A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO EM SANTA EVITA DE TOMÁS ELOY MARTÍNEZ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6595 |
Resumo: | Segundo Esteves (1998), tanto a literatura como a história são constituídas de material discursivo e permeadas pela organização subjetiva da realidade. Na literatura hispano-americana a profunda vinculação entre história e literatura leva ao surgimento em 1974 de um novo subgênero, o Novo Romance Histórico. Este se caracteriza pela busca, entre as ruínas da história, do indivíduo perdido por detrás dos acontecimentos. Neste processo, as fronteiras entre ficção/história são muito tênues e o novo romance histórico não objetiva a construção de uma contra-memória, de uma desmistificação da história oficial e sim a recuperação do imaginário e das tradições de uma comunidade. Embora tenha surgido no chamado boom da literatura hispano-americana, os críticos logo identificaram a rápida proliferação deste subgênero. Em 1995, o argentino Tomás Eloy Martínez, publicou o romance Santa Evita, obra que se insere na dita modalidade. A protagonista do romance publicado por Martínez e um dos ícones da história argentina, é Eva Duarte Perón – Evita, como ficou conhecida. Trata-se da história de uma das mulheres mais importantes e poderosas da década de 40. Sua elegância e carisma, aliados a sua profunda dedicação aos pobres e miseráveis, converteram-na numa líder política popular, quase uma santa. Contrária às manifestações de esquerda, Evita foi a responsável pela implantação do voto feminino na Argentina. Assim sendo, esse trabalho, consciente da ambigüidade da figura de Evita, tem como objetivo, a partir dos pressupostos teóricos que norteiam a crítica feminista, fazer uma análise da representação desse personagem na obra de Martínez e delinear como se construiu na narrativa a figura de Eva. |
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Segundo Esteves (1998), tanto a literatura como a história são constituídas de material discursivo e permeadas pela organização subjetiva da realidade. Na literatura hispano-americana a profunda vinculação entre história e literatura leva ao surgimento em 1974 de um novo subgênero, o Novo Romance Histórico. Este se caracteriza pela busca, entre as ruínas da história, do indivíduo perdido por detrás dos acontecimentos. Neste processo, as fronteiras entre ficção/história são muito tênues e o novo romance histórico não objetiva a construção de uma contra-memória, de uma desmistificação da história oficial e sim a recuperação do imaginário e das tradições de uma comunidade. Embora tenha surgido no chamado boom da literatura hispano-americana, os críticos logo identificaram a rápida proliferação deste subgênero. Em 1995, o argentino Tomás Eloy Martínez, publicou o romance Santa Evita, obra que se insere na dita modalidade. A protagonista do romance publicado por Martínez e um dos ícones da história argentina, é Eva Duarte Perón – Evita, como ficou conhecida. Trata-se da história de uma das mulheres mais importantes e poderosas da década de 40. Sua elegância e carisma, aliados a sua profunda dedicação aos pobres e miseráveis, converteram-na numa líder política popular, quase uma santa. Contrária às manifestações de esquerda, Evita foi a responsável pela implantação do voto feminino na Argentina. Assim sendo, esse trabalho, consciente da ambigüidade da figura de Evita, tem como objetivo, a partir dos pressupostos teóricos que norteiam a crítica feminista, fazer uma análise da representação desse personagem na obra de Martínez e delinear como se construiu na narrativa a figura de Eva. |
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