EMPODERAMAENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1897 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é analisar como a educação em grupo pode contribuir para o aprendizado em saúde, com foco na prevenção do câncer de colo de útero. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção, do tipo caso controle, de abordagem quali-quantitativa. Será realizado com mulheres entre 25 a 64 anos que trabalham em uma instituição de ensino superior, que não tenham realizado preventivo de câncer de colo de útero há mais de 2 anos. O estudo avaliará o grau de letramento funcional em saúde/câncer do colo do útero, bem como a interferência do conhecimento no autocuidado e atendimento, considerando as intervenções sendo ou não eficazes para o ato de empoderar-se. Para isso será aplicado um questionário que avaliará dados socieconômicos, socioculturais, conhecimento em saúde e obstáculos encontrados para adesão do programa de rastreio dos leões de câncer de colo de útero. Será feita uma avaliação e interpretação dos dados e mediante isso intervenções em educação serão elaboradas e aplicadas utilizando o método de aprendizado em grupo. Posteriormente será aplicado novamente o questionário, e analisado as significativas melhoras. Espera-se com esse estudo sistematizar e implantar estratégias para sanar eventuais barreiras que impeçam as mulheres de terem melhores condições de saúde. Acreditamos que os dados de nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento dos programas de saúde vigentes, bem como facilitar o processo de Letramento Funcional em Saúde e empoderamento das mulheres, quanto à importância da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. |
id |
UNICESU -1_f1fd4a274e60794d6b7507ecd0f384e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1897 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
EMPODERAMAENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTEROEducação em saúdeGrupos em saúdeLetramento funcional em saúdeO objetivo do presente estudo é analisar como a educação em grupo pode contribuir para o aprendizado em saúde, com foco na prevenção do câncer de colo de útero. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção, do tipo caso controle, de abordagem quali-quantitativa. Será realizado com mulheres entre 25 a 64 anos que trabalham em uma instituição de ensino superior, que não tenham realizado preventivo de câncer de colo de útero há mais de 2 anos. O estudo avaliará o grau de letramento funcional em saúde/câncer do colo do útero, bem como a interferência do conhecimento no autocuidado e atendimento, considerando as intervenções sendo ou não eficazes para o ato de empoderar-se. Para isso será aplicado um questionário que avaliará dados socieconômicos, socioculturais, conhecimento em saúde e obstáculos encontrados para adesão do programa de rastreio dos leões de câncer de colo de útero. Será feita uma avaliação e interpretação dos dados e mediante isso intervenções em educação serão elaboradas e aplicadas utilizando o método de aprendizado em grupo. Posteriormente será aplicado novamente o questionário, e analisado as significativas melhoras. Espera-se com esse estudo sistematizar e implantar estratégias para sanar eventuais barreiras que impeçam as mulheres de terem melhores condições de saúde. Acreditamos que os dados de nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento dos programas de saúde vigentes, bem como facilitar o processo de Letramento Funcional em Saúde e empoderamento das mulheres, quanto à importância da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.Unicesumar2019-08-19T20:25:04Z2019-08-19T20:25:04Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1897otherDantas, Karen Fernanda de DeusAbdalla, Tamara Fadoni SahyunBernuci, Marcelo PicininGomes, Taniareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:05Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:13.72Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EMPODERAMAENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO |
title |
EMPODERAMAENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO |
spellingShingle |
EMPODERAMAENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO Dantas, Karen Fernanda de Deus Educação em saúde Grupos em saúde Letramento funcional em saúde |
title_short |
EMPODERAMAENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO |
title_full |
EMPODERAMAENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO |
title_fullStr |
EMPODERAMAENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO |
title_full_unstemmed |
EMPODERAMAENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO |
title_sort |
EMPODERAMAENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO |
author |
Dantas, Karen Fernanda de Deus |
author_facet |
Dantas, Karen Fernanda de Deus Abdalla, Tamara Fadoni Sahyun Bernuci, Marcelo Picinin Gomes, Tania |
author_role |
author |
author2 |
Abdalla, Tamara Fadoni Sahyun Bernuci, Marcelo Picinin Gomes, Tania |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Karen Fernanda de Deus Abdalla, Tamara Fadoni Sahyun Bernuci, Marcelo Picinin Gomes, Tania |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Grupos em saúde Letramento funcional em saúde |
topic |
Educação em saúde Grupos em saúde Letramento funcional em saúde |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O objetivo do presente estudo é analisar como a educação em grupo pode contribuir para o aprendizado em saúde, com foco na prevenção do câncer de colo de útero. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção, do tipo caso controle, de abordagem quali-quantitativa. Será realizado com mulheres entre 25 a 64 anos que trabalham em uma instituição de ensino superior, que não tenham realizado preventivo de câncer de colo de útero há mais de 2 anos. O estudo avaliará o grau de letramento funcional em saúde/câncer do colo do útero, bem como a interferência do conhecimento no autocuidado e atendimento, considerando as intervenções sendo ou não eficazes para o ato de empoderar-se. Para isso será aplicado um questionário que avaliará dados socieconômicos, socioculturais, conhecimento em saúde e obstáculos encontrados para adesão do programa de rastreio dos leões de câncer de colo de útero. Será feita uma avaliação e interpretação dos dados e mediante isso intervenções em educação serão elaboradas e aplicadas utilizando o método de aprendizado em grupo. Posteriormente será aplicado novamente o questionário, e analisado as significativas melhoras. Espera-se com esse estudo sistematizar e implantar estratégias para sanar eventuais barreiras que impeçam as mulheres de terem melhores condições de saúde. Acreditamos que os dados de nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento dos programas de saúde vigentes, bem como facilitar o processo de Letramento Funcional em Saúde e empoderamento das mulheres, quanto à importância da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. |
description |
O objetivo do presente estudo é analisar como a educação em grupo pode contribuir para o aprendizado em saúde, com foco na prevenção do câncer de colo de útero. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção, do tipo caso controle, de abordagem quali-quantitativa. Será realizado com mulheres entre 25 a 64 anos que trabalham em uma instituição de ensino superior, que não tenham realizado preventivo de câncer de colo de útero há mais de 2 anos. O estudo avaliará o grau de letramento funcional em saúde/câncer do colo do útero, bem como a interferência do conhecimento no autocuidado e atendimento, considerando as intervenções sendo ou não eficazes para o ato de empoderar-se. Para isso será aplicado um questionário que avaliará dados socieconômicos, socioculturais, conhecimento em saúde e obstáculos encontrados para adesão do programa de rastreio dos leões de câncer de colo de útero. Será feita uma avaliação e interpretação dos dados e mediante isso intervenções em educação serão elaboradas e aplicadas utilizando o método de aprendizado em grupo. Posteriormente será aplicado novamente o questionário, e analisado as significativas melhoras. Espera-se com esse estudo sistematizar e implantar estratégias para sanar eventuais barreiras que impeçam as mulheres de terem melhores condições de saúde. Acreditamos que os dados de nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento dos programas de saúde vigentes, bem como facilitar o processo de Letramento Funcional em Saúde e empoderamento das mulheres, quanto à importância da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-19T20:25:04Z 2019-08-19T20:25:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1897 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948596778172416 |