RELAÇÃO VELOCIDADE-ACURÁCIA EM TAREFA ADAPTADA DE FITTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RICARDO, Robson Furlan
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: TORRES, Davs Mailon Andrade, SEREZA, Fernando Augusto Vitório, FAQUIN, Bruno Secco, CANDIDO, Cristiane Regina Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6378
Resumo: O paradigma da relação velocidade-acurácia tem sido estudado em diferentes tarefas, resultando na grande consistência da Lei de Fitts. Entretanto, a maioria dos estudos utilizados que analisou esse paradigma não utilizou movimento discreto. Assim, foi analisada a funcionalidade da Lei de Fitts em adaptada para ambiente virtual. Participaram do estudo 15 indivíduos com idade entre 16 e 29 anos (M= 22,9 anos e DP= 3,74). Para este experimento foi utilizado o software Discrete Aiming Task (v.2.0; OKAZAKI, 2007), desenvolvido para simular a tarefa de Fitts. A tarefa consistiu em realizar um toque com o cursor do mouse sobre duas barras verticais paralelas em 4 índices de dificuldade (2, 3, 4 e 5 bits). O tempo de movimento dos participantes foi de M=0,25 s (DP=0,09), M= 0,33 s (DP= 0,08), M=0,43 s (DP=0,08 ) e M=0,50 s (DP= 0,10), respectivamente para os IDs 2, 3, 4 e 5 bits. O nível de significância adotado foi de P<0,05. A análise de correlação de Pearson demonstrou forte correlação entre o TM x ID com r= 0,999, um R2 = 0,998 e o nível se significância foi de P=0,001. Portanto, os nossos resultados corroboraram com a lei de Fitts, pois um acréscimo no índice de dificuldade ocasionou aumento no tempo de movimento, mesmo em uma tarefa de toque discreto simulada em um computador.
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