A EDUCAÇÃO CRISTÃ NA ESFERA PÚBLICA: ESPIRITUALIDADE SOCIAL E MATERIALIDADE PÓS-MODERNA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2368 |
Resumo: | A educação é fundamental na formação do ser. Dentre os diversos tipos de educação tem-se a Educação Cristã voltada ao ensino das doutrinas bíblicas e aos ensinamentos de Jesus Cristo. Um dos fenômenos presentes no que se entende por pós-modernidade é o desenvolvimento exacerbado de práticas hedonistas, materialismo, consumismo e uma espécie de relativismo nihilista, isso para referir-se apenas ao seu lado negativo. Crises que, acredita-se, as comunidades cristãs podem contribuir positivamente com auxílio dos ideais evangélicos pela educação cristã (EC). Portanto, o presente projeto tem por objetivo trabalhar a questão da EC tendo em vista apresentar estratégias e possibilidades para um diálogo com a sociedade que promova o amadurecimento espiritual e viabilize a possibilidade de uma nova história para a sociedade “pós-moderna” brasileira. Ainda, como objetivos específicos pretende-se apresentar os principais perigos da pós modernidade, além de identificar a importância da educação cristã para a sociedade e para a igreja. Para isso, pretende-se buscar as bases para a educação cristã na Bíblia, nos contextos do Antigo e Novo Testamento e seu papel para construção e fortalecimento de uma espiritualidade não-alienada, sendo, assim, possível apresentar propostas de comunicação e diálogo da EC que viabilizem, pelo desenvolvimento da espiritualidade, uma sociedade madura e capaz de superar as crises de sua época, permitindo a existência da EC como uma EC Pública. Portanto, por meio da perspectiva bibliográfica, buscar-se-á apresentar uma relação possível de amadurecimento social por meio do desenvolvimento do caráter cristão, o que pode auxiliar na moderação dos excessos presentes no atual materialismo, hedonismo, consumismo e relativismo nihilista pela valorização da espiritualidade. Logo, a educação cristã, que já atua na promoção do amadurecimento espiritual dos membros de suas comunidades, fazendo com que estes permaneçam firmes na fé diante dos impasses da chamada pós-modernidade, favorece o estreitamento da relação com o Sagrado, o que pode e precisa ser estendido à sociedade. |
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