DRENAGEM TORÁCICA: INTERVENÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6222 |
Resumo: | Em muitos procedimentos hospitalares se faz necessário o uso de um dreno torácico que é inserido na cavidade pleural cirurgicamente e conectado a um sistema de drenagem. Dos procedimentos que ocorrem na unidade de terapia intensiva a drenagem torácica é um dos quais demanda muitos cuidados desde a inserção ate a remoção de um dreno de tórax. Nesse sentido há muitos cuidados a serem realizados pela equipe de enfermagem necessitando que os profissionais que atuam nessa área estejam em constante atualização das novas técnicas e dos novos avanços científicos. Sendo assim o presente estudo teve o objetivo de analisar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre as intervenções a serem aplicadas aos pacientes com drenagem torácica em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de adulto, visando, evidenciar a necessidade da qualificação e da constante atualização por parte dos profissionais em relação a esse procedimento. Foram selecionados aleatoriamente 8 membros da equipe de enfermagem da UTI de um hospital do noroeste do Paraná aos quais foram aplicados um questionário com questões abertas e de múltiplas escolhas. Para analise dos resultados a metodologia empregada foi construída por métodos investigativos, embasados em análise quantitativa descritiva. Verificou-se que 100% dos entrevistados conheciam as finalidades do dreno, 75% ressaltaram a importância que deve ser dada ao selo d’água e ao curativo. Quanto aos cuidados para manejar o dreno torácico com selo d’água, apenas 12,5% dos entrevistados responderam “não pinçar dreno”. 50% demonstraram conhecer os vários tipos de sistemas de drenagem torácica. Em se tratando das complicações causadas pela drenagem torácica 25% responderam mais de uma complicação importante (infecção e hemorragia), 50% citaram apenas a infecção e apenas 12,5% relataram não praticar a educação permanente e nem ter o hábito de fazer pesquisa na literatura científica. Percebe-se que existem pontos importantes neste procedimento que precisam de maiores esclarecimentos. Isso demonstra a necessidade das práticas de estudos que possam não só capacitar como também atualizar os funcionários em relação às novas tecnologias. Sugere-se que sejam promovidos cursos internos de atualização e reciclagem dirigida aos funcionários, promovendo ações educativas que realmente venham de encontro às necessidades e dificuldades encontradas pelo grupo para manter-se atualizado, proporcionado assim uma melhor assistência ao paciente. |
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