A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FACINA, Bruna Heloisa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/896
Resumo: Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação da Prof.Marcela Gomes de Albuquerque Zalite..
id UNICESU-1_14df75f79b2c261e70bd79b4d0d60830
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/896
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori.arquitetura escolareducação infantilpedagogias alternativasArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação da Prof.Marcela Gomes de Albuquerque Zalite..Childhood education is essential in human development, includes physical, social and emotional aspects, following the base for the formation of a society. For this, the school space should provide ample learning conditions. The research analyzes the pedagogical methods idealized by Rudolf Steiner and Maria Montessori, who challenged not only the way of educating but also the space in which it is educated, establishing a relation between pedagogy and architecture. The purpose of this work is to develop a study about school architecture as a transforming educational environment. The aim of this study is to propose an architecture based on the alternative elements proposed in the Waldorf and Montessori pedagogies, so that it can be applied in public schools of traditional teaching, seeking to establish the physical environment as a complement to Brazilian education. To understand the relevance of the educational institution in child life, was opted for a bibliographic review and analysis of correlates. Finally, the article results in guidelines for the implantation of an educational institution with this mixed architecture, implanted more humanized elements, which conveys the perception of a familiar, welcoming and safe environment where children are free to play, learn and socialize, in addition to strengthening the relationship with nature, promoting a healthy and natural development.A educação infantil é essencial no desenvolvimento humano, que engloba os aspectos físicos, sociais e emocionais, constituindo assim, a base para a formação de uma sociedade. Para isso, o espaço escolar deve proporcionar amplas condições de aprendizagem. A pesquisa analisa os métodos pedagógicos idealizados por Rudolf Steiner e Maria Montessori, que contestaram não só a forma de educar, mas também o espaço em que se educa, estabelecendo uma relação entre a pedagogia e a arquitetura. Este trabalho tem como propósito desenvolver um estudo a respeito da arquitetura escolar como transformadora do ambiente de ensino. Com isso, objetivase propor uma arquitetura baseada nos elementos alternativos propostos nas pedagogias Waldorf e Montessori, de forma que possa ser aplicado em escolas públicas de ensino tradicional, buscando estabelecer o ambiente físico como complemento à educação brasileira. Para compreensão da relevância da instituição educacional na vida criança, optou-se por uma revisão bibliográfica e análise de correlatos. Por fim, o artigo resulta em diretrizes para a implantação de uma instituição de ensino com essa arquitetura mista, com elementos mais humanizados, que transmita a percepção de um ambiente familiar, acolhedor e seguro, onde as crianças tenham liberdade para brincar, aprender e socializar, além de fortalecer a relação com a natureza, propiciando um desenvolvimento saudável e natural.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARZALITE, Marcela Gomes de AlbuquerqueFACINA, Bruna Heloisa2019-05-23T14:06:11Z2019-05-23T14:06:11Z2018-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFacina, Bruna Heloisa. A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Maringá - UniCesumar, Maringá, 2018.http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-06-01T11:30:44Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/896Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-06-01T11:30:44Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori.
title A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori.
spellingShingle A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori.
FACINA, Bruna Heloisa
arquitetura escolar
educação infantil
pedagogias alternativas
title_short A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori.
title_full A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori.
title_fullStr A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori.
title_full_unstemmed A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori.
title_sort A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori.
author FACINA, Bruna Heloisa
author_facet FACINA, Bruna Heloisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ZALITE, Marcela Gomes de Albuquerque
dc.contributor.author.fl_str_mv FACINA, Bruna Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv arquitetura escolar
educação infantil
pedagogias alternativas
topic arquitetura escolar
educação infantil
pedagogias alternativas
description Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação da Prof.Marcela Gomes de Albuquerque Zalite..
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
2019-05-23T14:06:11Z
2019-05-23T14:06:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Facina, Bruna Heloisa. A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Maringá - UniCesumar, Maringá, 2018.
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/896
identifier_str_mv Facina, Bruna Heloisa. A contribuição da arquitetura escolar no ambiente de aprendizagem infantil em face das pedagogias Waldorf e Montessori. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Maringá - UniCesumar, Maringá, 2018.
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309687647698944