A ESCOLA DO POSTO INDÍGENA APUCARANA SOB TUTELA DO SPI - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS: 1943 a 1967
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3452 |
Resumo: | Desde os primeiros anos da chegada do s europeus ao território a que hoje denominamos Brasil, o projeto colonizador soube aliar práticas de dominação dos povos indígenas à educação escolar. Por muito tempo, a responsabilidade de escolarizar os índios pertenceu a Igreja Católica, que o fazia baseado em princípios cristãos ocidentais. Alguns anos após a proclamação da república, com a criação do SPI este quadro adquire uma nova configuração, caracterizada pela laicidade e racionalidade da educação. O presente texto deriva da pesquisa que foi desenvolvida junto ao Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno- História (LAEE), da Universidade Estadual de Maringá, com o objetivo de compreender a Educação destinada aos povos indígenas no SPI, considerada a lacuna de estudos do período. Foi utilizada como fonte a documentação pertencente a 7°inspetoria regional do SPI, promulgada pelo PI Apucarana, que atualmente está arquivada no Museu Nacional do Índio (RJ). A partir da apresentação dos documentos referentes à educação, dá-se a análise do conteúdo presente neles, que viabiliza a discussão em torno da política e história da educação escolar indígena no Posto Indígena Apucarana, contribuindo, desta maneira, com a abertura de novos caminhos para demais pesquisas sobre a educação escolar em outros Postos Indígenas, neste estado e em outras regiões do Brasil. |
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A ESCOLA DO POSTO INDÍGENA APUCARANA SOB TUTELA DO SPI - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS: 1943 a 1967Educação escolar indígenaEtno - história indígenaHistória da escola indígenaRelações socioculturaisDesde os primeiros anos da chegada do s europeus ao território a que hoje denominamos Brasil, o projeto colonizador soube aliar práticas de dominação dos povos indígenas à educação escolar. Por muito tempo, a responsabilidade de escolarizar os índios pertenceu a Igreja Católica, que o fazia baseado em princípios cristãos ocidentais. Alguns anos após a proclamação da república, com a criação do SPI este quadro adquire uma nova configuração, caracterizada pela laicidade e racionalidade da educação. O presente texto deriva da pesquisa que foi desenvolvida junto ao Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno- História (LAEE), da Universidade Estadual de Maringá, com o objetivo de compreender a Educação destinada aos povos indígenas no SPI, considerada a lacuna de estudos do período. Foi utilizada como fonte a documentação pertencente a 7°inspetoria regional do SPI, promulgada pelo PI Apucarana, que atualmente está arquivada no Museu Nacional do Índio (RJ). A partir da apresentação dos documentos referentes à educação, dá-se a análise do conteúdo presente neles, que viabiliza a discussão em torno da política e história da educação escolar indígena no Posto Indígena Apucarana, contribuindo, desta maneira, com a abertura de novos caminhos para demais pesquisas sobre a educação escolar em outros Postos Indígenas, neste estado e em outras regiões do Brasil.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-10T17:38:46Z2019-12-10T17:38:46Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3452porLEITE, Letícia da SilvaFAUSTINO, Rosangela Céliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:13:50Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3452Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:13:50Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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