A Construção Historiográfica e as Dificuldades de se Trabalhar com Biografias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARLOS, William Geovane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3534
Resumo: Este artigo tem como proposta de estudo algo que é muito entremeado com a História em si, que são as biografias e suas determinadas variantes que permeiam o meio biográfico. Estes vieses para se trabalhar a História são bastante informativos, mas ao mesmo tempo requerem uma grande atenção e metodologia corretas, isto para não cair na falácia de se tomar aquilo que está constando, nestas obras, como verdades absolutas, podendo assim prejudicar o nível intelectual das possíveis pesquisas e análises. Contudo mesmo que o tema proposto seja sobre as biografias, não será atenuado somente este fator, pois a discussão aqui consistirá nas ações que um historiador deve ter ao se tratar de algum item que envolva estes modelos literários. Obviamente, este estudo será respaldado pela historiografia da história política, abrangendo artigos e obras que trabalhem este objeto de análise, para que assim seja possível entremear diversas visões sobre isto e que assim corrobore em algo mais contundente e abrangente. Ao final, foram acentuados aspectos notáveis que evidenciam os perigos literários dos modelos biográficos, tanto como o pensar de um pesquisador tem que estar apurado e com até mais referências bibliográficas, não depositando toda a sua confiança em uma ou outra destes tipos de obras.
id UNICESU-1_199a1dca48c8d37d1d02dbd76812f8eb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3534
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A Construção Historiográfica e as Dificuldades de se Trabalhar com BiografiasBiografiaHistóriaIntelectualMetodologiaPesquisaEste artigo tem como proposta de estudo algo que é muito entremeado com a História em si, que são as biografias e suas determinadas variantes que permeiam o meio biográfico. Estes vieses para se trabalhar a História são bastante informativos, mas ao mesmo tempo requerem uma grande atenção e metodologia corretas, isto para não cair na falácia de se tomar aquilo que está constando, nestas obras, como verdades absolutas, podendo assim prejudicar o nível intelectual das possíveis pesquisas e análises. Contudo mesmo que o tema proposto seja sobre as biografias, não será atenuado somente este fator, pois a discussão aqui consistirá nas ações que um historiador deve ter ao se tratar de algum item que envolva estes modelos literários. Obviamente, este estudo será respaldado pela historiografia da história política, abrangendo artigos e obras que trabalhem este objeto de análise, para que assim seja possível entremear diversas visões sobre isto e que assim corrobore em algo mais contundente e abrangente. Ao final, foram acentuados aspectos notáveis que evidenciam os perigos literários dos modelos biográficos, tanto como o pensar de um pesquisador tem que estar apurado e com até mais referências bibliográficas, não depositando toda a sua confiança em uma ou outra destes tipos de obras.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T18:00:25Z2019-12-11T18:00:25Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3534porCARLOS, William Geovaneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:16:41Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3534Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:16:41Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A Construção Historiográfica e as Dificuldades de se Trabalhar com Biografias
title A Construção Historiográfica e as Dificuldades de se Trabalhar com Biografias
spellingShingle A Construção Historiográfica e as Dificuldades de se Trabalhar com Biografias
CARLOS, William Geovane
Biografia
História
Intelectual
Metodologia
Pesquisa
title_short A Construção Historiográfica e as Dificuldades de se Trabalhar com Biografias
title_full A Construção Historiográfica e as Dificuldades de se Trabalhar com Biografias
title_fullStr A Construção Historiográfica e as Dificuldades de se Trabalhar com Biografias
title_full_unstemmed A Construção Historiográfica e as Dificuldades de se Trabalhar com Biografias
title_sort A Construção Historiográfica e as Dificuldades de se Trabalhar com Biografias
author CARLOS, William Geovane
author_facet CARLOS, William Geovane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARLOS, William Geovane
dc.subject.por.fl_str_mv Biografia
História
Intelectual
Metodologia
Pesquisa
topic Biografia
História
Intelectual
Metodologia
Pesquisa
description Este artigo tem como proposta de estudo algo que é muito entremeado com a História em si, que são as biografias e suas determinadas variantes que permeiam o meio biográfico. Estes vieses para se trabalhar a História são bastante informativos, mas ao mesmo tempo requerem uma grande atenção e metodologia corretas, isto para não cair na falácia de se tomar aquilo que está constando, nestas obras, como verdades absolutas, podendo assim prejudicar o nível intelectual das possíveis pesquisas e análises. Contudo mesmo que o tema proposto seja sobre as biografias, não será atenuado somente este fator, pois a discussão aqui consistirá nas ações que um historiador deve ter ao se tratar de algum item que envolva estes modelos literários. Obviamente, este estudo será respaldado pela historiografia da história política, abrangendo artigos e obras que trabalhem este objeto de análise, para que assim seja possível entremear diversas visões sobre isto e que assim corrobore em algo mais contundente e abrangente. Ao final, foram acentuados aspectos notáveis que evidenciam os perigos literários dos modelos biográficos, tanto como o pensar de um pesquisador tem que estar apurado e com até mais referências bibliográficas, não depositando toda a sua confiança em uma ou outra destes tipos de obras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T18:00:25Z
2019-12-11T18:00:25Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3534
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098701306986496