INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6775 |
Resumo: | A leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que devem ser desenvolvidas no ser humano. A partir da leitura, o aluno pode compreender a realidade em que está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e o dos outros. A competência de ler é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. As habilidades de leitura vão muito além de uma simples decodificação; na verdade, vão além da própria compreensão do que foi lido. Mas quais são os conhecimentos e habilidades de leitura que o aluno deve ter? Quais tipos de questões levam o aluno a interpretar e reter a leitura dos textos de livro didático? Os livros didáticos trazem questões de interpretação e retenção nos textos propostos ao aluno? São suficientes? O presente trabalho de pesquisa pretende abordar a leitura sob estes ângulos: habilidades, fases, orientação dada no livro didático, questões inteligentes sem ser uma simples cópia do que está explícito no texto base. Abordaremos o ponto de vista de dois pesquisadores da área, responsáveis por duas teorias distintas acerca da leitura. Finalmente faremos a análise das atividades referentes a um texto de um dos livros analisados. |
id |
UNICESU-1_1c1e980ce7de10954d95a7eaa50178c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6775 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICOHabilidades de leituraLivro didáticoEtapas de leituraA leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que devem ser desenvolvidas no ser humano. A partir da leitura, o aluno pode compreender a realidade em que está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e o dos outros. A competência de ler é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. As habilidades de leitura vão muito além de uma simples decodificação; na verdade, vão além da própria compreensão do que foi lido. Mas quais são os conhecimentos e habilidades de leitura que o aluno deve ter? Quais tipos de questões levam o aluno a interpretar e reter a leitura dos textos de livro didático? Os livros didáticos trazem questões de interpretação e retenção nos textos propostos ao aluno? São suficientes? O presente trabalho de pesquisa pretende abordar a leitura sob estes ângulos: habilidades, fases, orientação dada no livro didático, questões inteligentes sem ser uma simples cópia do que está explícito no texto base. Abordaremos o ponto de vista de dois pesquisadores da área, responsáveis por duas teorias distintas acerca da leitura. Finalmente faremos a análise das atividades referentes a um texto de um dos livros analisados.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-26T16:50:06Z2007-10-232021-01-26T16:50:06Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6775porBARROS, Mônica GarciaTAMANINI, Julianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-21T13:01:53Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6775Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-21T13:01:53Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO |
title |
INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO |
spellingShingle |
INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO BARROS, Mônica Garcia Habilidades de leitura Livro didático Etapas de leitura |
title_short |
INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO |
title_full |
INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO |
title_fullStr |
INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO |
title_full_unstemmed |
INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO |
title_sort |
INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO |
author |
BARROS, Mônica Garcia |
author_facet |
BARROS, Mônica Garcia TAMANINI, Juliano |
author_role |
author |
author2 |
TAMANINI, Juliano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARROS, Mônica Garcia TAMANINI, Juliano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades de leitura Livro didático Etapas de leitura |
topic |
Habilidades de leitura Livro didático Etapas de leitura |
description |
A leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que devem ser desenvolvidas no ser humano. A partir da leitura, o aluno pode compreender a realidade em que está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e o dos outros. A competência de ler é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. As habilidades de leitura vão muito além de uma simples decodificação; na verdade, vão além da própria compreensão do que foi lido. Mas quais são os conhecimentos e habilidades de leitura que o aluno deve ter? Quais tipos de questões levam o aluno a interpretar e reter a leitura dos textos de livro didático? Os livros didáticos trazem questões de interpretação e retenção nos textos propostos ao aluno? São suficientes? O presente trabalho de pesquisa pretende abordar a leitura sob estes ângulos: habilidades, fases, orientação dada no livro didático, questões inteligentes sem ser uma simples cópia do que está explícito no texto base. Abordaremos o ponto de vista de dois pesquisadores da área, responsáveis por duas teorias distintas acerca da leitura. Finalmente faremos a análise das atividades referentes a um texto de um dos livros analisados. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-26T16:50:06Z 2021-01-26T16:50:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6775 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098726721323008 |