AVALIAÇÃO DE CULTURAS DE CICLO CURTO COM POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE ÓLEO PARA BIODIESEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SUZUKI, Letícia Sayuri
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: D’OLIVEIRA, Pérsio Sandir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6030
Resumo: A inserção de oleaginosas de ciclo curto no sistema produtivo, alternativas à soja, é importante para tirar a dependência que possa existir sobre apenas uma espécie de oleaginosa, além de abrir oportunidades para a agricultura familiar, diversificar as espécies cultivadas nas lavouras e, no caso de oleaginosas que podem ser cultivadas na safrinha, ocupar um espaço de tempo ocioso que não compromete o plantio da cultura principal. Na região noroeste do Paraná,dentre as culturas de ciclo curto com potencial para se tornarem fontes de matéria-prima graxa para biodiesel, estão o cártamo, o crambe e o girassol. Neste trabalho será avaliado o potencial do crambe, cártamo, nabo forrageiro e girassol como alternativas de culturas de ciclo curto para a produção de óleo para biodiesel. Os objetivos são avaliar metodologias para o plantio, adubação e extração do óleo, além de se testar os efeitos de épocas de semeadura sobre teor de óleo, características agronômicas e o efeito da rotação de culturas entre essas espécies. Os experimentos serão conduzidos na Fazenda Experimental do CESUMAR e serão testadas diferentes doses de nitrogênio, com adubação mineral e organomineral; época de plantio e semeadura sobre diferentes restos culturais, sobre as características agronômicas, produtividade e teor de óleo das sementes produzidas, além de se determinar a dose econômica de adubação para essas culturas. O delineamento experimental será em blocos completos casualizados esquema fatorial 2 X 4 (dois tipos de adubação X quatro dosagens), com quatro repetições, constituídas de parcelas de 20 m2 (4 x 5 m). Para a coleta de dados, serão eliminadas as duas linhas mais externas de cada bloco, bem como 0,5 m de cada extremidade das linhas centrais como bordaduras. Os resultados esperados são a obtenção de recomendações de adubação, época de plantio, rotação e manejo das culturas do crambe, girassol, nabo forrageiro e cártamo; determinação do teor de óleo das sementes das diferentes oleaginosas avaliadas, em relação à época de semeadura e adubação; e o desenvolvimento de metodologias para extração do óleo de crambe, cártamo, nabo forrageiro e girassol.
id UNICESU -1_fe0a5e4b22da25ecbe84cc53028ce134
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6030
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DE CULTURAS DE CICLO CURTO COM POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE ÓLEO PARA BIODIESELBiodieselCulturas de ciclo curtoOleaginosasCNPqA inserção de oleaginosas de ciclo curto no sistema produtivo, alternativas à soja, é importante para tirar a dependência que possa existir sobre apenas uma espécie de oleaginosa, além de abrir oportunidades para a agricultura familiar, diversificar as espécies cultivadas nas lavouras e, no caso de oleaginosas que podem ser cultivadas na safrinha, ocupar um espaço de tempo ocioso que não compromete o plantio da cultura principal. Na região noroeste do Paraná,dentre as culturas de ciclo curto com potencial para se tornarem fontes de matéria-prima graxa para biodiesel, estão o cártamo, o crambe e o girassol. Neste trabalho será avaliado o potencial do crambe, cártamo, nabo forrageiro e girassol como alternativas de culturas de ciclo curto para a produção de óleo para biodiesel. Os objetivos são avaliar metodologias para o plantio, adubação e extração do óleo, além de se testar os efeitos de épocas de semeadura sobre teor de óleo, características agronômicas e o efeito da rotação de culturas entre essas espécies. Os experimentos serão conduzidos na Fazenda Experimental do CESUMAR e serão testadas diferentes doses de nitrogênio, com adubação mineral e organomineral; época de plantio e semeadura sobre diferentes restos culturais, sobre as características agronômicas, produtividade e teor de óleo das sementes produzidas, além de se determinar a dose econômica de adubação para essas culturas. O delineamento experimental será em blocos completos casualizados esquema fatorial 2 X 4 (dois tipos de adubação X quatro dosagens), com quatro repetições, constituídas de parcelas de 20 m2 (4 x 5 m). Para a coleta de dados, serão eliminadas as duas linhas mais externas de cada bloco, bem como 0,5 m de cada extremidade das linhas centrais como bordaduras. Os resultados esperados são a obtenção de recomendações de adubação, época de plantio, rotação e manejo das culturas do crambe, girassol, nabo forrageiro e cártamo; determinação do teor de óleo das sementes das diferentes oleaginosas avaliadas, em relação à época de semeadura e adubação; e o desenvolvimento de metodologias para extração do óleo de crambe, cártamo, nabo forrageiro e girassol.