CAPRIMULGIFORMES DO PARQUE VILA RICA DO ESPÍRITO SANTO, FÊNIX, PR, BR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESCLARSKI, Priscilla
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ZANON, Cibele Maria Vianna
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4847
Resumo: O Parque Vila Rica do Espírito Santo, é um fragmento florestal ímpar no noroeste do Paraná, mas apesar disso é um fragmento pouco estudado, com dados deficientes sobre a avifauna da região, principalmente sobre as espécies de hábitos noturnos, devido principalmente à dificuldade de estudo desses animais. Entre as aves noturnas encontra-se os Caprimulgiformes, uma Ordem de aves que inclui os bacurais e mães- da- lua. Estão representados em todos os continentes, exceto na Nova Zelândia, regiões polares e maioria das ilhas oceânicas. A maior diversidade do grupo encontra-se em regiões tropicais e semi- tropicais. São aves exclusivamente noturnas, Alimentam-se exclusivamente de insetos, que caçam durante o voo, e representam um papel importante no controle das populações das suas presas. A exceção é o guácharo, que se alimenta de frutos sendo a única ave simultaneamente frugívora e noturna. Esse estudo tem por objetivo obter dados sobre as espécies de Caprimulgiformes que vivem nesse fragmento, e comparar às espécies que constam no plano de manejo, fazendo uma analise das possíveis mudanças ocorridas e propor soluções a possíveis problemas de conservação desses grupos no respectivo fragmento. As amostragens de espécies serão feitas mensalmente, com uso do método do play- back, que consiste na reprodução das vocalizações típicas de cada espécie, esperando que haja resposta, alternando em pontos de escuta e transectos nas trilhas existentes no interior do PEVRES..Espera-se demonstrar a importância da preservação de fragmentos florestais como o PEVRES para a preservação da avifauna da região e espera-se que os dados obtidos sirvam de subsídio para pesquisas futuras.
id UNICESU -1_f61f77b83a19bdd56fa099e74b4640d0
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4847
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CAPRIMULGIFORMES DO PARQUE VILA RICA DO ESPÍRITO SANTO, FÊNIX, PR, BRAvifaunaCaprimulgiformesConservaçãoO Parque Vila Rica do Espírito Santo, é um fragmento florestal ímpar no noroeste do Paraná, mas apesar disso é um fragmento pouco estudado, com dados deficientes sobre a avifauna da região, principalmente sobre as espécies de hábitos noturnos, devido principalmente à dificuldade de estudo desses animais. Entre as aves noturnas encontra-se os Caprimulgiformes, uma Ordem de aves que inclui os bacurais e mães- da- lua. Estão representados em todos os continentes, exceto na Nova Zelândia, regiões polares e maioria das ilhas oceânicas. A maior diversidade do grupo encontra-se em regiões tropicais e semi- tropicais. São aves exclusivamente noturnas, Alimentam-se exclusivamente de insetos, que caçam durante o voo, e representam um papel importante no controle das populações das suas presas. A exceção é o guácharo, que se alimenta de frutos sendo a única ave simultaneamente frugívora e noturna. Esse estudo tem por objetivo obter dados sobre as espécies de Caprimulgiformes que vivem nesse fragmento, e comparar às espécies que constam no plano de manejo, fazendo uma analise das possíveis mudanças ocorridas e propor soluções a possíveis problemas de conservação desses grupos no respectivo fragmento. As amostragens de espécies serão feitas mensalmente, com uso do método do play- back, que consiste na reprodução das vocalizações típicas de cada espécie, esperando que haja resposta, alternando em pontos de escuta e transectos nas trilhas existentes no interior do PEVRES..Espera-se demonstrar a importância da preservação de fragmentos florestais como o PEVRES para a preservação da avifauna da região e espera-se que os dados obtidos sirvam de subsídio para pesquisas futuras.UniCesumar2020-02-04T14:18:37Z2020-02-04T14:18:37Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4847otherESCLARSKI, PriscillaZANON, Cibele Maria Viannareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:49Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:55.931Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CAPRIMULGIFORMES DO PARQUE VILA RICA DO ESPÍRITO SANTO, FÊNIX, PR, BR
title CAPRIMULGIFORMES DO PARQUE VILA RICA DO ESPÍRITO SANTO, FÊNIX, PR, BR
spellingShingle CAPRIMULGIFORMES DO PARQUE VILA RICA DO ESPÍRITO SANTO, FÊNIX, PR, BR
ESCLARSKI, Priscilla
