COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5870 |
Resumo: | Este trabalho de cunho bibliográfico qualitativo objetiva abordar perguntas de pós leitura, para compreensão e interpretação, destacando-as para construção de significado, produção de sentidos e também para a leitura crítica. Para isto, usa-se como base acepções da psicolingüística e orientações para um processo de leitura na perspectiva interacionista (CABRAL 1986; SILVA, 1987, 1998; MENEGASSI, 1995; SOLÉ, 1998; ABARCA & RICO, 2003). A partir das discussões aqui realizadas evidenciou-se que a compreensão possibilita a construção do significado e seu foco está mais no texto, sendo que é nessa etapa que ocorrem também as inferências textuais e as inferências extratextuais, sendo está última que inicia uma nova etapa no processo de leitura que é a interpretação, etapa na qual o leitor estabelece não só relações do texto, mas também do tema tratado, com seus conhecimentos de mundo e o contexto social no qual se insere, nesse momento ele, julga e se posiciona, produz sentidos, atitudes que possibilitam uma leitura crítica. Enfim, as perguntas de leitura assumem papel de relevância na compreensão e interpretação, não apenas para avaliar, mas como estratégias para o processo de compreensão e interpretação e conseqüentemente para o desenvolvimento de uma leitura crítica, contribuindo também para a formação e desenvolvimento de um leitor competente. |
id |
UNICESU -1_fb573d54cda98a6364c41f3537dd0c7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5870 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURALeituraSentidosEste trabalho de cunho bibliográfico qualitativo objetiva abordar perguntas de pós leitura, para compreensão e interpretação, destacando-as para construção de significado, produção de sentidos e também para a leitura crítica. Para isto, usa-se como base acepções da psicolingüística e orientações para um processo de leitura na perspectiva interacionista (CABRAL 1986; SILVA, 1987, 1998; MENEGASSI, 1995; SOLÉ, 1998; ABARCA & RICO, 2003). A partir das discussões aqui realizadas evidenciou-se que a compreensão possibilita a construção do significado e seu foco está mais no texto, sendo que é nessa etapa que ocorrem também as inferências textuais e as inferências extratextuais, sendo está última que inicia uma nova etapa no processo de leitura que é a interpretação, etapa na qual o leitor estabelece não só relações do texto, mas também do tema tratado, com seus conhecimentos de mundo e o contexto social no qual se insere, nesse momento ele, julga e se posiciona, produz sentidos, atitudes que possibilitam uma leitura crítica. Enfim, as perguntas de leitura assumem papel de relevância na compreensão e interpretação, não apenas para avaliar, mas como estratégias para o processo de compreensão e interpretação e conseqüentemente para o desenvolvimento de uma leitura crítica, contribuindo também para a formação e desenvolvimento de um leitor competente.UniCesumar2020-05-29T17:23:49Z2020-05-29T17:23:49Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5870otherSEMECHECHEM, Jakeline Aparecidareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:07:32Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:07:56.868Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA |
title |
COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA |
spellingShingle |
COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida Leitura Sentidos |
title_short |
COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA |
title_full |
COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA |
title_fullStr |
COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA |
title_full_unstemmed |
COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA |
title_sort |
COMPREENDER E INTERPRETAR, CONSTRUIR SIGNIFICADOS E PRODUZIR SENTIDOS: UM ENFOQUE EM PERGUNTAS DE LEITURA |
author |
SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida |
author_facet |
SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Sentidos |
topic |
Leitura Sentidos |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho de cunho bibliográfico qualitativo objetiva abordar perguntas de pós leitura, para compreensão e interpretação, destacando-as para construção de significado, produção de sentidos e também para a leitura crítica. Para isto, usa-se como base acepções da psicolingüística e orientações para um processo de leitura na perspectiva interacionista (CABRAL 1986; SILVA, 1987, 1998; MENEGASSI, 1995; SOLÉ, 1998; ABARCA & RICO, 2003). A partir das discussões aqui realizadas evidenciou-se que a compreensão possibilita a construção do significado e seu foco está mais no texto, sendo que é nessa etapa que ocorrem também as inferências textuais e as inferências extratextuais, sendo está última que inicia uma nova etapa no processo de leitura que é a interpretação, etapa na qual o leitor estabelece não só relações do texto, mas também do tema tratado, com seus conhecimentos de mundo e o contexto social no qual se insere, nesse momento ele, julga e se posiciona, produz sentidos, atitudes que possibilitam uma leitura crítica. Enfim, as perguntas de leitura assumem papel de relevância na compreensão e interpretação, não apenas para avaliar, mas como estratégias para o processo de compreensão e interpretação e conseqüentemente para o desenvolvimento de uma leitura crítica, contribuindo também para a formação e desenvolvimento de um leitor competente. |
description |
Este trabalho de cunho bibliográfico qualitativo objetiva abordar perguntas de pós leitura, para compreensão e interpretação, destacando-as para construção de significado, produção de sentidos e também para a leitura crítica. Para isto, usa-se como base acepções da psicolingüística e orientações para um processo de leitura na perspectiva interacionista (CABRAL 1986; SILVA, 1987, 1998; MENEGASSI, 1995; SOLÉ, 1998; ABARCA & RICO, 2003). A partir das discussões aqui realizadas evidenciou-se que a compreensão possibilita a construção do significado e seu foco está mais no texto, sendo que é nessa etapa que ocorrem também as inferências textuais e as inferências extratextuais, sendo está última que inicia uma nova etapa no processo de leitura que é a interpretação, etapa na qual o leitor estabelece não só relações do texto, mas também do tema tratado, com seus conhecimentos de mundo e o contexto social no qual se insere, nesse momento ele, julga e se posiciona, produz sentidos, atitudes que possibilitam uma leitura crítica. Enfim, as perguntas de leitura assumem papel de relevância na compreensão e interpretação, não apenas para avaliar, mas como estratégias para o processo de compreensão e interpretação e conseqüentemente para o desenvolvimento de uma leitura crítica, contribuindo também para a formação e desenvolvimento de um leitor competente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-05-29T17:23:49Z 2020-05-29T17:23:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-61091-05-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5870 |
identifier_str_mv |
978-85-61091-05-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948633263374336 |