ALIENAÇÃO PARENTAL EM FACE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marta Angeline de Castro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nascimento, Alvinno Luiz do, Cardin, Valéria Silva Galdino
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1502
Resumo: O objetivo do presente projeto será conceituar, identificar e combater o fenômeno da alienação parental no seio familiar. A propositura dessa pesquisa, objetiva explicar como a alienação parental interfere nas relações familiares, e como essa causa reflexos no direito personalíssimo das vítimas. Essa violação pode refletir negativamente nos direitos da personalidade, no psicológico e na vida futura de quem sofreu os atos do alienador. Essa prática ocorre no ambiente familiar, justamente onde as crianças deveriam receber a maior proteção e resguardo, evidenciando sérios problemas futuros se não forem diagnosticados, tratados e retirados desse ambiente hostil, onde ocorre a Alienação. Constata-se por apontamentos da própria mídia e dados estatísticos e doutrinários, que a Alienação Parental ocorre nos mais diversos tipos e formas, e com diferentes abordagens, refletindo negativamente diversas na dignidade da pessoa humana e nos direitos personalíssimos das vítimas. Outrossim, pretende-se demonstrar ainda a falta de políticas de combate e prevenção da Alienação Parental no seio familiar, tendo como escopo auxiliar na identificação da ofensa que essa causa à dignidade humana e nos direitos personalíssimos, prejudicando até mesmo o Estado que terá de prover assistência psicológica à vítima, portanto mostra-se necessário o combate dessa violência. Para tanto será utilizada a pesquisa teórica, fundamentada em bibliografia sobre o tema, jurisprudências, fatos e acontecimentos relatados pela mídia, conjugando estes levantamentos com o método estatístico. Utilizar-se-á, também, o método indutivo, que permite observar o fenômeno e suas diversas manifestações na família e seus reflexos nos direitos da personalidade.
id UNICESU -1_f33f2c2e1dc072c4520c2957b93ad9e0
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1502
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ALIENAÇÃO PARENTAL EM FACE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADEAlienação ParentalDignidade da Pessoa HumanaDireitos da PersonalidadeO objetivo do presente projeto será conceituar, identificar e combater o fenômeno da alienação parental no seio familiar. A propositura dessa pesquisa, objetiva explicar como a alienação parental interfere nas relações familiares, e como essa causa reflexos no direito personalíssimo das vítimas. Essa violação pode refletir negativamente nos direitos da personalidade, no psicológico e na vida futura de quem sofreu os atos do alienador. Essa prática ocorre no ambiente familiar, justamente onde as crianças deveriam receber a maior proteção e resguardo, evidenciando sérios problemas futuros se não forem diagnosticados, tratados e retirados desse ambiente hostil, onde ocorre a Alienação. Constata-se por apontamentos da própria mídia e dados estatísticos e doutrinários, que a Alienação Parental ocorre nos mais diversos tipos e formas, e com diferentes abordagens, refletindo negativamente diversas na dignidade da pessoa humana e nos direitos personalíssimos das vítimas. Outrossim, pretende-se demonstrar ainda a falta de políticas de combate e prevenção da Alienação Parental no seio familiar, tendo como escopo auxiliar na identificação da ofensa que essa causa à dignidade humana e nos direitos personalíssimos, prejudicando até mesmo o Estado que terá de prover assistência psicológica à vítima, portanto mostra-se necessário o combate dessa violência. Para tanto será utilizada a pesquisa teórica, fundamentada em bibliografia sobre o tema, jurisprudências, fatos e acontecimentos relatados pela mídia, conjugando estes levantamentos com o método estatístico. Utilizar-se-á, também, o método indutivo, que permite observar o fenômeno e suas diversas manifestações na família e seus reflexos nos direitos da personalidade.Unicesumar2019-08-13T17:59:18Z2019-08-13T17:59:18Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1502otherTeixeira, Marta Angeline de CastroNascimento, Alvinno Luiz doCardin, Valéria Silva Galdinoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:27.447Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ALIENAÇÃO PARENTAL EM FACE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE
title ALIENAÇÃO PARENTAL EM FACE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE
spellingShingle ALIENAÇÃO PARENTAL EM FACE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE
Teixeira, Marta Angeline de Castro
Alienação Parental
Dignidade da Pessoa Humana
Direitos da Personalidade
