COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5870
Resumo: Este trabalho de cunho bibliográfico qualitativo objetiva abordar perguntas de pós leitura, para compreensão e interpretação, destacando-as para construção de significado, produção de sentidos e também para a leitura crítica. Para isto, usa-se como base acepções da psicolingüística e orientações para um processo de leitura na perspectiva interacionista (CABRAL 1986; SILVA, 1987, 1998; MENEGASSI, 1995; SOLÉ, 1998; ABARCA & RICO, 2003). A partir das discussões aqui realizadas evidenciou-se que a compreensão possibilita a construção do significado e seu foco está mais no texto, sendo que é nessa etapa que ocorrem também as inferências textuais e as inferências extratextuais, sendo está última que inicia uma nova etapa no processo de leitura que é a interpretação, etapa na qual o leitor estabelece não só relações do texto, mas também do tema tratado, com seus conhecimentos de mundo e o contexto social no qual se insere, nesse momento ele, julga e se posiciona, produz sentidos, atitudes que possibilitam uma leitura crítica. Enfim, as perguntas de leitura assumem papel de relevância na compreensão e interpretação, não apenas para avaliar, mas como estratégias para o processo de compreensão e interpretação e conseqüentemente para o desenvolvimento de uma leitura crítica, contribuindo também para a formação e desenvolvimento de um leitor competente.
id UNICESU -1_fb573d54cda98a6364c41f3537dd0c7d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5870
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURALeituraSentidosEste trabalho de cunho bibliográfico qualitativo objetiva abordar perguntas de pós leitura, para compreensão e interpretação, destacando-as para construção de significado, produção de sentidos e também para a leitura crítica. Para isto, usa-se como base acepções da psicolingüística e orientações para um processo de leitura na perspectiva interacionista (CABRAL 1986; SILVA, 1987, 1998; MENEGASSI, 1995; SOLÉ, 1998; ABARCA & RICO, 2003). A partir das discussões aqui realizadas evidenciou-se que a compreensão possibilita a construção do significado e seu foco está mais no texto, sendo que é nessa etapa que ocorrem também as inferências textuais e as inferências extratextuais, sendo está última que inicia uma nova etapa no processo de leitura que é a interpretação, etapa na qual o leitor estabelece não só relações do texto, mas também do tema tratado, com seus conhecimentos de mundo e o contexto social no qual se insere, nesse momento ele, julga e se posiciona, produz sentidos, atitudes que possibilitam uma leitura crítica. Enfim, as perguntas de leitura assumem papel de relevância na compreensão e interpretação, não apenas para avaliar, mas como estratégias para o processo de compreensão e interpretação e conseqüentemente para o desenvolvimento de uma leitura crítica, contribuindo também para a formação e desenvolvimento de um leitor competente.UniCesumar2020-05-29T17:23:49Z2020-05-29T17:23:49Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5870otherSEMECHECHEM, Jakeline Aparecidareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:07:32Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:07:56.868Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA
title COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA
spellingShingle COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA
SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida
Leitura
Sentidos
title_short COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA
title_full COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA
title_fullStr COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA
title_full_unstemmed COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA
title_sort COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA
author SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida
author_facet SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Sentidos
topic Leitura
Sentidos
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho de cunho bibliográfico qualitativo objetiva abordar perguntas de pós leitura, para compreensão e interpretação, destacando-as para construção de significado, produção de sentidos e também para a leitura crítica. Para isto, usa-se como base acepções da psicolingüística e orientações para um processo de leitura na perspectiva interacionista (CABRAL 1986; SILVA, 1987, 1998; MENEGASSI, 1995; SOLÉ, 1998; ABARCA & RICO, 2003). A partir das discussões aqui realizadas evidenciou-se que a compreensão possibilita a construção do significado e seu foco está mais no texto, sendo que é nessa etapa que ocorrem também as inferências textuais e as inferências extratextuais, sendo está última que inicia uma nova etapa no processo de leitura que é a interpretação, etapa na qual o leitor estabelece não só relações do texto, mas também do tema tratado, com seus conhecimentos de mundo e o contexto social no qual se insere, nesse momento ele, julga e se posiciona, produz sentidos, atitudes que possibilitam uma leitura crítica. Enfim, as perguntas de leitura assumem papel de relevância na compreensão e interpretação, não apenas para avaliar, mas como estratégias para o processo de compreensão e interpretação e conseqüentemente para o desenvolvimento de uma leitura crítica, contribuindo também para a formação e desenvolvimento de um leitor competente.
description Este trabalho de cunho bibliográfico qualitativo objetiva abordar perguntas de pós leitura, para compreensão e interpretação, destacando-as para construção de significado, produção de sentidos e também para a leitura crítica. Para isto, usa-se como base acepções da psicolingüística e orientações para um processo de leitura na perspectiva interacionista (CABRAL 1986; SILVA, 1987, 1998; MENEGASSI, 1995; SOLÉ, 1998; ABARCA & RICO, 2003). A partir das discussões aqui realizadas evidenciou-se que a compreensão possibilita a construção do significado e seu foco está mais no texto, sendo que é nessa etapa que ocorrem também as inferências textuais e as inferências extratextuais, sendo está última que inicia uma nova etapa no processo de leitura que é a interpretação, etapa na qual o leitor estabelece não só relações do texto, mas também do tema tratado, com seus conhecimentos de mundo e o contexto social no qual se insere, nesse momento ele, julga e se posiciona, produz sentidos, atitudes que possibilitam uma leitura crítica. Enfim, as perguntas de leitura assumem papel de relevância na compreensão e interpretação, não apenas para avaliar, mas como estratégias para o processo de compreensão e interpretação e conseqüentemente para o desenvolvimento de uma leitura crítica, contribuindo também para a formação e desenvolvimento de um leitor competente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-05-29T17:23:49Z
2020-05-29T17:23:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5870
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5870
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948633263374336