Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/613 |
Resumo: | O presente trabalho teve como intuito verificar de que maneira a gestão do conhecimento pode contribuir para a efetiva institucionalização das Tecnologias de Informação e de Comunicação ao currículo do quinto ano do ensino fundamental. Para obter o propósito da pesquisa, foram investigadas três dimensões relacionadas à unidade de análise: infraestrutura envolvendo as tecnologias de informação e comunicação; diretores envolvendo a gestão das áreas pedagógicas e administrativas e professores relacionando-os às práticas de gestão pedagógica. De modo a levantar os dados para a pesquisa foram conduzidas entrevistas com questionários estruturados em blocos. Os resultados apresentados nas tabelas, bem como no relatório analítico dos dados, que fazem parte desse trabalho, possibilitam delinear um cenário acerca da gestão do acesso e do uso das tecnologias como recurso pedagógico nas escolas municipais de Londrina - Paraná. A pesquisa revelou que a gestão do conhecimento alinhada às práticas do gestor escolar configura-se como um representativo elemento na articulação das áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola, na criação de ambientes favoráveis à comunicação, à confiança e às condições necessárias para que a cultura da aprendizagem mediada por TIC, na qual o desafio encontra-se em converter informação em conhecimento, estabeleça-se no currículo. |
id |
UNICESU -1_f584b52e32baba31be617e4df75267aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/613 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículoGestão do conhecimentoTecnologias da informaçãoComunicaçãoCurrículoO presente trabalho teve como intuito verificar de que maneira a gestão do conhecimento pode contribuir para a efetiva institucionalização das Tecnologias de Informação e de Comunicação ao currículo do quinto ano do ensino fundamental. Para obter o propósito da pesquisa, foram investigadas três dimensões relacionadas à unidade de análise: infraestrutura envolvendo as tecnologias de informação e comunicação; diretores envolvendo a gestão das áreas pedagógicas e administrativas e professores relacionando-os às práticas de gestão pedagógica. De modo a levantar os dados para a pesquisa foram conduzidas entrevistas com questionários estruturados em blocos. Os resultados apresentados nas tabelas, bem como no relatório analítico dos dados, que fazem parte desse trabalho, possibilitam delinear um cenário acerca da gestão do acesso e do uso das tecnologias como recurso pedagógico nas escolas municipais de Londrina - Paraná. A pesquisa revelou que a gestão do conhecimento alinhada às práticas do gestor escolar configura-se como um representativo elemento na articulação das áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola, na criação de ambientes favoráveis à comunicação, à confiança e às condições necessárias para que a cultura da aprendizagem mediada por TIC, na qual o desafio encontra-se em converter informação em conhecimento, estabeleça-se no currículo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deGRANDE, Rosângela Aparecida2018-05-30T18:35:59Z2018-05-30T18:35:59Z2016-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/613porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:59ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo |
title |
Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo |
spellingShingle |
Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo GRANDE, Rosângela Aparecida Gestão do conhecimento Tecnologias da informação Comunicação Currículo |
title_short |
Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo |
title_full |
Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo |
title_fullStr |
Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo |
title_full_unstemmed |
Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo |
title_sort |
Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo |
author |
GRANDE, Rosângela Aparecida |
author_facet |
GRANDE, Rosângela Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GRANDE, Rosângela Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Tecnologias da informação Comunicação Currículo |
topic |
Gestão do conhecimento Tecnologias da informação Comunicação Currículo |
description |
O presente trabalho teve como intuito verificar de que maneira a gestão do conhecimento pode contribuir para a efetiva institucionalização das Tecnologias de Informação e de Comunicação ao currículo do quinto ano do ensino fundamental. Para obter o propósito da pesquisa, foram investigadas três dimensões relacionadas à unidade de análise: infraestrutura envolvendo as tecnologias de informação e comunicação; diretores envolvendo a gestão das áreas pedagógicas e administrativas e professores relacionando-os às práticas de gestão pedagógica. De modo a levantar os dados para a pesquisa foram conduzidas entrevistas com questionários estruturados em blocos. Os resultados apresentados nas tabelas, bem como no relatório analítico dos dados, que fazem parte desse trabalho, possibilitam delinear um cenário acerca da gestão do acesso e do uso das tecnologias como recurso pedagógico nas escolas municipais de Londrina - Paraná. A pesquisa revelou que a gestão do conhecimento alinhada às práticas do gestor escolar configura-se como um representativo elemento na articulação das áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola, na criação de ambientes favoráveis à comunicação, à confiança e às condições necessárias para que a cultura da aprendizagem mediada por TIC, na qual o desafio encontra-se em converter informação em conhecimento, estabeleça-se no currículo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-25 2018-05-30T18:35:59Z 2018-05-30T18:35:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/613 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771964939829248 |