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-09-29T14:23:03Z2020-09-29T14:23:03Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6030porSUZUKI, Letícia SayuriD’OLIVEIRA, Pérsio Sandirinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-09-30T06:01:39ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE CULTURAS DE CICLO CURTO COM POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE ÓLEO PARA BIODIESEL
title AVALIAÇÃO DE CULTURAS DE CICLO CURTO COM POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE ÓLEO PARA BIODIESEL
spellingShingle AVALIAÇÃO DE CULTURAS DE CICLO CURTO COM POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE ÓLEO PARA BIODIESEL
SUZUKI, Letícia Sayuri
Biodiesel
Culturas de ciclo curto
Oleaginosas
CNPq
title_short AVALIAÇÃO DE CULTURAS DE CICLO CURTO COM POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE ÓLEO PARA BIODIESEL
title_full AVALIAÇÃO DE CULTURAS DE CICLO CURTO COM POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE ÓLEO PARA BIODIESEL
title_fullStr AVALIAÇÃO DE CULTURAS DE CICLO CURTO COM POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE ÓLEO PARA BIODIESEL
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE CULTURAS DE CICLO CURTO COM POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE ÓLEO PARA BIODIESEL
title_sort AVALIAÇÃO DE CULTURAS DE CICLO CURTO COM POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE ÓLEO PARA BIODIESEL
author SUZUKI, Letícia Sayuri
author_facet SUZUKI, Letícia Sayuri
D’OLIVEIRA, Pérsio Sandir
author_role author
author2 D’OLIVEIRA, Pérsio Sandir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SUZUKI, Letícia Sayuri
D’OLIVEIRA, Pérsio Sandir
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiesel
Culturas de ciclo curto
Oleaginosas
CNPq
topic Biodiesel
Culturas de ciclo curto
Oleaginosas
CNPq
description A inserção de oleaginosas de ciclo curto no sistema produtivo, alternativas à soja, é importante para tirar a dependência que possa existir sobre apenas uma espécie de oleaginosa, além de abrir oportunidades para a agricultura familiar, diversificar as espécies cultivadas nas lavouras e, no caso de oleaginosas que podem ser cultivadas na safrinha, ocupar um espaço de tempo ocioso que não compromete o plantio da cultura principal. Na região noroeste do Paraná,dentre as culturas de ciclo curto com potencial para se tornarem fontes de matéria-prima graxa para biodiesel, estão o cártamo, o crambe e o girassol. Neste trabalho será avaliado o potencial do crambe, cártamo, nabo forrageiro e girassol como alternativas de culturas de ciclo curto para a produção de óleo para biodiesel. Os objetivos são avaliar metodologias para o plantio, adubação e extração do óleo, além de se testar os efeitos de épocas de semeadura sobre teor de óleo, características agronômicas e o efeito da rotação de culturas entre essas espécies. Os experimentos serão conduzidos na Fazenda Experimental do CESUMAR e serão testadas diferentes doses de nitrogênio, com adubação mineral e organomineral; época de plantio e semeadura sobre diferentes restos culturais, sobre as características agronômicas, produtividade e teor de óleo das sementes produzidas, além de se determinar a dose econômica de adubação para essas culturas. O delineamento experimental será em blocos completos casualizados esquema fatorial 2 X 4 (dois tipos de adubação X quatro dosagens), com quatro repetições, constituídas de parcelas de 20 m2 (4 x 5 m). Para a coleta de dados, serão eliminadas as duas linhas mais externas de cada bloco, bem como 0,5 m de cada extremidade das linhas centrais como bordaduras. Os resultados esperados são a obtenção de recomendações de adubação, época de plantio, rotação e manejo das culturas do crambe, girassol, nabo forrageiro e cártamo; determinação do teor de óleo das sementes das diferentes oleaginosas avaliadas, em relação à época de semeadura e adubação; e o desenvolvimento de metodologias para extração do óleo de crambe, cártamo, nabo forrageiro e girassol.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-09-29T14:23:03Z
2020-09-29T14:23:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6030
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771966351212544