SISTEMATIZAÇÃO DO USO DO VÍDEO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, Maria Arlete
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: MINEDA, Tatiana Akiko Alves, CARDOSO, Izelda Oliveira, GOMES, Geni, ALENCAR, Tania Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7497
Resumo: Este projeto fez parte de atividades desenvolvidas nas disciplinas de Estágio Básico de Psicologia Social, Psicologia Social e Psicologia da Saúde, do segundo ano do curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá, em parceria com o Centro de Apoio a Crianças, Adolescentes e Mulheres em Situação de Violência (CEACAM), de Maringá, Paraná, que aconteceu ao longo do ano de 2004. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada como suporte metodológico a pesquisa participante e teórica com fundamentos da Psicologia Social Comunitária. A partir de observações efetuadas semanalmente na sala de espera onde crianças vítimas de violência, acompanhadas de algum responsável, aguardavam para desenvolver atividades junto às educadoras de base e posteriormente atendimento psicológico, e de informações obtidas com os educadores de base, assistentes sociais e psicólogas do local, elaborou-se um projeto de participação social para atender as exigências das referidas disciplinas. O objetivo do mesmo foi viabilizar a partilha de sentimentos e vivências, pelo grupo de crianças vítimas de violência, através do recurso de vídeo. Os procedimentos foram: a) acomodar as crianças para a apresentação do filme; b) assistir o filme junto com as crianças; c) promover, a partir dos conteúdos do filme, reflexões junto às crianças; d) reprodução gráfica (desenho), por parte das crianças, sobre o que mais lhes chamou a atenção no filme; e) comentários sobre as produções gráficas, para as crianças que desejavam fazê-lo e f) fechamento das discussões. Para a seleção dos filmes as estagiárias adotaram como critérios: curta duração, apropriado à idade das crianças, linguagem acessível, temática próxima à realidade vivida por elas. Este é um trabalho que não se pode falar em resultados efetivos para as crianças, no sentido de melhorar suas condições de vitimizadas, mas também não se deve desconsiderar os resultados imediatos como o compartilhar das crianças de situações similares, a troca de experiência entre elas, a observação e discussão de opiniões divergentes. Entretanto, para as estagiárias a experiência foi muito rica, não só porque possibilitou a elas a inserção num grupo de crianças que apresentava problemática comum, mas também o entendimento de que os fenômenos sociais que compõem a realidade são ainda mais amplos do que se pensava e que a prática da psicologia pode e deve se estender além dos consultórios particulares. Outra vantagem deste trabalho, para as estagiárias, foi poder interagir com uma equipe multiprofissional dos serviços públicos. A partir deste estágio pode-se perceber que a formação profissional não reside somente na sala-de-aula, que existe um contínuo movimento entre teoria e prática e é entendendo este movimento que se pode futuramente exercitar com responsabilidade a prática profissional.
id UNICESU -1_fd9d473101bea2cb42c89ba92d80c495
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7497
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling SISTEMATIZAÇÃO DO USO DO VÍDEO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICOPsicologia social-comunitáriaViolência infantilCrianças vitimizadasEste projeto fez parte de atividades desenvolvidas nas disciplinas de Estágio Básico de Psicologia Social, Psicologia Social e Psicologia da Saúde, do segundo ano do curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá, em parceria com o Centro de Apoio a Crianças, Adolescentes e Mulheres em Situação de Violência (CEACAM), de Maringá, Paraná, que aconteceu ao longo do ano de 2004. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada como suporte metodológico a pesquisa participante e teórica com fundamentos da Psicologia Social Comunitária. A partir de observações efetuadas semanalmente na sala de espera onde crianças vítimas de violência, acompanhadas de algum responsável, aguardavam para desenvolver atividades junto às educadoras de base e posteriormente atendimento psicológico, e de informações obtidas com os educadores de base, assistentes sociais e psicólogas do local, elaborou-se um projeto de participação social para atender as exigências das referidas disciplinas. O objetivo do mesmo foi viabilizar a partilha de sentimentos e vivências, pelo grupo de crianças vítimas de violência, através do recurso de vídeo. Os procedimentos foram: a) acomodar as crianças para a apresentação do filme; b) assistir o filme junto com as crianças; c) promover, a partir dos conteúdos do filme, reflexões junto às crianças; d) reprodução gráfica (desenho), por parte das crianças, sobre o que mais lhes chamou a atenção no filme; e) comentários sobre as produções gráficas, para as crianças que desejavam fazê-lo e f) fechamento das discussões. Para a seleção dos filmes as estagiárias adotaram como critérios: curta duração, apropriado à idade das crianças, linguagem acessível, temática próxima à realidade vivida por elas. Este é um trabalho que não se pode falar em resultados efetivos para as crianças, no sentido de melhorar suas condições de vitimizadas, mas também não se deve desconsiderar os resultados imediatos como o compartilhar das crianças de situações similares, a troca de experiência entre elas, a observação e discussão de opiniões divergentes. Entretanto, para as estagiárias a experiência foi muito rica, não só porque possibilitou a elas a inserção num grupo de crianças que apresentava problemática comum, mas também o entendimento de que os fenômenos sociais que compõem a realidade são ainda mais amplos do que se pensava e que a prática da psicologia pode e deve se estender além dos consultórios particulares. Outra vantagem deste trabalho, para as estagiárias, foi poder interagir com uma equipe multiprofissional dos serviços públicos. A partir deste estágio pode-se perceber que a formação profissional não reside somente na sala-de-aula, que existe um contínuo movimento entre teoria e prática e é entendendo este movimento que se pode futuramente exercitar com responsabilidade a prática profissional.