PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2514 |
Resumo: | O intuito deste artigo é oportunizar reflexões acerca do ensino de Geografia, norteado pela preocupação de que o aprendizado não se torne apenas saber ou conhecer algo, mas que possa incluir outras habilidades. Nesse sentido, surge o interesse em propor intervenções práticas para a sala de aula, de modo a tornar o ensino de Geografia mais eficiente, contendo nesse processo um alto valor educativo e motivador. Para tanto, buscamos evidenciar os processos que envolvem o conceito desenvolvimento sustentável, tendo em vista sua relevância na atualidade e o distanciamento desse conceito em relação ao cotidiano dos alunos. Descrevemos, assim, a ação pedagógica de uma professora de Geografia de uma instituição da rede particular de ensino de Maringá-Paraná e a experiência de trinta e dois (32) alunos de 7º ano, (com idade entre 11 e 13 anos), desta mesma instituição, diante de práticas sustentáveis que possam ser desenvolvidas em nosso dia a dia. O trabalho busca contribuir com as pesquisas que priorizam essa temática e, pode, ainda, apontar para as possibilidades de um ambiente descontraído e repleto de saber, em que alunos e professores agem e interagem entre si e com o meio. |
id |
UNICESU-1_025ac6573b1b2d2e3b0b1849cfe1da3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2514 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAEnsino de GeografiaIntervenções PráticasDesenvolvimento SustentávelO intuito deste artigo é oportunizar reflexões acerca do ensino de Geografia, norteado pela preocupação de que o aprendizado não se torne apenas saber ou conhecer algo, mas que possa incluir outras habilidades. Nesse sentido, surge o interesse em propor intervenções práticas para a sala de aula, de modo a tornar o ensino de Geografia mais eficiente, contendo nesse processo um alto valor educativo e motivador. Para tanto, buscamos evidenciar os processos que envolvem o conceito desenvolvimento sustentável, tendo em vista sua relevância na atualidade e o distanciamento desse conceito em relação ao cotidiano dos alunos. Descrevemos, assim, a ação pedagógica de uma professora de Geografia de uma instituição da rede particular de ensino de Maringá-Paraná e a experiência de trinta e dois (32) alunos de 7º ano, (com idade entre 11 e 13 anos), desta mesma instituição, diante de práticas sustentáveis que possam ser desenvolvidas em nosso dia a dia. O trabalho busca contribuir com as pesquisas que priorizam essa temática e, pode, ainda, apontar para as possibilidades de um ambiente descontraído e repleto de saber, em que alunos e professores agem e interagem entre si e com o meio.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-06T11:23:47Z2019-11-06T11:23:47Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2514porVERRI, Juliana Bertolinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:42:42Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2514Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:42:42Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VERRI, Juliana Bertolino Ensino de Geografia Intervenções Práticas Desenvolvimento Sustentável |
title_short |
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
VERRI, Juliana Bertolino |
author_facet |
VERRI, Juliana Bertolino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VERRI, Juliana Bertolino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Intervenções Práticas Desenvolvimento Sustentável |
topic |
Ensino de Geografia Intervenções Práticas Desenvolvimento Sustentável |
description |
O intuito deste artigo é oportunizar reflexões acerca do ensino de Geografia, norteado pela preocupação de que o aprendizado não se torne apenas saber ou conhecer algo, mas que possa incluir outras habilidades. Nesse sentido, surge o interesse em propor intervenções práticas para a sala de aula, de modo a tornar o ensino de Geografia mais eficiente, contendo nesse processo um alto valor educativo e motivador. Para tanto, buscamos evidenciar os processos que envolvem o conceito desenvolvimento sustentável, tendo em vista sua relevância na atualidade e o distanciamento desse conceito em relação ao cotidiano dos alunos. Descrevemos, assim, a ação pedagógica de uma professora de Geografia de uma instituição da rede particular de ensino de Maringá-Paraná e a experiência de trinta e dois (32) alunos de 7º ano, (com idade entre 11 e 13 anos), desta mesma instituição, diante de práticas sustentáveis que possam ser desenvolvidas em nosso dia a dia. O trabalho busca contribuir com as pesquisas que priorizam essa temática e, pode, ainda, apontar para as possibilidades de um ambiente descontraído e repleto de saber, em que alunos e professores agem e interagem entre si e com o meio. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-06T11:23:47Z 2019-11-06T11:23:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2514 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098700762775552 |