Estudo comparativo entre pavimento de concreto whitetopping e pavimento asfáltico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dandara Gisela da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/727
Resumo: Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Me. Claudio de Souza Rodrigues
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A malha viária do Brasil apresenta diversos problemas relacionados à degradação dos seus pavimentos ocasionados pelo intenso tráfego, falta de manutenção preventiva, má qualidade de materiais e mão-de-obra. Diante do atual cenário em que se encontra, é necessário o emprego de métodos construtivos sustentáveis, duráveis e seguros. Este trabalho demonstra a restauração do pavimento com concreto de cimento Portland (Whitetopping), que consiste em uma camada rígida de reforço sobreposta a um pavimento asfáltico existente, garantindo, assim, o mesmo desempenho que um pavimento de concreto novo. São destacados alguns benefícios na utilização deste tipo de pavimento rígido, como sua vida útil de serviço (que é de no mínimo duas vezes mais que o pavimento asfáltico) e, ressaltando também, que este tipo de pavimento não sofre deformações plásticas; isto é, não resulta em marcas de rodas, trincas e buracos. Isto garante maior vida útil e resistência às tensões. O presente artigo demonstrou um comparativo entre o pavimento flexível e o pavimento Whitetopping, além de algumas obras realizadas no Brasil. Em suma, os resultados indicaram que o pavimento de concreto é um método adequado para melhoras as péssimas condições em que se encontram as rodovias nacionais, devido à suas características próprias que proporcionam inúmeras vantagens. Contudo, o intuito deste estudo não é propor a substituição do pavimento asfáltico pelo pavimento de concreto, mas sim apresentar uma outra opção de pavimentação a fim de expandir o uso do concreto como pavimento rodoviário.
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