EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE PULMONAR DE MULHERES IDOSAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Mariana Barcelos Fabrício dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MENDONÇA, Bruna Fernanda, WITTIG, Daniela Saldanha, PALÁCIO, Siméia Gaspar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3164
Resumo: O envelhecimento biológico humano é caracterizado por involuções morfológicas e funcionais no organismo que afetam a maioria dos órgãos, as quais levam a um declínio acentuado das adaptações homeostáticas. A perda funcional decorrente dessas complicações afeta tanto o sistema respiratório,quanto o osteomuscular, interferindo diretamente na qualidade de vida do idoso.O exercício físico individualizado melhora a circulação sanguínea; fortalece a musculatura respiratória e alonga a musculatura dos membros superiores e inferiores, despertando no indivíduo idoso uma consciência corporal. Ao começar um programa de treinamento físico, estes podem alcançar melhoras de 10% a 25% d a função cardiovascular e da capacidade aeróbia do organismo. O presente estudo terá como objetivo analisar os efeitos do método Pilates na qualidade de vida e na capacidade pulmonar de mulheres idosas. Serão selecionadas aleatoriamente 20 mulheres saudáveis com idade variando entre 60-70 anos do município de Maringá –PR e da comunidade em geral, triadas da clínica escola de Fisioterapia da UNICESUMAR. Serão excluídas do estudo, mulheres com deficiência física, debilidade cognitiva e que apresentarem diabetes e ou hipertensão arterial descompensada Ao término da avaliação, iniciarão os atendimentos fisioterapêuticos que constarão de 10 sessões realizadas em grupo, numa frequência de 2 vezes por semana, com duração de 60 minutos, utilizando o Método Pilates na bola. Esse método baseia-se no fortalecimento do centro de força, expressão que denota a circunferência do tronco inferior, estrutura de suporte para o corpo. Através do Método Pilates, buscará uma melhora da capacidade pulmonar, devido ao fortalecimento dos músculos respiratórios e da mobilidade por meio da tonificação muscular. O aprimoramento da função biomecânica ampliará a flexibilidade através do ganho da amplitude articular dos membros superiores e inferiores. Posteriormente, as pacientes serão reavaliadas utilizando os mesmos instrumentos para verificação dos resultados alcançados. Os dados serão analisados estatisticamente e apresentados em forma de gráficos e tabelas, adotando como parâmetro o nível de significância em 5%. Espera-se que a população idosa analisada apresente melhoria nas variáveis analisadas em decorrência do tratamento.
id UNICESU -1_f8076daffae04bfe0a0cecdb7d5ad3cb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3164
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE PULMONAR DE MULHERES IDOSASFisioterapiaGeriatriaQualidade de vidaO envelhecimento biológico humano é caracterizado por involuções morfológicas e funcionais no organismo que afetam a maioria dos órgãos, as quais levam a um declínio acentuado das adaptações homeostáticas. A perda funcional decorrente dessas complicações afeta tanto o sistema respiratório,quanto o osteomuscular, interferindo diretamente na qualidade de vida do idoso.O exercício físico individualizado melhora a circulação sanguínea; fortalece a musculatura respiratória e alonga a musculatura dos membros superiores e inferiores, despertando no indivíduo idoso uma consciência corporal. Ao começar um programa de treinamento físico, estes podem alcançar melhoras de 10% a 25% d a função cardiovascular e da capacidade aeróbia do organismo. O presente estudo terá como objetivo analisar os efeitos do método Pilates na qualidade de vida e na capacidade pulmonar de mulheres idosas. Serão selecionadas aleatoriamente 20 mulheres saudáveis com idade variando entre 60-70 anos do município de Maringá –PR e da comunidade em geral, triadas da clínica escola de Fisioterapia da UNICESUMAR. Serão excluídas do estudo, mulheres com deficiência física, debilidade cognitiva e que apresentarem diabetes e ou hipertensão arterial descompensada Ao término da avaliação, iniciarão os atendimentos fisioterapêuticos que constarão de 10 sessões realizadas em grupo, numa frequência de 2 vezes por semana, com duração de 60 minutos, utilizando o Método Pilates na bola. Esse método baseia-se no fortalecimento do centro de força, expressão que denota a circunferência do tronco inferior, estrutura de suporte para o corpo. Através do Método Pilates, buscará uma melhora da capacidade pulmonar, devido ao fortalecimento dos músculos respiratórios e da mobilidade por meio da tonificação muscular. O aprimoramento da função biomecânica ampliará