Memória organizacional no espaço escolar de sistema prisional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9789 |
Resumo: | A Memória Organizacional é uma das práticas da Gestão do Conhecimento. Trata-se de uma prática que permite a reutilização de práticas anteriores que deram certo, permitindo agilidade na tomada de decisão. No espaço escolar é comum que as práticas pedagógicas fiquem registradas somente na oralidade e a inexistência do hábito do registro das informações e lições aprendidas retardam e impedem a agilidade na tomada de decisão, induzindo inclusive ao erro e ao desperdício de tempo. O objetivo deste estudo foi de analisar a percepção da memória organizacional de práticas pedagógicas de Professores e Pedagogos de um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos que atende educandos temporariamente privados de liberdade. A pesquisa teve caráter exploratório-descritivo e a entrevista foi utilizada como técnica de coleta de dados cujos dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. As entrevistas foram realizadas junto aos docentes e equipe diretiva de um Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos que atende educandos privados temporariamente de liberdade do município de Maringá (PR). Com este estudo foi possível identificar a importância de um repositório de conjunto de boas práticas desenvolvidas no interior de uma instituição prisional. |
id |
UNICESU-1_193b908725b134d77b30cc89807d8672 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9789 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
Memória organizacional no espaço escolar de sistema prisionalMemória organizacionalPráticas pedagógicasGestão do conhecimentoMULTIDISCIPLINARA Memória Organizacional é uma das práticas da Gestão do Conhecimento. Trata-se de uma prática que permite a reutilização de práticas anteriores que deram certo, permitindo agilidade na tomada de decisão. No espaço escolar é comum que as práticas pedagógicas fiquem registradas somente na oralidade e a inexistência do hábito do registro das informações e lições aprendidas retardam e impedem a agilidade na tomada de decisão, induzindo inclusive ao erro e ao desperdício de tempo. O objetivo deste estudo foi de analisar a percepção da memória organizacional de práticas pedagógicas de Professores e Pedagogos de um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos que atende educandos temporariamente privados de liberdade. A pesquisa teve caráter exploratório-descritivo e a entrevista foi utilizada como técnica de coleta de dados cujos dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. As entrevistas foram realizadas junto aos docentes e equipe diretiva de um Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos que atende educandos privados temporariamente de liberdade do município de Maringá (PR). Com este estudo foi possível identificar a importância de um repositório de conjunto de boas práticas desenvolvidas no interior de uma instituição prisional.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilGestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)UNICESUMARMASSUDA, Ely MitieFORNO, Letícia Fleig DalKAWAMOTO, Márcia Hiroko2023-04-18T18:17:22Z2023-04-18T18:17:22Z2020-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2023-04-19T06:01:34Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9789Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2023-04-19T06:01:34Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória organizacional no espaço escolar de sistema prisional |
title |
Memória organizacional no espaço escolar de sistema prisional |
spellingShingle |
Memória organizacional no espaço escolar de sistema prisional KAWAMOTO, Márcia Hiroko Memória organizacional Práticas pedagógicas Gestão do conhecimento MULTIDISCIPLINAR |
title_short |
Memória organizacional no espaço escolar de sistema prisional |
title_full |
Memória organizacional no espaço escolar de sistema prisional |
title_fullStr |
Memória organizacional no espaço escolar de sistema prisional |
title_full_unstemmed |
Memória organizacional no espaço escolar de sistema prisional |
title_sort |
Memória organizacional no espaço escolar de sistema prisional |
author |
KAWAMOTO, Márcia Hiroko |
author_facet |
KAWAMOTO, Márcia Hiroko |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MASSUDA, Ely Mitie FORNO, Letícia Fleig Dal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
KAWAMOTO, Márcia Hiroko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória organizacional Práticas pedagógicas Gestão do conhecimento MULTIDISCIPLINAR |
topic |
Memória organizacional Práticas pedagógicas Gestão do conhecimento MULTIDISCIPLINAR |
description |
A Memória Organizacional é uma das práticas da Gestão do Conhecimento. Trata-se de uma prática que permite a reutilização de práticas anteriores que deram certo, permitindo agilidade na tomada de decisão. No espaço escolar é comum que as práticas pedagógicas fiquem registradas somente na oralidade e a inexistência do hábito do registro das informações e lições aprendidas retardam e impedem a agilidade na tomada de decisão, induzindo inclusive ao erro e ao desperdício de tempo. O objetivo deste estudo foi de analisar a percepção da memória organizacional de práticas pedagógicas de Professores e Pedagogos de um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos que atende educandos temporariamente privados de liberdade. A pesquisa teve caráter exploratório-descritivo e a entrevista foi utilizada como técnica de coleta de dados cujos dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. As entrevistas foram realizadas junto aos docentes e equipe diretiva de um Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos que atende educandos privados temporariamente de liberdade do município de Maringá (PR). Com este estudo foi possível identificar a importância de um repositório de conjunto de boas práticas desenvolvidas no interior de uma instituição prisional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-26 2023-04-18T18:17:22Z 2023-04-18T18:17:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9789 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098722213494784 |