, relata-se o presente caso. Este relato descreve o caso de um cão da raça Pit Bull que ingeriu moderada quantidade de soda cáustica, com adição de gordura para produção de sabão caseiro, desencadeando sialorréia e úlceração na mucosa da cavidade oral. O animal apresentava apetite, porém não conseguia comer nem ingerir água, ficando internado por uma semana. No presente momento o animal permanece hígido, alimentando-se adequadamente, com cicatrização das ulcerações em cavidade oral. Faz-se necessário uma melhor orientação dos proprietários, evitando o acesso dos animais em locais com produtos químicos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-18T12:44:35Z
2020-02-18T12:44:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5040
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5040
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948580164534272