a flexibilidade através do ganho da amplitude articular dos membros superiores e inferiores. Posteriormente, as pacientes serão reavaliadas utilizando os mesmos instrumentos para verificação dos resultados alcançados. Os dados serão analisados estatisticamente e apresentados em forma de gráficos e tabelas, adotando como parâmetro o nível de significância em 5%. Espera-se que a população idosa analisada apresente melhoria nas variáveis analisadas em decorrência do tratamento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-27T18:07:20Z2019-11-27T18:07:20Z2015-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3164porSANTOS, Mariana Barcelos Fabrício dosMENDONÇA, Bruna FernandaWITTIG, Daniela SaldanhaPALÁCIO, Siméia Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:54:27ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE PULMONAR DE MULHERES IDOSAS
title EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE PULMONAR DE MULHERES IDOSAS
spellingShingle EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE PULMONAR DE MULHERES IDOSAS
SANTOS, Mariana Barcelos Fabrício dos
Fisioterapia
Geriatria
Qualidade de vida
title_short EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE PULMONAR DE MULHERES IDOSAS
title_full EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE PULMONAR DE MULHERES IDOSAS
title_fullStr EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE PULMONAR DE MULHERES IDOSAS
title_full_unstemmed EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE PULMONAR DE MULHERES IDOSAS
title_sort EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE PULMONAR DE MULHERES IDOSAS
author SANTOS, Mariana Barcelos Fabrício dos
author_facet SANTOS, Mariana Barcelos Fabrício dos
MENDONÇA, Bruna Fernanda
WITTIG, Daniela Saldanha
PALÁCIO, Siméia Gaspar
author_role author
author2 MENDONÇA, Bruna Fernanda
WITTIG, Daniela Saldanha
PALÁCIO, Siméia Gaspar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Mariana Barcelos Fabrício dos
MENDONÇA, Bruna Fernanda
WITTIG, Daniela Saldanha
PALÁCIO, Siméia Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia
Geriatria
Qualidade de vida
topic Fisioterapia
Geriatria
Qualidade de vida
description O envelhecimento biológico humano é caracterizado por involuções morfológicas e funcionais no organismo que afetam a maioria dos órgãos, as quais levam a um declínio acentuado das adaptações homeostáticas. A perda funcional decorrente dessas complicações afeta tanto o sistema respiratório,quanto o osteomuscular, interferindo diretamente na qualidade de vida do idoso.O exercício físico individualizado melhora a circulação sanguínea; fortalece a musculatura respiratória e alonga a musculatura dos membros superiores e inferiores, despertando no indivíduo idoso uma consciência corporal. Ao começar um programa de treinamento físico, estes podem alcançar melhoras de 10% a 25% d a função cardiovascular e da capacidade aeróbia do organismo. O presente estudo terá como objetivo analisar os efeitos do método Pilates na qualidade de vida e na capacidade pulmonar de mulheres idosas. Serão selecionadas aleatoriamente 20 mulheres saudáveis com idade variando entre 60-70 anos do município de Maringá –PR e da comunidade em geral, triadas da clínica escola de Fisioterapia da UNICESUMAR. Serão excluídas do estudo, mulheres com deficiência física, debilidade cognitiva e que apresentarem diabetes e ou hipertensão arterial descompensada Ao término da avaliação, iniciarão os atendimentos fisioterapêuticos que constarão de 10 sessões realizadas em grupo, numa frequência de 2 vezes por semana, com duração de 60 minutos, utilizando o Método Pilates na bola. Esse método baseia-se no fortalecimento do centro de força, expressão que denota a circunferência do tronco inferior, estrutura de suporte para o corpo. Através do Método Pilates, buscará uma melhora da capacidade pulmonar, devido ao fortalecimento dos músculos respiratórios e da mobilidade por meio da tonificação muscular. O aprimoramento da função biomecânica ampliará a flexibilidade através do ganho da amplitude articular dos membros superiores e inferiores. Posteriormente, as pacientes serão reavaliadas utilizando os mesmos instrumentos para verificação dos resultados alcançados. Os dados serão analisados estatisticamente e apresentados em forma de gráficos e tabelas, adotando como parâmetro o nível de significância em 5%. Espera-se que a população idosa analisada apresente melhoria nas variáveis analisadas em decorrência do tratamento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-04
2019-11-27T18:07:20Z
2019-11-27T18:07:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3164
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771955024494592