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-15T17:20:12Z2005-10-192021-02-15T17:20:12Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7497porSILVEIRA, Maria ArleteMINEDA, Tatiana Akiko AlvesCARDOSO, Izelda OliveiraGOMES, GeniALENCAR, Tania Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-16T06:01:33ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv SISTEMATIZAÇÃO DO USO DO VÍDEO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
title SISTEMATIZAÇÃO DO USO DO VÍDEO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
spellingShingle SISTEMATIZAÇÃO DO USO DO VÍDEO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
SILVEIRA, Maria Arlete
Psicologia social-comunitária
Violência infantil
Crianças vitimizadas
title_short SISTEMATIZAÇÃO DO USO DO VÍDEO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
title_full SISTEMATIZAÇÃO DO USO DO VÍDEO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
title_fullStr SISTEMATIZAÇÃO DO USO DO VÍDEO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
title_full_unstemmed SISTEMATIZAÇÃO DO USO DO VÍDEO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
title_sort SISTEMATIZAÇÃO DO USO DO VÍDEO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
author SILVEIRA, Maria Arlete
author_facet SILVEIRA, Maria Arlete
MINEDA, Tatiana Akiko Alves
CARDOSO, Izelda Oliveira
GOMES, Geni
ALENCAR, Tania Maria
author_role author
author2 MINEDA, Tatiana Akiko Alves
CARDOSO, Izelda Oliveira
GOMES, Geni
ALENCAR, Tania Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, Maria Arlete
MINEDA, Tatiana Akiko Alves
CARDOSO, Izelda Oliveira
GOMES, Geni
ALENCAR, Tania Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia social-comunitária
Violência infantil
Crianças vitimizadas
topic Psicologia social-comunitária
Violência infantil
Crianças vitimizadas
description Este projeto fez parte de atividades desenvolvidas nas disciplinas de Estágio Básico de Psicologia Social, Psicologia Social e Psicologia da Saúde, do segundo ano do curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá, em parceria com o Centro de Apoio a Crianças, Adolescentes e Mulheres em Situação de Violência (CEACAM), de Maringá, Paraná, que aconteceu ao longo do ano de 2004. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada como suporte metodológico a pesquisa participante e teórica com fundamentos da Psicologia Social Comunitária. A partir de observações efetuadas semanalmente na sala de espera onde crianças vítimas de violência, acompanhadas de algum responsável, aguardavam para desenvolver atividades junto às educadoras de base e posteriormente atendimento psicológico, e de informações obtidas com os educadores de base, assistentes sociais e psicólogas do local, elaborou-se um projeto de participação social para atender as exigências das referidas disciplinas. O objetivo do mesmo foi viabilizar a partilha de sentimentos e vivências, pelo grupo de crianças vítimas de violência, através do recurso de vídeo. Os procedimentos foram: a) acomodar as crianças para a apresentação do filme; b) assistir o filme junto com as crianças; c) promover, a partir dos conteúdos do filme, reflexões junto às crianças; d) reprodução gráfica (desenho), por parte das crianças, sobre o que mais lhes chamou a atenção no filme; e) comentários sobre as produções gráficas, para as crianças que desejavam fazê-lo e f) fechamento das discussões. Para a seleção dos filmes as estagiárias adotaram como critérios: curta duração, apropriado à idade das crianças, linguagem acessível, temática próxima à realidade vivida por elas. Este é um trabalho que não se pode falar em resultados efetivos para as crianças, no sentido de melhorar suas condições de vitimizadas, mas também não se deve desconsiderar os resultados imediatos como o compartilhar das crianças de situações similares, a troca de experiência entre elas, a observação e discussão de opiniões divergentes. Entretanto, para as estagiárias a experiência foi muito rica, não só porque possibilitou a elas a inserção num grupo de crianças que apresentava problemática comum, mas também o entendimento de que os fenômenos sociais que compõem a realidade são ainda mais amplos do que se pensava e que a prática da psicologia pode e deve se estender além dos consultórios particulares. Outra vantagem deste trabalho, para as estagiárias, foi poder interagir com uma equipe multiprofissional dos serviços públicos. A partir deste estágio pode-se perceber que a formação profissional não reside somente na sala-de-aula, que existe um contínuo movimento entre teoria e prática e é entendendo este movimento que se pode futuramente exercitar com responsabilidade a prática profissional.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-15T17:20:12Z
2021-02-15T17:20:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7497
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771949943095296