EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE JUNTO A UM GRUPO QUE VIVENCIA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ABORDAGEM DIALÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Mariana Paula de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5445
Resumo: As crenças e os valores na qual o indivíduo tende a viver interferem no tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica. Através de uma observação empírica, pudemos verificar que há uma dificuldade dos profissionais de saúde em promover ações educativas, privilegiando o modelo assistencial através de ações curativistas. A pesquisa teve como objetivo, investigar junto aos hipertensos de uma Unidade de Saúde as demandas de educação para a saúde, propondo ações educativas, coerentes com o universo temático levantado. Tratou - se de uma investigação qualitativa, do tipo pesquisa-ação em que foi levantado o universo temático para a educação para a saúde. O levantamento dos dados foi através de entrevista individual por meio de um formulário contendo 15 questões sobre informações socioeconômicos, psicossociais e hábitos de vida. Os temas geradores foram elaborados a partir das percepções dos entrevistados e divididos em 9 categorias. No que se refere às propostas educativas, foram elaboradas, contendo 3 propostas de ação, apoiadas na dialogicidade. Esperamos que este trabalho possa abrir novos horizontes da educação e saúde, permitindo que se construam novas possibilidades de ações educativas junto aos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica, não permitindo que sejam reduzidos a sua doença nos momentos educativos que devem ser, em oposição, voltados à valorização da vida.
id UNICESU-1_130ef95223bb46527dbe7c97a9b844ce
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5445
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE JUNTO A UM GRUPO QUE VIVENCIA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ABORDAGEM DIALÓGICAHipertensãoEducação em saúdeEnsinoAs crenças e os valores na qual o indivíduo tende a viver interferem no tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica. Através de uma observação empírica, pudemos verificar que há uma dificuldade dos profissionais de saúde em promover ações educativas, privilegiando o modelo assistencial através de ações curativistas. A pesquisa teve como objetivo, investigar junto aos hipertensos de uma Unidade de Saúde as demandas de educação para a saúde, propondo ações educativas, coerentes com o universo temático levantado. Tratou - se de uma investigação qualitativa, do tipo pesquisa-ação em que foi levantado o universo temático para a educação para a saúde. O levantamento dos dados foi através de entrevista individual por meio de um formulário contendo 15 questões sobre informações socioeconômicos, psicossociais e hábitos de vida. Os temas geradores foram elaborados a partir das percepções dos entrevistados e divididos em 9 categorias. No que se refere às propostas educativas, foram elaboradas, contendo 3 propostas de ação, apoiadas na dialogicidade. Esperamos que este trabalho possa abrir novos horizontes da educação e saúde, permitindo que se construam novas possibilidades de ações educativas junto aos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica, não permitindo que sejam reduzidos a sua doença nos momentos educativos que devem ser, em oposição, voltados à valorização da vida.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-03-26T16:52:22Z2020-03-26T16:52:22Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5445porSOUZA, Mariana Paula deBALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:41:39Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5445Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:41:39Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE JUNTO A UM GRUPO QUE VIVENCIA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ABORDAGEM DIALÓGICA
title EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE JUNTO A UM GRUPO QUE VIVENCIA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ABORDAGEM DIALÓGICA
spellingShingle EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE JUNTO A UM GRUPO QUE VIVENCIA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ABORDAGEM DIALÓGICA
SOUZA, Mariana Paula de
Hipertensão
Educação em saúde
Ensino
title_short EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE JUNTO A UM GRUPO QUE VIVENCIA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ABORDAGEM DIALÓGICA
title_full EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE JUNTO A UM GRUPO QUE VIVENCIA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ABORDAGEM DIALÓGICA
title_fullStr EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE JUNTO A UM GRUPO QUE VIVENCIA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ABORDAGEM DIALÓGICA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE JUNTO A UM GRUPO QUE VIVENCIA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ABORDAGEM DIALÓGICA
title_sort EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE JUNTO A UM GRUPO QUE VIVENCIA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ABORDAGEM DIALÓGICA
author SOUZA, Mariana Paula de
author_facet SOUZA, Mariana Paula de
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
author_role author
author2 BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Mariana Paula de
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
dc.subject.por.fl_str_mv Hipertensão
Educação em saúde
Ensino
topic Hipertensão
Educação em saúde
Ensino
description As crenças e os valores na qual o indivíduo tende a viver interferem no tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica. Através de uma observação empírica, pudemos verificar que há uma dificuldade dos profissionais de saúde em promover ações educativas, privilegiando o modelo assistencial através de ações curativistas. A pesquisa teve como objetivo, investigar junto aos hipertensos de uma Unidade de Saúde as demandas de educação para a saúde, propondo ações educativas, coerentes com o universo temático levantado. Tratou - se de uma investigação qualitativa, do tipo pesquisa-ação em que foi levantado o universo temático para a educação para a saúde. O levantamento dos dados foi através de entrevista individual por meio de um formulário contendo 15 questões sobre informações socioeconômicos, psicossociais e hábitos de vida. Os temas geradores foram elaborados a partir das percepções dos entrevistados e divididos em 9 categorias. No que se refere às propostas educativas, foram elaboradas, contendo 3 propostas de ação, apoiadas na dialogicidade. Esperamos que este trabalho possa abrir novos horizontes da educação e saúde, permitindo que se construam novas possibilidades de ações educativas junto aos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica, não permitindo que sejam reduzidos a sua doença nos momentos educativos que devem ser, em oposição, voltados à valorização da vida.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-26T16:52:22Z
2020-03-26T16:52:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5445
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098708933279744