A EXPERIÊNCIA DE (CON)VIVER COM O CÂNCER: SEMEANDO SABERES NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3429 |
Resumo: | A vivência com o câncer de mama gera inúmeros desafios e experiências singulares que tornam as mulheres portadoras da doença, aptas a tornarem- se semeadoras de conhecimento no meio em que se inserem. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção e consciência de mulheres adoecidas pelo câncer para atuarem como educador as em saúde na comunidade. Tratou- se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa respaldado pela História Oral Temática, no qual foram entrevistadas 18 mulheres portadoras da neoplasia, ou que apresentaram alguma relação com a doença. Os relatos foram submetidos a análise lexográfica por meio do software Interface de R pour les Analyses multidimnsionnelles de textes et questionnaires e interpretados sob a perspectiva de Paulo Freire em sua teoria da dialogicidade. Concomitante a análise,foi construiu um material digital, no formato E-book incluindo as histórias relatadas. O resultado da análise lexográfica possibilitou a interpretação dos achados em cada relato, que remeteram às mudanças corporais decorrentes do tratamento, sentimentos de medo e incerteza e persistência na busca pela cura, mas superados por meio da fé e sentimentos altruístas. |
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