INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Mônica Garcia
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: TAMANINI, Juliano
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6775
Resumo: A leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que devem ser desenvolvidas no ser humano. A partir da leitura, o aluno pode compreender a realidade em que está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e o dos outros. A competência de ler é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. As habilidades de leitura vão muito além de uma simples decodificação; na verdade, vão além da própria compreensão do que foi lido. Mas quais são os conhecimentos e habilidades de leitura que o aluno deve ter? Quais tipos de questões levam o aluno a interpretar e reter a leitura dos textos de livro didático? Os livros didáticos trazem questões de interpretação e retenção nos textos propostos ao aluno? São suficientes? O presente trabalho de pesquisa pretende abordar a leitura sob estes ângulos: habilidades, fases, orientação dada no livro didático, questões inteligentes sem ser uma simples cópia do que está explícito no texto base. Abordaremos o ponto de vista de dois pesquisadores da área, responsáveis por duas teorias distintas acerca da leitura. Finalmente faremos a análise das atividades referentes a um texto de um dos livros analisados.
id UNICESU-1_1c1e980ce7de10954d95a7eaa50178c5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6775
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICOHabilidades de leituraLivro didáticoEtapas de leituraA leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que devem ser desenvolvidas no ser humano. A partir da leitura, o aluno pode compreender a realidade em que está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e o dos outros. A competência de ler é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. As habilidades de leitura vão muito além de uma simples decodificação; na verdade, vão além da própria compreensão do que foi lido. Mas quais são os conhecimentos e habilidades de leitura que o aluno deve ter? Quais tipos de questões levam o aluno a interpretar e reter a leitura dos textos de livro didático? Os livros didáticos trazem questões de interpretação e retenção nos textos propostos ao aluno? São suficientes? O presente trabalho de pesquisa pretende abordar a leitura sob estes ângulos: habilidades, fases, orientação dada no livro didático, questões inteligentes sem ser uma simples cópia do que está explícito no texto base. Abordaremos o ponto de vista de dois pesquisadores da área, responsáveis por duas teorias distintas acerca da leitura. Finalmente faremos a análise das atividades referentes a um texto de um dos livros analisados.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-26T16:50:06Z2007-10-232021-01-26T16:50:06Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6775porBARROS, Mônica GarciaTAMANINI, Julianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-21T13:01:53Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6775Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-21T13:01:53Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO
title INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO
spellingShingle INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO
BARROS, Mônica Garcia
Habilidades de leitura
Livro didático
Etapas de leitura
title_short INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO
title_full INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO
title_fullStr INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO
title_full_unstemmed INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO
title_sort INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO
author BARROS, Mônica Garcia
author_facet BARROS, Mônica Garcia
TAMANINI, Juliano
author_role author
author2 TAMANINI, Juliano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, Mônica Garcia
TAMANINI, Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades de leitura
Livro didático
Etapas de leitura
topic Habilidades de leitura
Livro didático
Etapas de leitura
description A leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que devem ser desenvolvidas no ser humano. A partir da leitura, o aluno pode compreender a realidade em que está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e o dos outros. A competência de ler é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. As habilidades de leitura vão muito além de uma simples decodificação; na verdade, vão além da própria compreensão do que foi lido. Mas quais são os conhecimentos e habilidades de leitura que o aluno deve ter? Quais tipos de questões levam o aluno a interpretar e reter a leitura dos textos de livro didático? Os livros didáticos trazem questões de interpretação e retenção nos textos propostos ao aluno? São suficientes? O presente trabalho de pesquisa pretende abordar a leitura sob estes ângulos: habilidades, fases, orientação dada no livro didático, questões inteligentes sem ser uma simples cópia do que está explícito no texto base. Abordaremos o ponto de vista de dois pesquisadores da área, responsáveis por duas teorias distintas acerca da leitura. Finalmente faremos a análise das atividades referentes a um texto de um dos livros analisados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-26T16:50:06Z
2021-01-26T16:50:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6775
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098726721323008