O TEXTO DRAMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAREGA, Larissa Minuesa Pontes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2524
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a percepção de alunos dos anos finais do ensino fundamental a respeito do texto dramático, para compreender particularidades que envolvem a presença do teatro no contexto escolar. O método para geração de dados compõe-se de um questionário aplicado a cento e setenta e sete (177) alunos de 8os e 9os anos de uma escola pública de Maringá-Paraná. O procedimento selecionado nos ajuda a conhecer as vivências dramatúrgicas dos alunos participantes desta pesquisa, isto é, suas experiências como produtores (aluno-dramaturgo, aluno-ator) e receptores (aluno-leitor, aluno-espectador) de textos dramáticos. Para subsidiar as análises, recorremos a aportes teóricos do teatro que reconhecem a reciprocidade existente entre texto dramático e representação cênica: o texto escrito projeta uma encenação, assim como a encenação se ancora em um texto escrito (CHACRA, 2010; UBERSFELD, 2010). Os resultados deste estudo apontam para o pouco envolvimento dos sujeitos participantes desta pesquisa em atividades que preconizam o fazer teatral. Ainda que raras as oportunidades, as respostas apreendidas do questionário aplicado permitem-nos dizer que: i) ler um texto dramático é prática mais comum que escrever, em ambos os casos, a disciplina Língua Portuguesa é apontada para tal; ii) a oportunidade de ser espectador de peças teatrais é maior que a de participar da montagem de um espetáculo teatral, neste último caso, a ocorrência dá-se nas disciplinas Arte e Educação Física e iii) as apresentações teatrais ocorrem, em sua maioria, para atender determinadas finalidades escolares: socialização entre pais, alunos, professores e direção, atendimento ao calendário letivo (datas festivas) e recurso pedagógico para discussão de temas socialmente relevantes.
id UNICESU -1_f1be9ff42a24079fd7edd41d5f16ddd3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2524
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O TEXTO DRAMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALTeatroTexto DramáticoEscolaEste artigo tem por objetivo discutir a percepção de alunos dos anos finais do ensino fundamental a respeito do texto dramático, para compreender particularidades que envolvem a presença do teatro no contexto escolar. O método para geração de dados compõe-se de um questionário aplicado a cento e setenta e sete (177) alunos de 8os e 9os anos de uma escola pública de Maringá-Paraná. O procedimento selecionado nos ajuda a conhecer as vivências dramatúrgicas dos alunos participantes desta pesquisa, isto é, suas experiências como produtores (aluno-dramaturgo, aluno-ator) e receptores (aluno-leitor, aluno-espectador) de textos dramáticos. Para subsidiar as análises, recorremos a aportes teóricos do teatro que reconhecem a reciprocidade existente entre texto dramático e representação cênica: o texto escrito projeta uma encenação, assim como a encenação se ancora em um texto escrito (CHACRA, 2010; UBERSFELD, 2010). Os resultados deste estudo apontam para o pouco envolvimento dos sujeitos participantes desta pesquisa em atividades que preconizam o fazer teatral. Ainda que raras as oportunidades, as respostas apreendidas do questionário aplicado permitem-nos dizer que: i) ler um texto dramático é prática mais comum que escrever, em ambos os casos, a disciplina Língua Portuguesa é apontada para tal; ii) a oportunidade de ser espectador de peças teatrais é maior que a de participar da montagem de um espetáculo teatral, neste último caso, a ocorrência dá-se nas disciplinas Arte e Educação Física e iii) as apresentações teatrais ocorrem, em sua maioria, para atender determinadas finalidades escolares: socialização entre pais, alunos, professores e direção, atendimento ao calendário letivo (datas festivas) e recurso pedagógico para discussão de temas socialmente relevantes.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-06T12:29:43Z2019-11-06T12:29:43Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2524porMAREGA, Larissa Minuesa Pontesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:43:01ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O TEXTO DRAMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title O TEXTO DRAMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle O TEXTO DRAMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MAREGA, Larissa Minuesa Pontes
Teatro
Texto Dramático
Escola
title_short O TEXTO DRAMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full O TEXTO DRAMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr O TEXTO DRAMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed O TEXTO DRAMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort O TEXTO DRAMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author MAREGA, Larissa Minuesa Pontes
author_facet MAREGA, Larissa Minuesa Pontes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAREGA, Larissa Minuesa Pontes
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Texto Dramático
Escola
topic Teatro
Texto Dramático
Escola
description Este artigo tem por objetivo discutir a percepção de alunos dos anos finais do ensino fundamental a respeito do texto dramático, para compreender particularidades que envolvem a presença do teatro no contexto escolar. O método para geração de dados compõe-se de um questionário aplicado a cento e setenta e sete (177) alunos de 8os e 9os anos de uma escola pública de Maringá-Paraná. O procedimento selecionado nos ajuda a conhecer as vivências dramatúrgicas dos alunos participantes desta pesquisa, isto é, suas experiências como produtores (aluno-dramaturgo, aluno-ator) e receptores (aluno-leitor, aluno-espectador) de textos dramáticos. Para subsidiar as análises, recorremos a aportes teóricos do teatro que reconhecem a reciprocidade existente entre texto dramático e representação cênica: o texto escrito projeta uma encenação, assim como a encenação se ancora em um texto escrito (CHACRA, 2010; UBERSFELD, 2010). Os resultados deste estudo apontam para o pouco envolvimento dos sujeitos participantes desta pesquisa em atividades que preconizam o fazer teatral. Ainda que raras as oportunidades, as respostas apreendidas do questionário aplicado permitem-nos dizer que: i) ler um texto dramático é prática mais comum que escrever, em ambos os casos, a disciplina Língua Portuguesa é apontada para tal; ii) a oportunidade de ser espectador de peças teatrais é maior que a de participar da montagem de um espetáculo teatral, neste último caso, a ocorrência dá-se nas disciplinas Arte e Educação Física e iii) as apresentações teatrais ocorrem, em sua maioria, para atender determinadas finalidades escolares: socialização entre pais, alunos, professores e direção, atendimento ao calendário letivo (datas festivas) e recurso pedagógico para discussão de temas socialmente relevantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-06T12:29:43Z
2019-11-06T12:29:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2524
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771945174171648