PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERRI, Juliana Bertolino
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2514
Resumo: O intuito deste artigo é oportunizar reflexões acerca do ensino de Geografia, norteado pela preocupação de que o aprendizado não se torne apenas saber ou conhecer algo, mas que possa incluir outras habilidades. Nesse sentido, surge o interesse em propor intervenções práticas para a sala de aula, de modo a tornar o ensino de Geografia mais eficiente, contendo nesse processo um alto valor educativo e motivador. Para tanto, buscamos evidenciar os processos que envolvem o conceito desenvolvimento sustentável, tendo em vista sua relevância na atualidade e o distanciamento desse conceito em relação ao cotidiano dos alunos. Descrevemos, assim, a ação pedagógica de uma professora de Geografia de uma instituição da rede particular de ensino de Maringá-Paraná e a experiência de trinta e dois (32) alunos de 7º ano, (com idade entre 11 e 13 anos), desta mesma instituição, diante de práticas sustentáveis que possam ser desenvolvidas em nosso dia a dia. O trabalho busca contribuir com as pesquisas que priorizam essa temática e, pode, ainda, apontar para as possibilidades de um ambiente descontraído e repleto de saber, em que alunos e professores agem e interagem entre si e com o meio.
id UNICESU-1_025ac6573b1b2d2e3b0b1849cfe1da3d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2514
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAEnsino de GeografiaIntervenções PráticasDesenvolvimento SustentávelO intuito deste artigo é oportunizar reflexões acerca do ensino de Geografia, norteado pela preocupação de que o aprendizado não se torne apenas saber ou conhecer algo, mas que possa incluir outras habilidades. Nesse sentido, surge o interesse em propor intervenções práticas para a sala de aula, de modo a tornar o ensino de Geografia mais eficiente, contendo nesse processo um alto valor educativo e motivador. Para tanto, buscamos evidenciar os processos que envolvem o conceito desenvolvimento sustentável, tendo em vista sua relevância na atualidade e o distanciamento desse conceito em relação ao cotidiano dos alunos. Descrevemos, assim, a ação pedagógica de uma professora de Geografia de uma instituição da rede particular de ensino de Maringá-Paraná e a experiência de trinta e dois (32) alunos de 7º ano, (com idade entre 11 e 13 anos), desta mesma instituição, diante de práticas sustentáveis que possam ser desenvolvidas em nosso dia a dia. O trabalho busca contribuir com as pesquisas que priorizam essa temática e, pode, ainda, apontar para as possibilidades de um ambiente descontraído e repleto de saber, em que alunos e professores agem e interagem entre si e com o meio.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-06T11:23:47Z2019-11-06T11:23:47Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2514porVERRI, Juliana Bertolinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:42:42Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2514Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:42:42Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
VERRI, Juliana Bertolino
Ensino de Geografia
Intervenções Práticas
Desenvolvimento Sustentável
title_short PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
author VERRI, Juliana Bertolino
author_facet VERRI, Juliana Bertolino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VERRI, Juliana Bertolino
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Intervenções Práticas
Desenvolvimento Sustentável
topic Ensino de Geografia
Intervenções Práticas
Desenvolvimento Sustentável
description O intuito deste artigo é oportunizar reflexões acerca do ensino de Geografia, norteado pela preocupação de que o aprendizado não se torne apenas saber ou conhecer algo, mas que possa incluir outras habilidades. Nesse sentido, surge o interesse em propor intervenções práticas para a sala de aula, de modo a tornar o ensino de Geografia mais eficiente, contendo nesse processo um alto valor educativo e motivador. Para tanto, buscamos evidenciar os processos que envolvem o conceito desenvolvimento sustentável, tendo em vista sua relevância na atualidade e o distanciamento desse conceito em relação ao cotidiano dos alunos. Descrevemos, assim, a ação pedagógica de uma professora de Geografia de uma instituição da rede particular de ensino de Maringá-Paraná e a experiência de trinta e dois (32) alunos de 7º ano, (com idade entre 11 e 13 anos), desta mesma instituição, diante de práticas sustentáveis que possam ser desenvolvidas em nosso dia a dia. O trabalho busca contribuir com as pesquisas que priorizam essa temática e, pode, ainda, apontar para as possibilidades de um ambiente descontraído e repleto de saber, em que alunos e professores agem e interagem entre si e com o meio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-06T11:23:47Z
2019-11-06T11:23:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2514
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098700762775552