ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DE BASE TECNOLÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FACCIN, Tatiana Carla
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BORTOLOZZI, Flávio, FORNO, Letícia Fleig Dal, URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1577
Resumo: Para o modelo de Mercado de trabalho pautado no conhecimento e com desenvolvimento rápido da tecnologia, investir na criação e compartilhamento do conhecimento possui valor estratégico para as organizações. Nesse contexto, torna-se importante aplicar as práticas de Gestão do Conhecimento (GC) com a finalidade de utilizar e valorizar o conhecimento existente na organização para melhorar o seu desenvolvimento e garantir vantagem competitiva. Dentro do ambiente escolar, a GC contribui com suas práticas e ferramentas que favorecem a promoção de ambientes facilitadores para o compartilhamento do conhecimento e para a aprendizagem. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como o objetivo geral diagnosticar o nível de implantação e de alcance das práticas de GC de base tecnológica em escolas municipais de Ensino Público da Região da AMUSEP/Paraná. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa e configura-se como um estudo de caso múltiplo. O instrumento para coleta de dados foi um questionário desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA). Ao analisar os resultados obtidos com a pesquisa, observou-se que o estágio de implantação e de alcance das práticas de GC relacionadas à base tecnológica é baixo, algo que demonstra a necessidade de criação de medidas por parte dos formuladores de políticas públicas educacionais para a ampliação do grau de implantação e alcance das práticas de GC de base tecnológica nas escolas públicas analisadas.
id UNICESU-1_0415dd268d32688d6f5a7c2a7b9f178f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1577
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DE BASE TECNOLÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO DO PARANÁGestão do ConhecimentoGestão do Conhecimento no Contexto EducacionalTecnologiaPara o modelo de Mercado de trabalho pautado no conhecimento e com desenvolvimento rápido da tecnologia, investir na criação e compartilhamento do conhecimento possui valor estratégico para as organizações. Nesse contexto, torna-se importante aplicar as práticas de Gestão do Conhecimento (GC) com a finalidade de utilizar e valorizar o conhecimento existente na organização para melhorar o seu desenvolvimento e garantir vantagem competitiva. Dentro do ambiente escolar, a GC contribui com suas práticas e ferramentas que favorecem a promoção de ambientes facilitadores para o compartilhamento do conhecimento e para a aprendizagem. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como o objetivo geral diagnosticar o nível de implantação e de alcance das práticas de GC de base tecnológica em escolas municipais de Ensino Público da Região da AMUSEP/Paraná. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa e configura-se como um estudo de caso múltiplo. O instrumento para coleta de dados foi um questionário desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA). Ao analisar os resultados obtidos com a pesquisa, observou-se que o estágio de implantação e de alcance das práticas de GC relacionadas à base tecnológica é baixo, algo que demonstra a necessidade de criação de medidas por parte dos formuladores de políticas públicas educacionais para a ampliação do grau de implantação e alcance das práticas de GC de base tecnológica nas escolas públicas analisadas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T12:17:37Z2019-08-14T12:17:37Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1577porFACCIN, Tatiana CarlaBORTOLOZZI, FlávioFORNO, Letícia Fleig DalURPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:26:40Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1577Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:26:40Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DE BASE TECNOLÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO DO PARANÁ
title ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DE BASE TECNOLÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO DO PARANÁ
spellingShingle ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DE BASE TECNOLÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO DO PARANÁ
FACCIN, Tatiana Carla
Gestão do Conhecimento
Gestão do Conhecimento no Contexto Educacional
Tecnologia
title_short ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DE BASE TECNOLÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO DO PARANÁ
title_full ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DE BASE TECNOLÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO DO PARANÁ
title_fullStr ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DE BASE TECNOLÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO DO PARANÁ
title_full_unstemmed ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DE BASE TECNOLÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO DO PARANÁ
title_sort ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DE BASE TECNOLÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO DO PARANÁ
author FACCIN, Tatiana Carla
author_facet FACCIN, Tatiana Carla
BORTOLOZZI, Flávio
FORNO, Letícia Fleig Dal
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
author_role author
author2 BORTOLOZZI, Flávio
FORNO, Letícia Fleig Dal
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FACCIN, Tatiana Carla
BORTOLOZZI, Flávio
FORNO, Letícia Fleig Dal
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Conhecimento
Gestão do Conhecimento no Contexto Educacional
Tecnologia
topic Gestão do Conhecimento
Gestão do Conhecimento no Contexto Educacional
Tecnologia
description Para o modelo de Mercado de trabalho pautado no conhecimento e com desenvolvimento rápido da tecnologia, investir na criação e compartilhamento do conhecimento possui valor estratégico para as organizações. Nesse contexto, torna-se importante aplicar as práticas de Gestão do Conhecimento (GC) com a finalidade de utilizar e valorizar o conhecimento existente na organização para melhorar o seu desenvolvimento e garantir vantagem competitiva. Dentro do ambiente escolar, a GC contribui com suas práticas e ferramentas que favorecem a promoção de ambientes facilitadores para o compartilhamento do conhecimento e para a aprendizagem. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como o objetivo geral diagnosticar o nível de implantação e de alcance das práticas de GC de base tecnológica em escolas municipais de Ensino Público da Região da AMUSEP/Paraná. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa e configura-se como um estudo de caso múltiplo. O instrumento para coleta de dados foi um questionário desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA). Ao analisar os resultados obtidos com a pesquisa, observou-se que o estágio de implantação e de alcance das práticas de GC relacionadas à base tecnológica é baixo, algo que demonstra a necessidade de criação de medidas por parte dos formuladores de políticas públicas educacionais para a ampliação do grau de implantação e alcance das práticas de GC de base tecnológica nas escolas públicas analisadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T12:17:37Z
2019-08-14T12:17:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1577
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309693436887040