OS CÍRCULOS DO INFERNO NA DIVINA COMÉDIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Daniel Lula
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4709
Resumo: O Inferno medieval tornou-se homogêneo a partir do século XI. Neste momento, o discurso religioso cristão fortaleceu a presença dos ambientes do além- túmulo, mas principalmente, do Inferno. Neste período,as pinturas e obras literárias descreveram e mostraram como a mentalidade coletiva medieval compreendia o Inferno cristão. A obra que se destacou foi a Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri no final do século XIII. Nesta obra o autor descreve em detalhes os ambientes do pós-morte cristão, o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. O Inferno de Dante afunila-se da superfície da Terra até o seu centro, e divide-se em nove círculos.A pesquisa será realizada com base em elementos do campo religioso valendo-nos do método da História Cultural. Todo movimento religioso é formado ou adequado a uma representação cultural, o que nos possibilita uma discussão acerca do imaginário medieval na formação da estrutura física do inferno em a Divina Comédia. A compreensão e a pesquisa de uma obra literária são de extrema importância para a expansão do conhecimento de uma mentalidade construída por uma sociedade, por possibilitarem a apreensão de simbologias, signos e estruturas sociais que eram predominantes na época em que foi escrita, resultando na agregação e expansão da narrativa e do conhecimento historiográfico. O objetivo é pesquisar a representação e as simbologias dos círculos do inferno dantesco, para tanto, utilizar- se ao conceito de representação e de apropriação defendidos pelo historiador Roger Chartier, para pensar e discutir como a sociedade medieval estruturou o Inferno cristão e deu-lhe legitimidade. Busca- se entender o Inferno Dantesco como um ambiente que estava presente no cotidiano do homem medieval e, portanto, explicava e dava sentido ao seu mundo.
id UNICESU -1_f36741f4851f8d746f93059a1e19dc67
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4709
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling OS CÍRCULOS DO INFERNO NA DIVINA COMÉDIACírculosInfernoIdade MédiaRepresentaçãoO Inferno medieval tornou-se homogêneo a partir do século XI. Neste momento, o discurso religioso cristão fortaleceu a presença dos ambientes do além- túmulo, mas principalmente, do Inferno. Neste período,as pinturas e obras literárias descreveram e mostraram como a mentalidade coletiva medieval compreendia o Inferno cristão. A obra que se destacou foi a Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri no final do século XIII. Nesta obra o autor descreve em detalhes os ambientes do pós-morte cristão, o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. O Inferno de Dante afunila-se da superfície da Terra até o seu centro, e divide-se em nove círculos.A pesquisa será realizada com base em elementos do campo religioso valendo-nos do método da História Cultural. Todo movimento religioso é formado ou adequado a uma representação cultural, o que nos possibilita uma discussão acerca do imaginário medieval na formação da estrutura física do inferno em a Divina Comédia. A compreensão e a pesquisa de uma obra literária são de extrema importância para a expansão do conhecimento de uma mentalidade construída por uma sociedade, por possibilitarem a apreensão de simbologias, signos e estruturas sociais que eram predominantes na época em que foi escrita, resultando na agregação e expansão da narrativa e do conhecimento historiográfico. O objetivo é pesquisar a representação e as simbologias dos círculos do inferno dantesco, para tanto, utilizar- se ao conceito de representação e de apropriação defendidos pelo historiador Roger Chartier, para pensar e discutir como a sociedade medieval estruturou o Inferno cristão e deu-lhe legitimidade. Busca- se entender o Inferno Dantesco como um ambiente que estava presente no cotidiano do homem medieval e, portanto, explicava e dava sentido ao seu mundo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-30T18:09:22Z2020-01-30T18:09:22Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4709porCOSTA, Daniel Lulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:35:34ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv OS CÍRCULOS DO INFERNO NA DIVINA COMÉDIA
title OS CÍRCULOS DO INFERNO NA DIVINA COMÉDIA
spellingShingle OS CÍRCULOS DO INFERNO NA DIVINA COMÉDIA
COSTA, Daniel Lula
Círculos
Inferno
Idade Média
Representação
title_short OS CÍRCULOS DO INFERNO NA DIVINA COMÉDIA
title_full OS CÍRCULOS DO INFERNO NA DIVINA COMÉDIA
title_fullStr OS CÍRCULOS DO INFERNO NA DIVINA COMÉDIA
title_full_unstemmed OS CÍRCULOS DO INFERNO NA DIVINA COMÉDIA
title_sort OS CÍRCULOS DO INFERNO NA DIVINA COMÉDIA
author COSTA, Daniel Lula
author_facet COSTA, Daniel Lula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Daniel Lula
dc.subject.por.fl_str_mv Círculos
Inferno
Idade Média
Representação
topic Círculos
Inferno
Idade Média
Representação
description O Inferno medieval tornou-se homogêneo a partir do século XI. Neste momento, o discurso religioso cristão fortaleceu a presença dos ambientes do além- túmulo, mas principalmente, do Inferno. Neste período,as pinturas e obras literárias descreveram e mostraram como a mentalidade coletiva medieval compreendia o Inferno cristão. A obra que se destacou foi a Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri no final do século XIII. Nesta obra o autor descreve em detalhes os ambientes do pós-morte cristão, o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. O Inferno de Dante afunila-se da superfície da Terra até o seu centro, e divide-se em nove círculos.A pesquisa será realizada com base em elementos do campo religioso valendo-nos do método da História Cultural. Todo movimento religioso é formado ou adequado a uma representação cultural, o que nos possibilita uma discussão acerca do imaginário medieval na formação da estrutura física do inferno em a Divina Comédia. A compreensão e a pesquisa de uma obra literária são de extrema importância para a expansão do conhecimento de uma mentalidade construída por uma sociedade, por possibilitarem a apreensão de simbologias, signos e estruturas sociais que eram predominantes na época em que foi escrita, resultando na agregação e expansão da narrativa e do conhecimento historiográfico. O objetivo é pesquisar a representação e as simbologias dos círculos do inferno dantesco, para tanto, utilizar- se ao conceito de representação e de apropriação defendidos pelo historiador Roger Chartier, para pensar e discutir como a sociedade medieval estruturou o Inferno cristão e deu-lhe legitimidade. Busca- se entender o Inferno Dantesco como um ambiente que estava presente no cotidiano do homem medieval e, portanto, explicava e dava sentido ao seu mundo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-01-30T18:09:22Z
2020-01-30T18:09:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4709
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771963097481216