Avifauna
Caprimulgiformes
Conservação
title_short CAPRIMULGIFORMES DO PARQUE VILA RICA DO ESPÍRITO SANTO, FÊNIX, PR, BR
title_full CAPRIMULGIFORMES DO PARQUE VILA RICA DO ESPÍRITO SANTO, FÊNIX, PR, BR
title_fullStr CAPRIMULGIFORMES DO PARQUE VILA RICA DO ESPÍRITO SANTO, FÊNIX, PR, BR
title_full_unstemmed CAPRIMULGIFORMES DO PARQUE VILA RICA DO ESPÍRITO SANTO, FÊNIX, PR, BR
title_sort CAPRIMULGIFORMES DO PARQUE VILA RICA DO ESPÍRITO SANTO, FÊNIX, PR, BR
author ESCLARSKI, Priscilla
author_facet ESCLARSKI, Priscilla
ZANON, Cibele Maria Vianna
author_role author
author2 ZANON, Cibele Maria Vianna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ESCLARSKI, Priscilla
ZANON, Cibele Maria Vianna
dc.subject.por.fl_str_mv Avifauna
Caprimulgiformes
Conservação
topic Avifauna
Caprimulgiformes
Conservação
dc.description.none.fl_txt_mv O Parque Vila Rica do Espírito Santo, é um fragmento florestal ímpar no noroeste do Paraná, mas apesar disso é um fragmento pouco estudado, com dados deficientes sobre a avifauna da região, principalmente sobre as espécies de hábitos noturnos, devido principalmente à dificuldade de estudo desses animais. Entre as aves noturnas encontra-se os Caprimulgiformes, uma Ordem de aves que inclui os bacurais e mães- da- lua. Estão representados em todos os continentes, exceto na Nova Zelândia, regiões polares e maioria das ilhas oceânicas. A maior diversidade do grupo encontra-se em regiões tropicais e semi- tropicais. São aves exclusivamente noturnas, Alimentam-se exclusivamente de insetos, que caçam durante o voo, e representam um papel importante no controle das populações das suas presas. A exceção é o guácharo, que se alimenta de frutos sendo a única ave simultaneamente frugívora e noturna. Esse estudo tem por objetivo obter dados sobre as espécies de Caprimulgiformes que vivem nesse fragmento, e comparar às espécies que constam no plano de manejo, fazendo uma analise das possíveis mudanças ocorridas e propor soluções a possíveis problemas de conservação desses grupos no respectivo fragmento. As amostragens de espécies serão feitas mensalmente, com uso do método do play- back, que consiste na reprodução das vocalizações típicas de cada espécie, esperando que haja resposta, alternando em pontos de escuta e transectos nas trilhas existentes no interior do PEVRES..Espera-se demonstrar a importância da preservação de fragmentos florestais como o PEVRES para a preservação da avifauna da região e espera-se que os dados obtidos sirvam de subsídio para pesquisas futuras.
description O Parque Vila Rica do Espírito Santo, é um fragmento florestal ímpar no noroeste do Paraná, mas apesar disso é um fragmento pouco estudado, com dados deficientes sobre a avifauna da região, principalmente sobre as espécies de hábitos noturnos, devido principalmente à dificuldade de estudo desses animais. Entre as aves noturnas encontra-se os Caprimulgiformes, uma Ordem de aves que inclui os bacurais e mães- da- lua. Estão representados em todos os continentes, exceto na Nova Zelândia, regiões polares e maioria das ilhas oceânicas. A maior diversidade do grupo encontra-se em regiões tropicais e semi- tropicais. São aves exclusivamente noturnas, Alimentam-se exclusivamente de insetos, que caçam durante o voo, e representam um papel importante no controle das populações das suas presas. A exceção é o guácharo, que se alimenta de frutos sendo a única ave simultaneamente frugívora e noturna. Esse estudo tem por objetivo obter dados sobre as espécies de Caprimulgiformes que vivem nesse fragmento, e comparar às espécies que constam no plano de manejo, fazendo uma analise das possíveis mudanças ocorridas e propor soluções a possíveis problemas de conservação desses grupos no respectivo fragmento. As amostragens de espécies serão feitas mensalmente, com uso do método do play- back, que consiste na reprodução das vocalizações típicas de cada espécie, esperando que haja resposta, alternando em pontos de escuta e transectos nas trilhas existentes no interior do PEVRES..Espera-se demonstrar a importância da preservação de fragmentos florestais como o PEVRES para a preservação da avifauna da região e espera-se que os dados obtidos sirvam de subsídio para pesquisas futuras.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-04T14:18:37Z
2020-02-04T14:18:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4847
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4847
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948595490521088