UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE MANEJO INFANTIL PARA O ATENDIMENTO AMBULATORIAL DE PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VICENTINI, Andressa Negro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: OTTO, Vanessa Piassa, BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4669
Resumo: Este projeto visa estabelecer um protocolo para o atendimento de pacientes com paralisia cerebral de acordo com sua classificação (pacientes atetoides, atáxicos, espásticos ou mistos), de forma a proporcionar um melhor manejo odontológico, possibilitando a promoção de saúde para estes pacientes. Como objetivos secundários, propõe-se a habilitar alunos de graduação em Odontologia para o atendimento de pacientes portadores de paralisia. Inicialmente participarão deste Projeto dez pacientes de até 6 anos de idade com paralisia cerebral que são atendidos na Clínica do bebê, cujos pais ou responsáveis serão informados sobre os objetivos do projeto e sobre seus benefícios para a saúde de seus filhos. Os pais ou responsáveis responderão a perguntas sobre a saúde geral e bucal de seus filhos, acesso a serviços odontológicos e eventuais dificuldades que enfrentaram para sua obtenção. Será questionado o acesso destes pacientes ao atendimento odontológico de rotina e oferecido tratamento na Clínica do Bebê do Cesumar. De acordo com a necessidade dos pacientes, será estabelecido o tratamento e a frequência de consultas odontológicas. Nas consultas, serão realizadas técnicas de manejo para facilitar a comunicação entre os pacientes e os alunos de acordo com a idade e o tipo de paralisia cerebral de que forem portadores. De acordo com a aceitação das crianças, serão realizados procedimentos de complexidade crescente sempre de acordo com as necessidades identificadas. Pais e responsáveis serão incentivados a desenvolverem habilidades para cuidados com higiene bucal das crianças. Também receberão informações sobre alimentação saudável (nutritiva e que possa favorecer crescimento crânio- facial harmonioso). Serão questionados sobre o atendimento oferecido às crianças e sua visão sobre a importância da saúde bucal antes de participarem do Projeto e depois de inseridos nele.
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