COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DO COMPORTAMENTO DO CONCRETO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHIMANCKO, Stiven de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GASQUES, Elisabet Gabrieli Fernandes, ZITO, Aline Naiara, MENDES, Allana Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3334
Resumo: O concreto é um dos materiais estruturais mais utilizados nas construções. Torna- se fundamental estudar o comportamento do concreto diante às deformações excessivas e as fissuras que podem comprometer a durabilidade e a segurança das peças estruturais. Este trabalho teve como objetivo apresentar os modelos reológicos no comportamento uniaxial do concreto submetido a solicitações de tração e compressão adotadas pela NBR 6.118.Para isso, foram adotados modelos para o concreto elásticos e plásticos. Para o trecho não linear e não elástico do concreto submetido à compressão, foi comparado o modelo normativo com o modelo proposto por Hognestad. Essa comparação não levou em consideração as deformações causadas por carregamentos atuando por longos períodos de tempo. Portanto, as deformações verificadas foram de caráter imediato. A partir dos modelos elástico e do comportamento do concreto comprimido e tracionado, como também das considerações normativas e simplificações para a curva tensão deformação, foram situados os modelos reológicos. O modelo linear representa o trecho elástico, enquanto que o modelo elastoplástico com encruamento detalha a curva para a situação de tração. Dessa forma, se empregou dois tipos de modelos que são formados pelo arranjo dos modelos básico e que representam a reologia em um estado uniaxial de solicitações no concreto. A comparação entre os modelos da NBR 6.118 e do modelo de Hognestad demonstraram um comportamento conservador por parte da norma brasileira.
id UNICESU -1_fd852956f1ded0146267958d412fd70f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3334
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DO COMPORTAMENTO DO CONCRETOModelos constitutivosConcretoHognestadO concreto é um dos materiais estruturais mais utilizados nas construções. Torna- se fundamental estudar o comportamento do concreto diante às deformações excessivas e as fissuras que podem comprometer a durabilidade e a segurança das peças estruturais. Este trabalho teve como objetivo apresentar os modelos reológicos no comportamento uniaxial do concreto submetido a solicitações de tração e compressão adotadas pela NBR 6.118.Para isso, foram adotados modelos para o concreto elásticos e plásticos. Para o trecho não linear e não elástico do concreto submetido à compressão, foi comparado o modelo normativo com o modelo proposto por Hognestad. Essa comparação não levou em consideração as deformações causadas por carregamentos atuando por longos períodos de tempo. Portanto, as deformações verificadas foram de caráter imediato. A partir dos modelos elástico e do comportamento do concreto comprimido e tracionado, como também das considerações normativas e simplificações para a curva tensão deformação, foram situados os modelos reológicos. O modelo linear representa o trecho elástico, enquanto que o modelo elastoplástico com encruamento detalha a curva para a situação de tração. Dessa forma, se empregou dois tipos de modelos que são formados pelo arranjo dos modelos básico e que representam a reologia em um estado uniaxial de solicitações no concreto. A comparação entre os modelos da NBR 6.118 e do modelo de Hognestad demonstraram um comportamento conservador por parte da norma brasileira.UniCesumar2019-12-06T14:15:10Z2019-12-06T14:15:10Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3334otherSCHIMANCKO, Stiven de OliveiraGASQUES, Elisabet Gabrieli FernandesZITO, Aline NaiaraMENDES, Allana Ribeiroreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:51:46Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:51:53.333Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DO COMPORTAMENTO DO CONCRETO
title COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DO COMPORTAMENTO DO CONCRETO
spellingShingle COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DO COMPORTAMENTO DO CONCRETO
SCHIMANCKO, Stiven de Oliveira
Modelos constitutivos
Concreto
Hognestad
title_short COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DO COMPORTAMENTO DO CONCRETO
title_full COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DO COMPORTAMENTO DO CONCRETO
title_fullStr COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DO COMPORTAMENTO DO CONCRETO
title_full_unstemmed COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DO COMPORTAMENTO DO CONCRETO
title_sort COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DO COMPORTAMENTO DO CONCRETO
author SCHIMANCKO, Stiven de Oliveira
author_facet SCHIMANCKO, Stiven de Oliveira
GASQUES, Elisabet Gabrieli Fernandes
ZITO, Aline Naiara
MENDES, Allana Ribeiro
author_role author
author2 GASQUES, Elisabet Gabrieli Fernandes
ZITO, Aline Naiara
MENDES, Allana Ribeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHIMANCKO, Stiven de Oliveira
GASQUES, Elisabet Gabrieli Fernandes
ZITO, Aline Naiara
MENDES, Allana Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos constitutivos
Concreto
Hognestad
topic Modelos constitutivos
Concreto
Hognestad
dc.description.none.fl_txt_mv O concreto é um dos materiais estruturais mais utilizados nas construções. Torna- se fundamental estudar o comportamento do concreto diante às deformações excessivas e as fissuras que podem comprometer a durabilidade e a segurança das peças estruturais. Este trabalho teve como objetivo apresentar os modelos reológicos no comportamento uniaxial do concreto submetido a solicitações de tração e compressão adotadas pela NBR 6.118.Para isso, foram adotados modelos para o concreto elásticos e plásticos. Para o trecho não linear e não elástico do concreto submetido à compressão, foi comparado o modelo normativo com o modelo proposto por Hognestad. Essa comparação não levou em consideração as deformações causadas por carregamentos atuando por longos períodos de tempo. Portanto, as deformações verificadas foram de caráter imediato. A partir dos modelos elástico e do comportamento do concreto comprimido e tracionado, como também das considerações normativas e simplificações para a curva tensão deformação, foram situados os modelos reológicos. O modelo linear representa o trecho elástico, enquanto que o modelo elastoplástico com encruamento detalha a curva para a situação de tração. Dessa forma, se empregou dois tipos de modelos que são formados pelo arranjo dos modelos básico e que representam a reologia em um estado uniaxial de solicitações no concreto. A comparação entre os modelos da NBR 6.118 e do modelo de Hognestad demonstraram um comportamento conservador por parte da norma brasileira.
description O concreto é um dos materiais estruturais mais utilizados nas construções. Torna- se fundamental estudar o comportamento do concreto diante às deformações excessivas e as fissuras que podem comprometer a durabilidade e a segurança das peças estruturais. Este trabalho teve como objetivo apresentar os modelos reológicos no comportamento uniaxial do concreto submetido a solicitações de tração e compressão adotadas pela NBR 6.118.Para isso, foram adotados modelos para o concreto elásticos e plásticos. Para o trecho não linear e não elástico do concreto submetido à compressão, foi comparado o modelo normativo com o modelo proposto por Hognestad. Essa comparação não levou em consideração as deformações causadas por carregamentos atuando por longos períodos de tempo. Portanto, as deformações verificadas foram de caráter imediato. A partir dos modelos elástico e do comportamento do concreto comprimido e tracionado, como também das considerações normativas e simplificações para a curva tensão deformação, foram situados os modelos reológicos. O modelo linear representa o trecho elástico, enquanto que o modelo elastoplástico com encruamento detalha a curva para a situação de tração. Dessa forma, se empregou dois tipos de modelos que são formados pelo arranjo dos modelos básico e que representam a reologia em um estado uniaxial de solicitações no concreto. A comparação entre os modelos da NBR 6.118 e do modelo de Hognestad demonstraram um comportamento conservador por parte da norma brasileira.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T14:15:10Z
2019-12-06T14:15:10Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3334
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3334
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948578659827712