DESENVOLVIMENTO DE UM SITE SOBRE AS AVES DE RAPINA BRASILEIRAS E MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Willian Menq dos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: ROSADO, Fábio Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6920
Resumo: As aves de rapina brasileiras formadas pela ordem falconiformes (Águias, Gaviões e Falcões) e strigiformes (Corujas), se caracterizam pela sua adaptação a predação, possuindo bico curvo e afiado e garras afiadas e fortes. As espécies diurnas têm normalmente um sentido de visão bastante apurado, enquanto as noturnas possuem uma audição especializada na caça e um vôo silencioso devido às penas modificadas. De acordo com a “American Ornithologist's Union”, considerando as espécies migratórias e de ocorrências irregulares, o Brasil possui cerca de 70 Falconiformes e de 23 Strigiformes. O objetivo deste trabalho é construir um site com informações sobre todas as aves de rapina brasileiras, com informações sobre reprodução, nidificação, alimentação, distribuição, habitat, classificação taxonômica, fotos e ainda em alguns casos vocalizações, outro objetivo é apresentar as principais ameaças e medidas de preservação das aves de rapina que estão ameaçadas de extinção. Para o desenvolvimento do site foi utilizado o Servidor Blogger da “Google”, com a URL “www.avesrapinabrasil.blogspot.com”, utilizando fotos de diversos autores que foram avisados por e-mail da utilização de suas respectivas fotos assim como os autores das vocalizações. O site se apresenta em sete idiomas (Português, Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão, Árabe e Japonês) para facilitar acessos internacionais, possui também uma interface simples e bem fácil para navegar. Os dados foram coletados de diversos livros e sites, entre eles o Livro “Ornitologia Brasileira” de Helmut Sick, e o “Livro Vermelho da Fauna ameaçada do Estado do Paraná”, tendo como base a taxonomia e classificação utilizada pelo “American Ornithologist's Union”. Como resultado, o site foi constituído com todas as espécies de Falconiformes do território brasileiro e algumas das principais espécies de Strigiformes. Os primeiros resultados mostraram ainda um número considerável de acessos (chegando a mais de 12 mil, no dia 5 de agosto de 2007). As ameaças e medidas de conservação que foram apresentadas tinham como objetivo que a população em geral tenha um conhecimento melhor das espécies para melhor preservá-las, e que autoridades sejam estimuladas a tomar tais medidas.
id UNICESU -1_fc1d714ea26b7024a232df5d2e58176b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6920
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO DE UM SITE SOBRE AS AVES DE RAPINA BRASILEIRAS E MEDIDAS DE PRESERVAÇÃOFalconiformes do BrasilOrnitologiaWebsiteAs aves de rapina brasileiras formadas pela ordem falconiformes (Águias, Gaviões e Falcões) e strigiformes (Corujas), se caracterizam pela sua adaptação a predação, possuindo bico curvo e afiado e garras afiadas e fortes. As espécies diurnas têm normalmente um sentido de visão bastante apurado, enquanto as noturnas possuem uma audição especializada na caça e um vôo silencioso devido às penas modificadas. De acordo com a “American Ornithologist's Union”, considerando as espécies migratórias e de ocorrências irregulares, o Brasil possui cerca de 70 Falconiformes e de 23 Strigiformes. O objetivo deste trabalho é construir um site com informações sobre todas as aves de rapina brasileiras, com informações sobre reprodução, nidificação, alimentação, distribuição, habitat, classificação taxonômica, fotos e ainda em alguns casos vocalizações, outro objetivo é apresentar as principais ameaças e medidas de preservação das aves de rapina que estão ameaçadas de extinção. Para o desenvolvimento do site foi utilizado o Servidor Blogger da “Google”, com a URL “www.avesrapinabrasil.blogspot.com”, utilizando fotos de diversos autores que foram avisados por e-mail da utilização de suas respectivas fotos assim como os autores das vocalizações. O site se apresenta em sete idiomas (Português, Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão, Árabe e Japonês) para facilitar acessos internacionais, possui também uma interface simples e bem fácil para navegar. Os dados foram coletados de diversos livros e sites, entre eles o Livro “Ornitologia Brasileira” de Helmut Sick, e o “Livro Vermelho da Fauna ameaçada do Estado do Paraná”, tendo como base a taxonomia e classificação utilizada pelo “American Ornithologist's Union”. Como resultado, o site foi constituído com todas as espécies de