A INSERÇÃO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ NA REDE URBANA REGIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Evandro José Narduci
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Endlich, Ângela Maria
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1597
Resumo: O seguinte trabalho visa identificar e apresentar a ocupação, evolução e composição atual do município de Paranavaí, localizado no Noroeste Paranaense. Para isso, utilizamos referenciais teóricos metodológico no intuito de análise desde a sua ocupação, passando pela incorporação da empresa colonizadora a Companhia Terras Norte do Paraná e posteriormente pela Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná- CMNP, em conjunto com o incentivo da atividade cafeeira que estimulou a vinda de paulistas. Ainda que essa companhia não tenha sido responsável diretamente pela formação de Paranavaí, o seu projeto na região é expressivo para compreender espaços para além da sua atuação, pois criou um contexto que se espraiou com outras iniciativas. As alterações de ordem econômica mudaram constantemente a dinâmica urbana da cidade, com forte êxodo rural decorrente da erradicação dos cafezais como medida definida pelo Estado após a geada negra de 1975 e o resultado dela posteriormente. Finda-se este estudo, com a centralidade do município analisado, e a partir da metodologia adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, nas publicações da Região de Influência- Regic, determinam as escalas de interação e dependência dos centros, classificando o município de Paranavaí como Centro sub-regional na escala hierárquica paranaense, constatando assim a inserção do mesmo na rede urbana regional.
id UNICESU -1_f6b7709f5515e738f734e5b339bc9ef0
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1597
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A INSERÇÃO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ NA REDE URBANA REGIONALRede urbanaNoroesteRegião de InfluênciaO seguinte trabalho visa identificar e apresentar a ocupação, evolução e composição atual do município de Paranavaí, localizado no Noroeste Paranaense. Para isso, utilizamos referenciais teóricos metodológico no intuito de análise desde a sua ocupação, passando pela incorporação da empresa colonizadora a Companhia Terras Norte do Paraná e posteriormente pela Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná- CMNP, em conjunto com o incentivo da atividade cafeeira que estimulou a vinda de paulistas. Ainda que essa companhia não tenha sido responsável diretamente pela formação de Paranavaí, o seu projeto na região é expressivo para compreender espaços para além da sua atuação, pois criou um contexto que se espraiou com outras iniciativas. As alterações de ordem econômica mudaram constantemente a dinâmica urbana da cidade, com forte êxodo rural decorrente da erradicação dos cafezais como medida definida pelo Estado após a geada negra de 1975 e o resultado dela posteriormente. Finda-se este estudo, com a centralidade do município analisado, e a partir da metodologia adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, nas publicações da Região de Influência- Regic, determinam as escalas de interação e dependência dos centros, classificando o município de Paranavaí como Centro sub-regional na escala hierárquica paranaense, constatando assim a inserção do mesmo na rede urbana regional.Unicesumar2019-08-14T13:25:27Z2019-08-14T13:25:27Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1597otherRuiz, Evandro José NarduciEndlich, Ângela Mariareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:06:58Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:07:11.364Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ NA REDE URBANA REGIONAL
title A INSERÇÃO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ NA REDE URBANA REGIONAL
spellingShingle A INSERÇÃO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ NA REDE URBANA REGIONAL
Ruiz, Evandro José Narduci
Rede urbana
Noroeste
Região de Influência
title_short A INSERÇÃO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ NA REDE URBANA REGIONAL
title_full A INSERÇÃO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ NA REDE URBANA REGIONAL
title_fullStr A INSERÇÃO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ NA REDE URBANA REGIONAL
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ NA REDE URBANA REGIONAL
title_sort A INSERÇÃO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ NA REDE URBANA REGIONAL
author Ruiz, Evandro José Narduci
author_facet Ruiz, Evandro José Narduci
Endlich, Ângela Maria
author_role author
author2 Endlich, Ângela Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz, Evandro José Narduci
Endlich, Ângela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Rede urbana
Noroeste
Região de Influência
topic Rede urbana
Noroeste
Região de Influência
dc.description.none.fl_txt_mv O seguinte trabalho visa identificar e apresentar a ocupação, evolução e composição atual do município de Paranavaí, localizado no Noroeste Paranaense. Para isso, utilizamos referenciais teóricos metodológico no intuito de análise desde a sua ocupação, passando pela incorporação da empresa colonizadora a Companhia Terras Norte do Paraná e posteriormente pela Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná- CMNP, em conjunto com o incentivo da atividade cafeeira que estimulou a vinda de paulistas. Ainda que essa companhia não tenha sido responsável diretamente pela formação de Paranavaí, o seu projeto na região é expressivo para compreender espaços para além da sua atuação, pois criou um contexto que se espraiou com outras iniciativas. As alterações de ordem econômica mudaram constantemente a dinâmica urbana da cidade, com forte êxodo rural decorrente da erradicação dos cafezais como medida definida pelo Estado após a geada negra de 1975 e o resultado dela posteriormente. Finda-se este estudo, com a centralidade do município analisado, e a partir da metodologia adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, nas publicações da Região de Influência- Regic, determinam as escalas de interação e dependência dos centros, classificando o município de Paranavaí como Centro sub-regional na escala hierárquica paranaense, constatando assim a inserção do mesmo na rede urbana regional.
description O seguinte trabalho visa identificar e apresentar a ocupação, evolução e composição atual do município de Paranavaí, localizado no Noroeste Paranaense. Para isso, utilizamos referenciais teóricos metodológico no intuito de análise desde a sua ocupação, passando pela incorporação da empresa colonizadora a Companhia Terras Norte do Paraná e posteriormente pela Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná- CMNP, em conjunto com o incentivo da atividade cafeeira que estimulou a vinda de paulistas. Ainda que essa companhia não tenha sido responsável diretamente pela formação de Paranavaí, o seu projeto na região é expressivo para compreender espaços para além da sua atuação, pois criou um contexto que se espraiou com outras iniciativas. As alterações de ordem econômica mudaram constantemente a dinâmica urbana da cidade, com forte êxodo rural decorrente da erradicação dos cafezais como medida definida pelo Estado após a geada negra de 1975 e o resultado dela posteriormente. Finda-se este estudo, com a centralidade do município analisado, e a partir da metodologia adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, nas publicações da Região de Influência- Regic, determinam as escalas de interação e dependência dos centros, classificando o município de Paranavaí como Centro sub-regional na escala hierárquica paranaense, constatando assim a inserção do mesmo na rede urbana regional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T13:25:27Z
2019-08-14T13:25:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1597
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1597
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948631913857024