title_short ALIENAÇÃO PARENTAL EM FACE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE
title_full ALIENAÇÃO PARENTAL EM FACE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE
title_fullStr ALIENAÇÃO PARENTAL EM FACE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE
title_full_unstemmed ALIENAÇÃO PARENTAL EM FACE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE
title_sort ALIENAÇÃO PARENTAL EM FACE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE
author Teixeira, Marta Angeline de Castro
author_facet Teixeira, Marta Angeline de Castro
Nascimento, Alvinno Luiz do
Cardin, Valéria Silva Galdino
author_role author
author2 Nascimento, Alvinno Luiz do
Cardin, Valéria Silva Galdino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Marta Angeline de Castro
Nascimento, Alvinno Luiz do
Cardin, Valéria Silva Galdino
dc.subject.por.fl_str_mv Alienação Parental
Dignidade da Pessoa Humana
Direitos da Personalidade
topic Alienação Parental
Dignidade da Pessoa Humana
Direitos da Personalidade
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo do presente projeto será conceituar, identificar e combater o fenômeno da alienação parental no seio familiar. A propositura dessa pesquisa, objetiva explicar como a alienação parental interfere nas relações familiares, e como essa causa reflexos no direito personalíssimo das vítimas. Essa violação pode refletir negativamente nos direitos da personalidade, no psicológico e na vida futura de quem sofreu os atos do alienador. Essa prática ocorre no ambiente familiar, justamente onde as crianças deveriam receber a maior proteção e resguardo, evidenciando sérios problemas futuros se não forem diagnosticados, tratados e retirados desse ambiente hostil, onde ocorre a Alienação. Constata-se por apontamentos da própria mídia e dados estatísticos e doutrinários, que a Alienação Parental ocorre nos mais diversos tipos e formas, e com diferentes abordagens, refletindo negativamente diversas na dignidade da pessoa humana e nos direitos personalíssimos das vítimas. Outrossim, pretende-se demonstrar ainda a falta de políticas de combate e prevenção da Alienação Parental no seio familiar, tendo como escopo auxiliar na identificação da ofensa que essa causa à dignidade humana e nos direitos personalíssimos, prejudicando até mesmo o Estado que terá de prover assistência psicológica à vítima, portanto mostra-se necessário o combate dessa violência. Para tanto será utilizada a pesquisa teórica, fundamentada em bibliografia sobre o tema, jurisprudências, fatos e acontecimentos relatados pela mídia, conjugando estes levantamentos com o método estatístico. Utilizar-se-á, também, o método indutivo, que permite observar o fenômeno e suas diversas manifestações na família e seus reflexos nos direitos da personalidade.
description O objetivo do presente projeto será conceituar, identificar e combater o fenômeno da alienação parental no seio familiar. A propositura dessa pesquisa, objetiva explicar como a alienação parental interfere nas relações familiares, e como essa causa reflexos no direito personalíssimo das vítimas. Essa violação pode refletir negativamente nos direitos da personalidade, no psicológico e na vida futura de quem sofreu os atos do alienador. Essa prática ocorre no ambiente familiar, justamente onde as crianças deveriam receber a maior proteção e resguardo, evidenciando sérios problemas futuros se não forem diagnosticados, tratados e retirados desse ambiente hostil, onde ocorre a Alienação. Constata-se por apontamentos da própria mídia e dados estatísticos e doutrinários, que a Alienação Parental ocorre nos mais diversos tipos e formas, e com diferentes abordagens, refletindo negativamente diversas na dignidade da pessoa humana e nos direitos personalíssimos das vítimas. Outrossim, pretende-se demonstrar ainda a falta de políticas de combate e prevenção da Alienação Parental no seio familiar, tendo como escopo auxiliar na identificação da ofensa que essa causa à dignidade humana e nos direitos personalíssimos, prejudicando até mesmo o Estado que terá de prover assistência psicológica à vítima, portanto mostra-se necessário o combate dessa violência. Para tanto será utilizada a pesquisa teórica, fundamentada em bibliografia sobre o tema, jurisprudências, fatos e acontecimentos relatados pela mídia, conjugando estes levantamentos com o método estatístico. Utilizar-se-á, também, o método indutivo, que permite observar o fenômeno e suas diversas manifestações na família e seus reflexos nos direitos da personalidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T17:59:18Z
2019-08-13T17:59:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1502
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1502
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948605340844032