UMA ANÁLISE DO ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREGIERI, Sílvia de Souza
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: CASTILHO, Júnior Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7797
Resumo: Este trabalho se resume na necessidade de verificar o grau de conhecimento e domínio da linguagem padrão pelos alunos do 3º (terceiro) ano do ensino médio em escola publica e privada, o que irá buscar compreender os elementos conflitantes do processo e sua relação com a competência comunicacional do sujeito educando. Em debates realizados num ambiente de sala de aula de universidade, mais precisamente no curso de letras, gerou-se a polêmica a respeito das dificuldades encontradas por grande parte dos acadêmicos na produção do discurso oral e escrito em língua portuguesa. Essa dificuldade, conforme o debate, poderia relacionar-se com uma má preparação no estudo de língua portuguesa tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, originário, possivelmente, do despreparo dos professores, programa pedagógico da escola mal elaborado ou por desinteresse dos alunos. Com vista nesta problemática este trabalho pretende verificar o grau de conhecimento e domínio da linguagem padrão pelos alunos do 3º ano do ensino médio em escolas publica e privada, partindo do pressuposto que no ensino médio o usuário de língua portuguesa “deveria” estar mais capacitado no domínio da norma padrão culta da língua, devido aos 10 (dez) anos de estudos anteriores, sem contar o processo de aquisição da linguagem desde o 1º (primeiro) anos de sua vida. Para tanto, será realizado uma pesquisa bibliográfica no que concerne às competências pretendidas apontadas nos PCNs de língua portuguesa tanto para o ensino médio quanto para o ensino fundamental, bem como pesquisa de campo visando levantar dados que apontem a origem desse problema, com o intuito de contribuir para uma reflexão metodológica sobre o ensino e aprendizagem da língua materna. Para a realização da pesquisa observou-se a analise de Sírio Possenti que alerta que em algumas escolas o ensino da língua padrão não é realizado de uma maneira eficaz, o que pode ser a causa do problema da falta de domínio (escrito-oral) da língua materna pelos estudantes. Com base nesta reflexão realizar-se-á um estudo teórico sobre a temática bem como uma pesquisa de campo que visa a obtenção de dados pertinentes para uma análise mais profunda dos elementos conflitantes do processo de ensino aprendizagem de língua materna.
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