O TEXTO DRAMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2524 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir a percepção de alunos dos anos finais do ensino fundamental a respeito do texto dramático, para compreender particularidades que envolvem a presença do teatro no contexto escolar. O método para geração de dados compõe-se de um questionário aplicado a cento e setenta e sete (177) alunos de 8os e 9os anos de uma escola pública de Maringá-Paraná. O procedimento selecionado nos ajuda a conhecer as vivências dramatúrgicas dos alunos participantes desta pesquisa, isto é, suas experiências como produtores (aluno-dramaturgo, aluno-ator) e receptores (aluno-leitor, aluno-espectador) de textos dramáticos. Para subsidiar as análises, recorremos a aportes teóricos do teatro que reconhecem a reciprocidade existente entre texto dramático e representação cênica: o texto escrito projeta uma encenação, assim como a encenação se ancora em um texto escrito (CHACRA, 2010; UBERSFELD, 2010). Os resultados deste estudo apontam para o pouco envolvimento dos sujeitos participantes desta pesquisa em atividades que preconizam o fazer teatral. Ainda que raras as oportunidades, as respostas apreendidas do questionário aplicado permitem-nos dizer que: i) ler um texto dramático é prática mais comum que escrever, em ambos os casos, a disciplina Língua Portuguesa é apontada para tal; ii) a oportunidade de ser espectador de peças teatrais é maior que a de participar da montagem de um espetáculo teatral, neste último caso, a ocorrência dá-se nas disciplinas Arte e Educação Física e iii) as apresentações teatrais ocorrem, em sua maioria, para atender determinadas finalidades escolares: socialização entre pais, alunos, professores e direção, atendimento ao calendário letivo (datas festivas) e recurso pedagógico para discussão de temas socialmente relevantes. |
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