A CRISE DA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE VENEZUELA, BRASIL E URUGUAI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIVIAN, Laila Caroline Franklin
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: SILVA, Valdair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6701
Resumo: Em decorrência da forma como a democracia é entendida e praticada nos dias atuais, surge a necessidade de um estudo sobre a crise do Estado democrático. A palavra democracia é entendida como sendo um regime cuja soberania última cabe ao povo, cujo papel consiste em eleger periodicamente seus representantes que tomarão em seu lugar as decisões que concernem à coletividade, no entanto, o que ocorre, é que, apesar da preservação formal das instituições democráticas, o governo tem sido exercido por poucos e não têm representado a vontade popular. Na América Latina, a crise do Estado democrático é motivada por cinco fatores principais, sendo eles: a forma em que se deu a transição dos governos militares para o sistema democrata; as diferenças entre o conceito de representação nesses Estados; os arranjos institucionais existentes em cada um deles; as relações entre executivo-legislativo e aos sistemas eleitorais desses países. Sendo assim, será realizada uma análise comparada das democracias latino-americanas, a partir da análise dos mecanismos utilizados pelo Poder Executivo para aumentar o seu grau de intervenção no Estado. A pesquisa se dará através da leitura e discussão de livros especializados, artigos acadêmicos, bem como de revistas e periódicos da área e ainda através de uma análise qualitativa da presença das Medidas Provisórias nessas democracias. Através das leituras iniciais é possível afirmar que a Venezuela apresenta-se estável até a década de 90, contudo é o Estado onde a legislação oferece maior poder de intervenção do poder executivo. O Brasil é considerado um caso crônico de instabilidade, enquanto o Uruguai é considerado o caso mais bem sucedido de democracia no continente latino-americano. Dessa forma, é possível verificar que o Poder Executivo contribui de diferentes formas para a consolidação da democracia nesses Estados, levando em consideração o grau de intervenção pertinente à cada um deles, permitido pela Constituição Federal.
id UNICESU -1_f497e0ba56ca16e328385192eda3a630
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6701
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A CRISE DA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE VENEZUELA, BRASIL E URUGUAIAmérica LatinaDemocraciaPoder executivoEm decorrência da forma como a democracia é entendida e praticada nos dias atuais, surge a necessidade de um estudo sobre a crise do Estado democrático. A palavra democracia é entendida como sendo um regime cuja soberania última cabe ao povo, cujo papel consiste em eleger periodicamente seus representantes que tomarão em seu lugar as decisões que concernem à coletividade, no entanto, o que ocorre, é que, apesar da preservação formal das instituições democráticas, o governo tem sido exercido por poucos e não têm representado a vontade popular. Na América Latina, a crise do Estado democrático é motivada por cinco fatores principais, sendo eles: a forma em que se deu a transição dos governos militares para o sistema democrata; as diferenças entre o conceito de representação nesses Estados; os arranjos institucionais existentes em cada um deles; as relações entre executivo-legislativo e aos sistemas eleitorais desses países. Sendo assim, será realizada uma análise comparada das democracias latino-americanas, a partir da análise dos mecanismos utilizados pelo Poder Executivo para aumentar o seu grau de intervenção no Estado. A pesquisa se dará através da leitura e discussão de livros especializados, artigos acadêmicos, bem como de revistas e periódicos da área e ainda através de uma análise qualitativa da presença das Medidas Provisórias nessas democracias. Através das leituras iniciais é possível afirmar que a Venezuela apresenta-se estável até a década de 90, contudo é o Estado onde a legislação oferece maior poder de intervenção do poder executivo. O Brasil é considerado um caso crônico de instabilidade, enquanto o Uruguai é considerado o caso mais bem sucedido de democracia no continente latino-americano. Dessa forma, é possível verificar que o Poder Executivo contribui de diferentes formas para a consolidação da democracia nesses Estados, levando em consideração o grau de intervenção pertinente à cada um deles, permitido pela Constituição Federal.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-25T12:40:09Z2007-10-232021-01-25T12:40:09Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6701porVIVIAN, Laila Caroline FranklinSILVA, Valdairinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-26T06:01:41ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A CRISE DA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE VENEZUELA, BRASIL E URUGUAI
title A CRISE DA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE VENEZUELA, BRASIL E URUGUAI
spellingShingle A CRISE DA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE VENEZUELA, BRASIL E URUGUAI
VIVIAN, Laila Caroline Franklin
América Latina
Democracia
Poder executivo
title_short A CRISE DA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE VENEZUELA, BRASIL E URUGUAI
title_full A CRISE DA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE VENEZUELA, BRASIL E URUGUAI
title_fullStr A CRISE DA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE VENEZUELA, BRASIL E URUGUAI
title_full_unstemmed A CRISE DA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE VENEZUELA, BRASIL E URUGUAI
title_sort A CRISE DA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE VENEZUELA, BRASIL E URUGUAI
author VIVIAN, Laila Caroline Franklin
author_facet VIVIAN, Laila Caroline Franklin
SILVA, Valdair
author_role author
author2 SILVA, Valdair
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIVIAN, Laila Caroline Franklin
SILVA, Valdair
dc.subject.por.fl_str_mv América Latina
Democracia
Poder executivo
topic América Latina
Democracia
Poder executivo
description Em decorrência da forma como a democracia é entendida e praticada nos dias atuais, surge a necessidade de um estudo sobre a crise do Estado democrático. A palavra democracia é entendida como sendo um regime cuja soberania última cabe ao povo, cujo papel consiste em eleger periodicamente seus representantes que tomarão em seu lugar as decisões que concernem à coletividade, no entanto, o que ocorre, é que, apesar da preservação formal das instituições democráticas, o governo tem sido exercido por poucos e não têm representado a vontade popular. Na América Latina, a crise do Estado democrático é motivada por cinco fatores principais, sendo eles: a forma em que se deu a transição dos governos militares para o sistema democrata; as diferenças entre o conceito de representação nesses Estados; os arranjos institucionais existentes em cada um deles; as relações entre executivo-legislativo e aos sistemas eleitorais desses países. Sendo assim, será realizada uma análise comparada das democracias latino-americanas, a partir da análise dos mecanismos utilizados pelo Poder Executivo para aumentar o seu grau de intervenção no Estado. A pesquisa se dará através da leitura e discussão de livros especializados, artigos acadêmicos, bem como de revistas e periódicos da área e ainda através de uma análise qualitativa da presença das Medidas Provisórias nessas democracias. Através das leituras iniciais é possível afirmar que a Venezuela apresenta-se estável até a década de 90, contudo é o Estado onde a legislação oferece maior poder de intervenção do poder executivo. O Brasil é considerado um caso crônico de instabilidade, enquanto o Uruguai é considerado o caso mais bem sucedido de democracia no continente latino-americano. Dessa forma, é possível verificar que o Poder Executivo contribui de diferentes formas para a consolidação da democracia nesses Estados, levando em consideração o grau de intervenção pertinente à cada um deles, permitido pela Constituição Federal.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-25T12:40:09Z
2021-01-25T12:40:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6701
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771948437340160