ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CALDERON, Karina Almeida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: INHOTI, Priscila Almeida, BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5383
Resumo: A disfunção femoropatelar é a alteração mais encontrada dentre as patologias do joelho. Manifesta-se por dor na porção anterior da articulação e déficit funcional que compromete as atividades diárias. A morfologia da patela tem sido apontada como um importante fator no aparecimento da referida disfunção. Este estudo tem como objetivo verificar a morfologia das patelas de esqueletos humanos adultos e assim contribuir com subsídios para aplicação clínica. Foram utilizadas 76 patelas humanas nas quais foram realizadas análises macroscópicas para classificação das peças anatômicas de acordo com sua forma, faces laterais e simetria. A análise macroscópica permitiu classificar as patelas quanto a forma em 3 tipos: tipo I, com formato triangular; tipo II, formato oval e tipo III, irregular. Houve um predomínio (67,1%)das patelas do tipo I. Quanto às faces articulares, verificou-se que em 85,5% das patelas a face lateral era maior. Patelas com as faces articulares apresentando as mesmas dimensões foram encontradas em 7,9% dos casos e com a face medial quase inexistente em 6,6%. O ângulo patelar formado pelas faces articulares medial e lateral da maioria das peças analisadas apresentava-se entre 116º e 120º. As diferentes classificações realizadas com base nos aspectos morfológicos permitem concluir que tais achados devem ser considerados na análise biomecânica da articulação femoropatelar.
id UNICESU -1_f42c8b6e9e1eb65fd2f81bfd4c8311e4
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5383
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOSArticulação femoropatelarJoelho e patelaA disfunção femoropatelar é a alteração mais encontrada dentre as patologias do joelho. Manifesta-se por dor na porção anterior da articulação e déficit funcional que compromete as atividades diárias. A morfologia da patela tem sido apontada como um importante fator no aparecimento da referida disfunção. Este estudo tem como objetivo verificar a morfologia das patelas de esqueletos humanos adultos e assim contribuir com subsídios para aplicação clínica. Foram utilizadas 76 patelas humanas nas quais foram realizadas análises macroscópicas para classificação das peças anatômicas de acordo com sua forma, faces laterais e simetria. A análise macroscópica permitiu classificar as patelas quanto a forma em 3 tipos: tipo I, com formato triangular; tipo II, formato oval e tipo III, irregular. Houve um predomínio (67,1%)das patelas do tipo I. Quanto às faces articulares, verificou-se que em 85,5% das patelas a face lateral era maior. Patelas com as faces articulares apresentando as mesmas dimensões foram encontradas em 7,9% dos casos e com a face medial quase inexistente em 6,6%. O ângulo patelar formado pelas faces articulares medial e lateral da maioria das peças analisadas apresentava-se entre 116º e 120º. As diferentes classificações realizadas com base nos aspectos morfológicos permitem concluir que tais achados devem ser considerados na análise biomecânica da articulação femoropatelar.UniCesumar2020-03-25T13:02:15Z2020-03-25T13:02:15Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5383otherCALDERON, Karina AlmeidaINHOTI, Priscila AlmeidaBERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:01:18Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:37.887Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOS
title ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOS
spellingShingle ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOS
CALDERON, Karina Almeida
Articulação femoropatelar
Joelho e patela
title_short ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOS
title_full ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOS
title_fullStr ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOS
title_full_unstemmed ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOS
title_sort ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOS
author CALDERON, Karina Almeida
author_facet CALDERON, Karina Almeida
INHOTI, Priscila Almeida
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
author_role author
author2 INHOTI, Priscila Almeida
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CALDERON, Karina Almeida
INHOTI, Priscila Almeida
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Articulação femoropatelar
Joelho e patela
topic Articulação femoropatelar
Joelho e patela
dc.description.none.fl_txt_mv A disfunção femoropatelar é a alteração mais encontrada dentre as patologias do joelho. Manifesta-se por dor na porção anterior da articulação e déficit funcional que compromete as atividades diárias. A morfologia da patela tem sido apontada como um importante fator no aparecimento da referida disfunção. Este estudo tem como objetivo verificar a morfologia das patelas de esqueletos humanos adultos e assim contribuir com subsídios para aplicação clínica. Foram utilizadas 76 patelas humanas nas quais foram realizadas análises macroscópicas para classificação das peças anatômicas de acordo com sua forma, faces laterais e simetria. A análise macroscópica permitiu classificar as patelas quanto a forma em 3 tipos: tipo I, com formato triangular; tipo II, formato oval e tipo III, irregular. Houve um predomínio (67,1%)das patelas do tipo I. Quanto às faces articulares, verificou-se que em 85,5% das patelas a face lateral era maior. Patelas com as faces articulares apresentando as mesmas dimensões foram encontradas em 7,9% dos casos e com a face medial quase inexistente em 6,6%. O ângulo patelar formado pelas faces articulares medial e lateral da maioria das peças analisadas apresentava-se entre 116º e 120º. As diferentes classificações realizadas com base nos aspectos morfológicos permitem concluir que tais achados devem ser considerados na análise biomecânica da articulação femoropatelar.
description A disfunção femoropatelar é a alteração mais encontrada dentre as patologias do joelho. Manifesta-se por dor na porção anterior da articulação e déficit funcional que compromete as atividades diárias. A morfologia da patela tem sido apontada como um importante fator no aparecimento da referida disfunção. Este estudo tem como objetivo verificar a morfologia das patelas de esqueletos humanos adultos e assim contribuir com subsídios para aplicação clínica. Foram utilizadas 76 patelas humanas nas quais foram realizadas análises macroscópicas para classificação das peças anatômicas de acordo com sua forma, faces laterais e simetria. A análise macroscópica permitiu classificar as patelas quanto a forma em 3 tipos: tipo I, com formato triangular; tipo II, formato oval e tipo III, irregular. Houve um predomínio (67,1%)das patelas do tipo I. Quanto às faces articulares, verificou-se que em 85,5% das patelas a face lateral era maior. Patelas com as faces articulares apresentando as mesmas dimensões foram encontradas em 7,9% dos casos e com a face medial quase inexistente em 6,6%. O ângulo patelar formado pelas faces articulares medial e lateral da maioria das peças analisadas apresentava-se entre 116º e 120º. As diferentes classificações realizadas com base nos aspectos morfológicos permitem concluir que tais achados devem ser considerados na análise biomecânica da articulação femoropatelar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-25T13:02:15Z
2020-03-25T13:02:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5383
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5383
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948616868888576