EFICIÊNCIA DE CORRETIVOS NA NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ SOBRE DIFERENTES COBERTURAS DE SOLO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WENNECK, Gustavo Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: TELES, Marcelo Sá, SAATH, Reni, COSTA, Antônio Carlos Saraiva da, SILVA, Flávia Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1144
Resumo: Os solos brasileiros são predominantemente ácidos em seu estado natural, condicionando restrições ao desenvolvimento da maioria das plantas cultivadas. Para correção de acidez nos solos são utilizados calcários, porém, em Sistema Plantio Direto, o comportamento desses depende de alguns fatores, como o tipo de solo e os resíduos de culturas inseridos no sistema. O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito de corretivos de acidez aplicado sob resíduos de soja e milho, na reação do solo. O experimento foi realizado em casa de vegetação do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado. Foram utilizados 2 solos (texturas arenosa e argilosa), 2 resíduos orgânicos (milho e soja) e 2 tipos de calcários (dolomítico e concha), além dos tratamentos sem resíduos e sem calcário, com 4 repetições por tratamento. O calcário foi aplicado conforme a saturação por bases de cada solo. A massa de matéria orgânica aplicada sobre a superfície do solo foi de, aproximadamente, 20 e 4 t, de milho e soja, respectivamente. Foram realizadas amostras mensais para determinação de pH em água e cargas do solo durante 8 meses. Os dados foram analisados utilizando o teste de Scott-Knott com significância de 5%. Os resultados demostraram que em textura média, os pHs medidos apresentaram-se maiores quando utilizou o calcário de conchas, a partir do terceiro mês de avaliação. Para o solo argiloso, não existiu diferenças entre os calcários. Há influência dos resíduos de soja e milho no pH independentemente do tipo de calcário.
id UNICESU-1_009a6ef8b76df6d117b686826e962eb8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1144
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EFICIÊNCIA DE CORRETIVOS NA NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ SOBRE DIFERENTES COBERTURAS DE SOLOCalagemCobertura de soloGlycine maxSistema Plantio DiretoZea MaysOs solos brasileiros são predominantemente ácidos em seu estado natural, condicionando restrições ao desenvolvimento da maioria das plantas cultivadas. Para correção de acidez nos solos são utilizados calcários, porém, em Sistema Plantio Direto, o comportamento desses depende de alguns fatores, como o tipo de solo e os resíduos de culturas inseridos no sistema. O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito de corretivos de acidez aplicado sob resíduos de soja e milho, na reação do solo. O experimento foi realizado em casa de vegetação do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado. Foram utilizados 2 solos (texturas arenosa e argilosa), 2 resíduos orgânicos (milho e soja) e 2 tipos de calcários (dolomítico e concha), além dos tratamentos sem resíduos e sem calcário, com 4 repetições por tratamento. O calcário foi aplicado conforme a saturação por bases de cada solo. A massa de matéria orgânica aplicada sobre a superfície do solo foi de, aproximadamente, 20 e 4 t, de milho e soja, respectivamente. Foram realizadas amostras mensais para determinação de pH em água e cargas do solo durante 8 meses. Os dados foram analisados utilizando o teste de Scott-Knott com significância de 5%. Os resultados demostraram que em textura média, os pHs medidos apresentaram-se maiores quando utilizou o calcário de conchas, a partir do terceiro mês de avaliação. Para o solo argiloso, não existiu diferenças entre os calcários. Há influência dos resíduos de soja e milho no pH independentemente do tipo de calcário.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-06T12:32:01Z2019-08-06T12:32:01Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1144porWENNECK, Gustavo SoaresTELES, Marcelo SáSAATH, ReniCOSTA, Antônio Carlos Saraiva daSILVA, Flávia Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:13:25Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1144Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:13:25Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv EFICIÊNCIA DE CORRETIVOS NA NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ SOBRE DIFERENTES COBERTURAS DE SOLO
title EFICIÊNCIA DE CORRETIVOS NA NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ SOBRE DIFERENTES COBERTURAS DE SOLO
spellingShingle EFICIÊNCIA DE CORRETIVOS NA NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ SOBRE DIFERENTES COBERTURAS DE SOLO
WENNECK, Gustavo Soares
Calagem
Cobertura de solo
Glycine max
Sistema Plantio Direto
Zea Mays
title_short EFICIÊNCIA DE CORRETIVOS NA NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ SOBRE DIFERENTES COBERTURAS DE SOLO
title_full EFICIÊNCIA DE CORRETIVOS NA NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ SOBRE DIFERENTES COBERTURAS DE SOLO
title_fullStr EFICIÊNCIA DE CORRETIVOS NA NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ SOBRE DIFERENTES COBERTURAS DE SOLO
title_full_unstemmed EFICIÊNCIA DE CORRETIVOS NA NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ SOBRE DIFERENTES COBERTURAS DE SOLO
title_sort EFICIÊNCIA DE CORRETIVOS NA NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ SOBRE DIFERENTES COBERTURAS DE SOLO
author WENNECK, Gustavo Soares
author_facet WENNECK, Gustavo Soares
TELES, Marcelo Sá
SAATH, Reni
COSTA, Antônio Carlos Saraiva da
SILVA, Flávia Carvalho
author_role author
author2 TELES, Marcelo Sá
SAATH, Reni
COSTA, Antônio Carlos Saraiva da
SILVA, Flávia Carvalho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv WENNECK, Gustavo Soares
TELES, Marcelo Sá
SAATH, Reni
COSTA, Antônio Carlos Saraiva da
SILVA, Flávia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Calagem
Cobertura de solo
Glycine max
Sistema Plantio Direto
Zea Mays
topic Calagem
Cobertura de solo
Glycine max
Sistema Plantio Direto
Zea Mays
description Os solos brasileiros são predominantemente ácidos em seu estado natural, condicionando restrições ao desenvolvimento da maioria das plantas cultivadas. Para correção de acidez nos solos são utilizados calcários, porém, em Sistema Plantio Direto, o comportamento desses depende de alguns fatores, como o tipo de solo e os resíduos de culturas inseridos no sistema. O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito de corretivos de acidez aplicado sob resíduos de soja e milho, na reação do solo. O experimento foi realizado em casa de vegetação do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado. Foram utilizados 2 solos (texturas arenosa e argilosa), 2 resíduos orgânicos (milho e soja) e 2 tipos de calcários (dolomítico e concha), além dos tratamentos sem resíduos e sem calcário, com 4 repetições por tratamento. O calcário foi aplicado conforme a saturação por bases de cada solo. A massa de matéria orgânica aplicada sobre a superfície do solo foi de, aproximadamente, 20 e 4 t, de milho e soja, respectivamente. Foram realizadas amostras mensais para determinação de pH em água e cargas do solo durante 8 meses. Os dados foram analisados utilizando o teste de Scott-Knott com significância de 5%. Os resultados demostraram que em textura média, os pHs medidos apresentaram-se maiores quando utilizou o calcário de conchas, a partir do terceiro mês de avaliação. Para o solo argiloso, não existiu diferenças entre os calcários. Há influência dos resíduos de soja e milho no pH independentemente do tipo de calcário.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-06T12:32:01Z
2019-08-06T12:32:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1144
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098701789331456