PROGRAMA BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DO HABITAT: DIFICULDADES RELACIONADAS À IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE EM EMPRESAS CONSTRUTORAS DE MARINGÁ
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2728 |
Resumo: | O mercado da construção civil se encontra em expansão, sendo um dos setores que mais gera empregos atualmente. Entretanto, o setor também é conhecido pela baixa qualificação de seus processos e pelo conservadorismo, devido a uma cultura organizacional fortemente sedimentada. Desta forma, para controlar a falta de qualificação, as empresas construtoras buscam a certificação de seus sistemas de gestão da qualidade, baseados principalmente na ISO 9000 e no PBQP - H. Esse sistema de gestão da qualidade fornece estratégias por meio de métodos de gerenciamento utilizados com base na diminuição de não - conformidades, minimização de problemas futuros, na melhoria do inter- relacionamento com clientes e fornecedores e a busca por qualificação de seus colaboradores. O presente trabalho tem como objetivo determinar a percepção das empresas construtoras quanto às principais dificuldades enfrentadas no processo de certificação. A pesquisa é realizada com 03 (três) construtoras atuantes na região de Maringá –PR, sob a forma de entrevista estruturada, através de questionários elaborados por meio de uma revisão bibliográfica. A entrevista avalia o grau de importância de cada fator apresentado nos questionários segundo a escala de Likert de um a cinco. Como resultado de estudo, espera - se um aumento da padronização e documentação dos processos, a melhoria da qualidade do produto e da imagem da empresa, assim como uma melhor compreensão da evolução da qualidade na área da engenharia civil, uma vez que esta demonstra o interesse e a conscientização da empresa.Além disso, quanto maior for a qualidade de conformidade do produto, menor é a possibilidade de identificação de falhas após a entrega do imóvel, apresentando uma redução nos custos com assistência técnica ou retrabalhos.Portanto ,este estudo almeja que o sistema de gestão da qualidade implantado proporcione resultados eficientes nos motivos apontados acima, servindo não só como ferramenta de ganhos financeiros e financiamentos , mas como melhoria contínua de todos os processos. |
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O mercado da construção civil se encontra em expansão, sendo um dos setores que mais gera empregos atualmente. Entretanto, o setor também é conhecido pela baixa qualificação de seus processos e pelo conservadorismo, devido a uma cultura organizacional fortemente sedimentada. Desta forma, para controlar a falta de qualificação, as empresas construtoras buscam a certificação de seus sistemas de gestão da qualidade, baseados principalmente na ISO 9000 e no PBQP - H. Esse sistema de gestão da qualidade fornece estratégias por meio de métodos de gerenciamento utilizados com base na diminuição de não - conformidades, minimização de problemas futuros, na melhoria do inter- relacionamento com clientes e fornecedores e a busca por qualificação de seus colaboradores. O presente trabalho tem como objetivo determinar a percepção das empresas construtoras quanto às principais dificuldades enfrentadas no processo de certificação. A pesquisa é realizada com 03 (três) construtoras atuantes na região de Maringá –PR, sob a forma de entrevista estruturada, através de questionários elaborados por meio de uma revisão bibliográfica. A entrevista avalia o grau de importância de cada fator apresentado nos questionários segundo a escala de Likert de um a cinco. Como resultado de estudo, espera - se um aumento da padronização e documentação dos processos, a melhoria da qualidade do produto e da imagem da empresa, assim como uma melhor compreensão da evolução da qualidade na área da engenharia civil, uma vez que esta demonstra o interesse e a conscientização da empresa.Além disso, quanto maior for a qualidade de conformidade do produto, menor é a possibilidade de identificação de falhas após a entrega do imóvel, apresentando uma redução nos custos com assistência técnica ou retrabalhos.Portanto ,este estudo almeja que o sistema de gestão da qualidade implantado proporcione resultados eficientes nos motivos apontados acima, servindo não só como ferramenta de ganhos financeiros e financiamentos , mas como melhoria contínua de todos os processos. |
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