A PERCEPÇÃO DA MORTE PELOS PROFISSIONAIS DO IML

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Diana Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Viviane Sousa de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1896
Resumo: A morte é enfrentada de várias formas pelas pessoas em diferentes sociedades, sendo esse enfrentamento influenciado pelas experiências anteriores de cada um. Os profissionais que trabalham no Instituto Médico Legal tem um contato direto e constante com diferentes tipos de morte, o que os tornam mais susceptíveis a adoecerem emocionalmente por causa disso. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi buscar compreender a percepção da morte por cada profissional do IML, elencando os fatores estressores e de proteção para cada um que atua ali dentro, além de avaliar o impacto psicológico sobre a Saúde Mental nessa profissão. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória de caráter qualitativo no Instituto Médico Legal localizado na região noroeste do estado do Paraná, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevista individual e gravada seguindo um roteiro semiestruturado elaborado para esse fim. É esperado reconhecer o estado da saúde mental dos profissionais entrevistados para serem orientados conforme a situação.
id UNICESU -1_fccde9b54a098aa52fd4ff3bea85356d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1896
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A PERCEPÇÃO DA MORTE PELOS PROFISSIONAIS DO IMLLutoProfissionais de saúdeSofrimento psíquicoA morte é enfrentada de várias formas pelas pessoas em diferentes sociedades, sendo esse enfrentamento influenciado pelas experiências anteriores de cada um. Os profissionais que trabalham no Instituto Médico Legal tem um contato direto e constante com diferentes tipos de morte, o que os tornam mais susceptíveis a adoecerem emocionalmente por causa disso. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi buscar compreender a percepção da morte por cada profissional do IML, elencando os fatores estressores e de proteção para cada um que atua ali dentro, além de avaliar o impacto psicológico sobre a Saúde Mental nessa profissão. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória de caráter qualitativo no Instituto Médico Legal localizado na região noroeste do estado do Paraná, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevista individual e gravada seguindo um roteiro semiestruturado elaborado para esse fim. É esperado reconhecer o estado da saúde mental dos profissionais entrevistados para serem orientados conforme a situação.Unicesumar2019-08-19T20:23:22Z2019-08-19T20:23:22Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1896otherFontana, Diana PaulaOliveira, Viviane Sousa dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:03Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:23.741Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO DA MORTE PELOS PROFISSIONAIS DO IML
title A PERCEPÇÃO DA MORTE PELOS PROFISSIONAIS DO IML
spellingShingle A PERCEPÇÃO DA MORTE PELOS PROFISSIONAIS DO IML
Fontana, Diana Paula
Luto
Profissionais de saúde
Sofrimento psíquico
title_short A PERCEPÇÃO DA MORTE PELOS PROFISSIONAIS DO IML
title_full A PERCEPÇÃO DA MORTE PELOS PROFISSIONAIS DO IML
title_fullStr A PERCEPÇÃO DA MORTE PELOS PROFISSIONAIS DO IML
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO DA MORTE PELOS PROFISSIONAIS DO IML
title_sort A PERCEPÇÃO DA MORTE PELOS PROFISSIONAIS DO IML
author Fontana, Diana Paula
author_facet Fontana, Diana Paula
Oliveira, Viviane Sousa de
author_role author
author2 Oliveira, Viviane Sousa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana, Diana Paula
Oliveira, Viviane Sousa de
dc.subject.por.fl_str_mv Luto
Profissionais de saúde
Sofrimento psíquico
topic Luto
Profissionais de saúde
Sofrimento psíquico
dc.description.none.fl_txt_mv A morte é enfrentada de várias formas pelas pessoas em diferentes sociedades, sendo esse enfrentamento influenciado pelas experiências anteriores de cada um. Os profissionais que trabalham no Instituto Médico Legal tem um contato direto e constante com diferentes tipos de morte, o que os tornam mais susceptíveis a adoecerem emocionalmente por causa disso. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi buscar compreender a percepção da morte por cada profissional do IML, elencando os fatores estressores e de proteção para cada um que atua ali dentro, além de avaliar o impacto psicológico sobre a Saúde Mental nessa profissão. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória de caráter qualitativo no Instituto Médico Legal localizado na região noroeste do estado do Paraná, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevista individual e gravada seguindo um roteiro semiestruturado elaborado para esse fim. É esperado reconhecer o estado da saúde mental dos profissionais entrevistados para serem orientados conforme a situação.
description A morte é enfrentada de várias formas pelas pessoas em diferentes sociedades, sendo esse enfrentamento influenciado pelas experiências anteriores de cada um. Os profissionais que trabalham no Instituto Médico Legal tem um contato direto e constante com diferentes tipos de morte, o que os tornam mais susceptíveis a adoecerem emocionalmente por causa disso. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi buscar compreender a percepção da morte por cada profissional do IML, elencando os fatores estressores e de proteção para cada um que atua ali dentro, além de avaliar o impacto psicológico sobre a Saúde Mental nessa profissão. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória de caráter qualitativo no Instituto Médico Legal localizado na região noroeste do estado do Paraná, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevista individual e gravada seguindo um roteiro semiestruturado elaborado para esse fim. É esperado reconhecer o estado da saúde mental dos profissionais entrevistados para serem orientados conforme a situação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-19T20:23:22Z
2019-08-19T20:23:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1896
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1896
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948634386399232