Falconiformes do território brasileiro e algumas das principais espécies de Strigiformes. Os primeiros resultados mostraram ainda um número considerável de acessos (chegando a mais de 12 mil, no dia 5 de agosto de 2007). As ameaças e medidas de conservação que foram apresentadas tinham como objetivo que a população em geral tenha um conhecimento melhor das espécies para melhor preservá-las, e que autoridades sejam estimuladas a tomar tais medidas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T19:07:50Z2007-10-232021-01-28T19:07:50Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6920porSANTOS, Willian Menq dosROSADO, Fábio Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:01:41ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE UM SITE SOBRE AS AVES DE RAPINA BRASILEIRAS E MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO
title DESENVOLVIMENTO DE UM SITE SOBRE AS AVES DE RAPINA BRASILEIRAS E MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE UM SITE SOBRE AS AVES DE RAPINA BRASILEIRAS E MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO
SANTOS, Willian Menq dos
Falconiformes do Brasil
Ornitologia
Website
title_short DESENVOLVIMENTO DE UM SITE SOBRE AS AVES DE RAPINA BRASILEIRAS E MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO
title_full DESENVOLVIMENTO DE UM SITE SOBRE AS AVES DE RAPINA BRASILEIRAS E MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE UM SITE SOBRE AS AVES DE RAPINA BRASILEIRAS E MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE UM SITE SOBRE AS AVES DE RAPINA BRASILEIRAS E MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO
title_sort DESENVOLVIMENTO DE UM SITE SOBRE AS AVES DE RAPINA BRASILEIRAS E MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO
author SANTOS, Willian Menq dos
author_facet SANTOS, Willian Menq dos
ROSADO, Fábio Rogério
author_role author
author2 ROSADO, Fábio Rogério
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Willian Menq dos
ROSADO, Fábio Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Falconiformes do Brasil
Ornitologia
Website
topic Falconiformes do Brasil
Ornitologia
Website
description As aves de rapina brasileiras formadas pela ordem falconiformes (Águias, Gaviões e Falcões) e strigiformes (Corujas), se caracterizam pela sua adaptação a predação, possuindo bico curvo e afiado e garras afiadas e fortes. As espécies diurnas têm normalmente um sentido de visão bastante apurado, enquanto as noturnas possuem uma audição especializada na caça e um vôo silencioso devido às penas modificadas. De acordo com a “American Ornithologist's Union”, considerando as espécies migratórias e de ocorrências irregulares, o Brasil possui cerca de 70 Falconiformes e de 23 Strigiformes. O objetivo deste trabalho é construir um site com informações sobre todas as aves de rapina brasileiras, com informações sobre reprodução, nidificação, alimentação, distribuição, habitat, classificação taxonômica, fotos e ainda em alguns casos vocalizações, outro objetivo é apresentar as principais ameaças e medidas de preservação das aves de rapina que estão ameaçadas de extinção. Para o desenvolvimento do site foi utilizado o Servidor Blogger da “Google”, com a URL “www.avesrapinabrasil.blogspot.com”, utilizando fotos de diversos autores que foram avisados por e-mail da utilização de suas respectivas fotos assim como os autores das vocalizações. O site se apresenta em sete idiomas (Português, Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão, Árabe e Japonês) para facilitar acessos internacionais, possui também uma interface simples e bem fácil para navegar. Os dados foram coletados de diversos livros e sites, entre eles o Livro “Ornitologia Brasileira” de Helmut Sick, e o “Livro Vermelho da Fauna ameaçada do Estado do Paraná”, tendo como base a taxonomia e classificação utilizada pelo “American Ornithologist's Union”. Como resultado, o site foi constituído com todas as espécies de Falconiformes do território brasileiro e algumas das principais espécies de Strigiformes. Os primeiros resultados mostraram ainda um número considerável de acessos (chegando a mais de 12 mil, no dia 5 de agosto de 2007). As ameaças e medidas de conservação que foram apresentadas tinham como objetivo que a população em geral tenha um conhecimento melhor das espécies para melhor preservá-las, e que autoridades sejam estimuladas a tomar tais medidas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-28T19:07:50Z
2021-01-28T19:07:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6920
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771952586555392