FUNCIONAMENTOS DISCURSIVOS NO ESPAÇO CINEMA DE VEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DORNE, Vinícius Durval
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6269
Resumo: O presente artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) desenvolvido em 2008, que buscou questionar como se configura e funciona, discursivamente, a construção textual voltada à análise de cinema, na Revista Veja, enunciada por Isabela Boscov, na função-autor. Tomando como base teórica e analítica a Análise de Discurso (AD) de linha francesa, preconizada por Michel Pêcheux, com contribuições de Michel Foucault no que concerne à autoria, buscou-se compreender como os sentidos são colocados em funcionamento na construção, sustentação e circulação da autoridade jornalística, de como se dá essa discursividade para e sobre produções cinematográficas. A ideia propulsora desta pesquisa foi ver o modo como muitos filmes são abordados nos espaços de opinião jornalística voltadas ao cinema, de forma, muitas vezes, despolitizada. Analisando os sentidos produzidos e veiculados pela e para a crítica e resenha jornalística voltadas ao cinema, bem como o confronto entre as posições discursivas de resenhista e crítico, foi possível observar no espaço de cinema da Revista Veja um constante ir e vir entre o resenhar e o criticar. Observou-se que, embora Boscov fale do lugar de crítica, discursivamente a posição resenhista acaba se sobrepondo. A autora, ao ser interpelada por características da crítica cinematográfica, busca re-afirmar seu papel como crítica e legitimar o seu dizer. Contudo, por meio de uma leitura discursiva, pode-se notar que seus textos são atravessados (ou mesmo constituídos) por características do gênero “resenha”, entre eles, a abordagem de filmes colocados recentemente no mercado pela indústria cultural. Assim, este estudo não se fecha aqui, mas abre-se a outras e/ou novas contribuições que possam refletir sobre os espaços opinativos dos meios de comunicação, de modo a questionar o considerado evidente, a “verdade” apresentada como única e natural.
id UNICESU -1_fc50f0f06ea579949676f799ff3d0bb6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6269
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling FUNCIONAMENTOS DISCURSIVOS NO ESPAÇO CINEMA DE VEJAAnálise de discursoAutoriaCinemaRevista VejaO presente artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) desenvolvido em 2008, que buscou questionar como se configura e funciona, discursivamente, a construção textual voltada à análise de cinema, na Revista Veja, enunciada por Isabela Boscov, na função-autor. Tomando como base teórica e analítica a Análise de Discurso (AD) de linha francesa, preconizada por Michel Pêcheux, com contribuições de Michel Foucault no que concerne à autoria, buscou-se compreender como os sentidos são colocados em funcionamento na construção, sustentação e circulação da autoridade jornalística, de como se dá essa discursividade para e sobre produções cinematográficas. A ideia propulsora desta pesquisa foi ver o modo como muitos filmes são abordados nos espaços de opinião jornalística voltadas ao cinema, de forma, muitas vezes, despolitizada. Analisando os sentidos produzidos e veiculados pela e para a crítica e resenha jornalística voltadas ao cinema, bem como o confronto entre as posições discursivas de resenhista e crítico, foi possível observar no espaço de cinema da Revista Veja um constante ir e vir entre o resenhar e o criticar. Observou-se que, embora Boscov fale do lugar de crítica, discursivamente a posição resenhista acaba se sobrepondo. A autora, ao ser interpelada por características da crítica cinematográfica, busca re-afirmar seu papel como crítica e legitimar o seu dizer. Contudo, por meio de uma leitura discursiva, pode-se notar que seus textos são atravessados (ou mesmo constituídos) por características do gênero “resenha”, entre eles, a abordagem de filmes colocados recentemente no mercado pela indústria cultural. Assim, este estudo não se fecha aqui, mas abre-se a outras e/ou novas contribuições que possam refletir sobre os espaços opinativos dos meios de comunicação, de modo a questionar o considerado evidente, a “verdade” apresentada como única e natural.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T18:23:06Z2020-10-06T18:23:06Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6269porDORNE, Vinícius DurvalPIMENTEL, Renata Marcelle Larainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-07T06:01:52ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv FUNCIONAMENTOS DISCURSIVOS NO ESPAÇO CINEMA DE VEJA
title FUNCIONAMENTOS DISCURSIVOS NO ESPAÇO CINEMA DE VEJA
spellingShingle FUNCIONAMENTOS DISCURSIVOS NO ESPAÇO CINEMA DE VEJA
DORNE, Vinícius Durval
Análise de discurso
Autoria
Cinema
Revista Veja
title_short FUNCIONAMENTOS DISCURSIVOS NO ESPAÇO CINEMA DE VEJA
title_full FUNCIONAMENTOS DISCURSIVOS NO ESPAÇO CINEMA DE VEJA
title_fullStr FUNCIONAMENTOS DISCURSIVOS NO ESPAÇO CINEMA DE VEJA
title_full_unstemmed FUNCIONAMENTOS DISCURSIVOS NO ESPAÇO CINEMA DE VEJA
title_sort FUNCIONAMENTOS DISCURSIVOS NO ESPAÇO CINEMA DE VEJA
author DORNE, Vinícius Durval
author_facet DORNE, Vinícius Durval
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
author_role author
author2 PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DORNE, Vinícius Durval
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de discurso
Autoria
Cinema
Revista Veja
topic Análise de discurso
Autoria
Cinema
Revista Veja
description O presente artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) desenvolvido em 2008, que buscou questionar como se configura e funciona, discursivamente, a construção textual voltada à análise de cinema, na Revista Veja, enunciada por Isabela Boscov, na função-autor. Tomando como base teórica e analítica a Análise de Discurso (AD) de linha francesa, preconizada por Michel Pêcheux, com contribuições de Michel Foucault no que concerne à autoria, buscou-se compreender como os sentidos são colocados em funcionamento na construção, sustentação e circulação da autoridade jornalística, de como se dá essa discursividade para e sobre produções cinematográficas. A ideia propulsora desta pesquisa foi ver o modo como muitos filmes são abordados nos espaços de opinião jornalística voltadas ao cinema, de forma, muitas vezes, despolitizada. Analisando os sentidos produzidos e veiculados pela e para a crítica e resenha jornalística voltadas ao cinema, bem como o confronto entre as posições discursivas de resenhista e crítico, foi possível observar no espaço de cinema da Revista Veja um constante ir e vir entre o resenhar e o criticar. Observou-se que, embora Boscov fale do lugar de crítica, discursivamente a posição resenhista acaba se sobrepondo. A autora, ao ser interpelada por características da crítica cinematográfica, busca re-afirmar seu papel como crítica e legitimar o seu dizer. Contudo, por meio de uma leitura discursiva, pode-se notar que seus textos são atravessados (ou mesmo constituídos) por características do gênero “resenha”, entre eles, a abordagem de filmes colocados recentemente no mercado pela indústria cultural. Assim, este estudo não se fecha aqui, mas abre-se a outras e/ou novas contribuições que possam refletir sobre os espaços opinativos dos meios de comunicação, de modo a questionar o considerado evidente, a “verdade” apresentada como única e natural.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-06T18:23:06Z
2020-10-06T18:23:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6269
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771959088775168