Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRANDE, Rosângela Aparecida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/613
Resumo: O presente trabalho teve como intuito verificar de que maneira a gestão do conhecimento pode contribuir para a efetiva institucionalização das Tecnologias de Informação e de Comunicação ao currículo do quinto ano do ensino fundamental. Para obter o propósito da pesquisa, foram investigadas três dimensões relacionadas à unidade de análise: infraestrutura envolvendo as tecnologias de informação e comunicação; diretores envolvendo a gestão das áreas pedagógicas e administrativas e professores relacionando-os às práticas de gestão pedagógica. De modo a levantar os dados para a pesquisa foram conduzidas entrevistas com questionários estruturados em blocos. Os resultados apresentados nas tabelas, bem como no relatório analítico dos dados, que fazem parte desse trabalho, possibilitam delinear um cenário acerca da gestão do acesso e do uso das tecnologias como recurso pedagógico nas escolas municipais de Londrina - Paraná. A pesquisa revelou que a gestão do conhecimento alinhada às práticas do gestor escolar configura-se como um representativo elemento na articulação das áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola, na criação de ambientes favoráveis à comunicação, à confiança e às condições necessárias para que a cultura da aprendizagem mediada por TIC, na qual o desafio encontra-se em converter informação em conhecimento, estabeleça-se no currículo.
id UNICESU -1_f584b52e32baba31be617e4df75267aa
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/613
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículoGestão do conhecimentoTecnologias da informaçãoComunicaçãoCurrículoO presente trabalho teve como intuito verificar de que maneira a gestão do conhecimento pode contribuir para a efetiva institucionalização das Tecnologias de Informação e de Comunicação ao currículo do quinto ano do ensino fundamental. Para obter o propósito da pesquisa, foram investigadas três dimensões relacionadas à unidade de análise: infraestrutura envolvendo as tecnologias de informação e comunicação; diretores envolvendo a gestão das áreas pedagógicas e administrativas e professores relacionando-os às práticas de gestão pedagógica. De modo a levantar os dados para a pesquisa foram conduzidas entrevistas com questionários estruturados em blocos. Os resultados apresentados nas tabelas, bem como no relatório analítico dos dados, que fazem parte desse trabalho, possibilitam delinear um cenário acerca da gestão do acesso e do uso das tecnologias como recurso pedagógico nas escolas municipais de Londrina - Paraná. A pesquisa revelou que a gestão do conhecimento alinhada às práticas do gestor escolar configura-se como um representativo elemento na articulação das áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola, na criação de ambientes favoráveis à comunicação, à confiança e às condições necessárias para que a cultura da aprendizagem mediada por TIC, na qual o desafio encontra-se em converter informação em conhecimento, estabeleça-se no currículo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deGRANDE, Rosângela Aparecida2018-05-30T18:35:59Z2018-05-30T18:35:59Z2016-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/613porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:59ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo
title Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo
spellingShingle Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo
GRANDE, Rosângela Aparecida
Gestão do conhecimento
Tecnologias da informação
Comunicação
Currículo
title_short Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo
title_full Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo
title_fullStr Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo
title_sort Gestão do conhecimento e gestão escolar: contribuições da inclusão digital para o currículo
author GRANDE, Rosângela Aparecida
author_facet GRANDE, Rosângela Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de
dc.contributor.author.fl_str_mv GRANDE, Rosângela Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Tecnologias da informação
Comunicação
Currículo
topic Gestão do conhecimento
Tecnologias da informação
Comunicação
Currículo
description O presente trabalho teve como intuito verificar de que maneira a gestão do conhecimento pode contribuir para a efetiva institucionalização das Tecnologias de Informação e de Comunicação ao currículo do quinto ano do ensino fundamental. Para obter o propósito da pesquisa, foram investigadas três dimensões relacionadas à unidade de análise: infraestrutura envolvendo as tecnologias de informação e comunicação; diretores envolvendo a gestão das áreas pedagógicas e administrativas e professores relacionando-os às práticas de gestão pedagógica. De modo a levantar os dados para a pesquisa foram conduzidas entrevistas com questionários estruturados em blocos. Os resultados apresentados nas tabelas, bem como no relatório analítico dos dados, que fazem parte desse trabalho, possibilitam delinear um cenário acerca da gestão do acesso e do uso das tecnologias como recurso pedagógico nas escolas municipais de Londrina - Paraná. A pesquisa revelou que a gestão do conhecimento alinhada às práticas do gestor escolar configura-se como um representativo elemento na articulação das áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola, na criação de ambientes favoráveis à comunicação, à confiança e às condições necessárias para que a cultura da aprendizagem mediada por TIC, na qual o desafio encontra-se em converter informação em conhecimento, estabeleça-se no currículo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-25
2018-05-30T18:35:59Z
2018-05-30T18:35:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/613
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771964939829248