Patologias em pavimentos asfálticos e determinação do grau de deterioração asfáltica em trechos de tráfego de veículos pesados
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/725 |
Resumo: | Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Me. Claudio de Souza Rodrigues. |
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Patologias em pavimentos asfálticos e determinação do grau de deterioração asfáltica em trechos de tráfego de veículos pesadosDefeitosSuperfícieTransporte de CargasArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Me. Claudio de Souza Rodrigues.Nos dias de hoje o modal rodoviário é o meio mais utilizado para transporte de cargas e pessoas, sendo responsável por 61,1 % da movimentação anual, por isso faz-se necessário assegurar a qualidades dos pavimentos. Porém, são inúmeros os defeitos encontrados, prejudicando o deslocamento do usuário, afetando o conforto, a segurança e economia. Diante disso, este trabalho teve o objetivo principal de analisar a influência do tráfego pesado na degradação dos pavimentos, com base na pesquisa bibliográfica e avaliação da superfície, identificando os defeitos existentes em uma rodovia municipal, a fim de conferir ao pavimento um conceito que retrata seu estado de degradação e também sua serventia. Com base nisso, o pavimento estudado foi classificado em 58,33% dos segmentos como “Ruim” ou “Péssimo” se fazendo necessárias intervenções de restauração e constatando que os defeitos mais frequentes, são em sua maioria, causados pelo tráfego local. Portanto, observou-se que no trecho avaliado possui segmentos com estado avançado de degradação, e sabendo que podem ser várias as causas, recomendam-se estudos mais aprofundados. Contudo, identificou-se que o tráfego pesado pode ser o principal causador/agravador dos defeitos, sendo muito importante conhecer o tráfego real para dimensionamento do pavimento, além de ser necessário um melhor planejamento de manutenções preventivas para preservar as condições deste modal. Por fim, se dá uma alternativa do emprego de pavimentos rígidos nos casos de rodovias que possuem um maior tráfego de caminhões de carga, visto que estes possuem uma maior resistência e durabilidade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARRODRIGUES, Claudio de SouzaPEREIRA, Helena2019-02-07T18:46:48Z2019-02-07T18:46:48Z2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/725porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:54:21Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/725Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:54:21Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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