ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO PULMONAR COMO FORMA DE TRATAMENTO PARA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELOCRA, Polyana Costa
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: ROMITITI, Francieli, COLOSIO, Renata Cappellazzo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6810
Resumo: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada pela diminuição da taxa de fluxo expiratório, com conseqüente obstrução das vias aéreas. O objetivo geral desse estudo é verificar a efetividade da fisioterapia respiratória em pacientes portadores de DPOC. E como objetivos específicos o estudo verifica se a Reabilitação Pulmonar (RP) é capaz de melhorar a força muscular respiratória; volumes e capacidades pulmonares e a capacidade funcional. Foram selecionados três pacientes do gênero masculino, onde foram submetidos a uma avaliação fisioterapêutica, sendo realizada a espirometria, manovacuometria e teste de caminhada de seis minutos, antes de iniciar o tratamento e ao final do tratamento proposto. Um dos pacientes desistiu após 22 sessões. Os pacientes foram submetidos a 36 sessões de fisioterapia, três vezes semanais com protocolo de RP. Os resultados obtidos na manovacuometria mostraram que a força muscular respiratória teve um aumento significante nos dois pacientes, em relação aos valores espirométricos, nesse estudo não houve uma diferença significante nos volumes e capacidades pulmonares dos pacientes tratados, entretanto, no teste de caminhada de seis minutos a distância percorrida no teste final foi maior que no teste inicial, isso mostra um aumento da capacidade funcional nesses pacientes. Com este estudo foi possível observar que a RP proporcionou uma melhora significativa na capacidade funcional e na força muscular respiratória dos pacientes tratados. No entanto, não houve diferença significativa nos volumes e capacidades pulmonares após o tratamento. Sendo assim, sugerimos a realização de novos estudos com maior amostragem para melhor comprovação dos resultados.
id UNICESU-1_2109a22f0e844b879b5c7883e6844db9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6810
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO PULMONAR COMO FORMA DE TRATAMENTO PARA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)Capacidade funcionalDoença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)FisioterapiaReabilitação pulmonar (RP)Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada pela diminuição da taxa de fluxo expiratório, com conseqüente obstrução das vias aéreas. O objetivo geral desse estudo é verificar a efetividade da fisioterapia respiratória em pacientes portadores de DPOC. E como objetivos específicos o estudo verifica se a Reabilitação Pulmonar (RP) é capaz de melhorar a força muscular respiratória; volumes e capacidades pulmonares e a capacidade funcional. Foram selecionados três pacientes do gênero masculino, onde foram submetidos a uma avaliação fisioterapêutica, sendo realizada a espirometria, manovacuometria e teste de caminhada de seis minutos, antes de iniciar o tratamento e ao final do tratamento proposto. Um dos pacientes desistiu após 22 sessões. Os pacientes foram submetidos a 36 sessões de fisioterapia, três vezes semanais com protocolo de RP. Os resultados obtidos na manovacuometria mostraram que a força muscular respiratória teve um aumento significante nos dois pacientes, em relação aos valores espirométricos, nesse estudo não houve uma diferença significante nos volumes e capacidades pulmonares dos pacientes tratados, entretanto, no teste de caminhada de seis minutos a distância percorrida no teste final foi maior que no teste inicial, isso mostra um aumento da capacidade funcional nesses pacientes. Com este estudo foi possível observar que a RP proporcionou uma melhora significativa na capacidade funcional e na força muscular respiratória dos pacientes tratados. No entanto, não houve diferença significativa nos volumes e capacidades pulmonares após o tratamento. Sendo assim, sugerimos a realização de novos estudos com maior amostragem para melhor comprovação dos resultados.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-27T12:19:48Z2007-10-232021-01-27T12:19:48Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6810porMELOCRA, Polyana CostaROMITITI, FrancieliCOLOSIO, Renata Cappellazzoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-07-05T19:04:24Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6810Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-07-05T19:04:24Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO PULMONAR COMO FORMA DE TRATAMENTO PARA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
title ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO PULMONAR COMO FORMA DE TRATAMENTO PARA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
spellingShingle ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO PULMONAR COMO FORMA DE TRATAMENTO PARA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
MELOCRA, Polyana Costa
Capacidade funcional
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Fisioterapia
Reabilitação pulmonar (RP)
title_short ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO PULMONAR COMO FORMA DE TRATAMENTO PARA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
title_full ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO PULMONAR COMO FORMA DE TRATAMENTO PARA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
title_fullStr ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO PULMONAR COMO FORMA DE TRATAMENTO PARA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
title_full_unstemmed ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO PULMONAR COMO FORMA DE TRATAMENTO PARA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
title_sort ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO PULMONAR COMO FORMA DE TRATAMENTO PARA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
author MELOCRA, Polyana Costa
author_facet MELOCRA, Polyana Costa
ROMITITI, Francieli
COLOSIO, Renata Cappellazzo
author_role author
author2 ROMITITI, Francieli
COLOSIO, Renata Cappellazzo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELOCRA, Polyana Costa
ROMITITI, Francieli
COLOSIO, Renata Cappellazzo
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade funcional
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Fisioterapia
Reabilitação pulmonar (RP)
topic Capacidade funcional
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Fisioterapia
Reabilitação pulmonar (RP)
description Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada pela diminuição da taxa de fluxo expiratório, com conseqüente obstrução das vias aéreas. O objetivo geral desse estudo é verificar a efetividade da fisioterapia respiratória em pacientes portadores de DPOC. E como objetivos específicos o estudo verifica se a Reabilitação Pulmonar (RP) é capaz de melhorar a força muscular respiratória; volumes e capacidades pulmonares e a capacidade funcional. Foram selecionados três pacientes do gênero masculino, onde foram submetidos a uma avaliação fisioterapêutica, sendo realizada a espirometria, manovacuometria e teste de caminhada de seis minutos, antes de iniciar o tratamento e ao final do tratamento proposto. Um dos pacientes desistiu após 22 sessões. Os pacientes foram submetidos a 36 sessões de fisioterapia, três vezes semanais com protocolo de RP. Os resultados obtidos na manovacuometria mostraram que a força muscular respiratória teve um aumento significante nos dois pacientes, em relação aos valores espirométricos, nesse estudo não houve uma diferença significante nos volumes e capacidades pulmonares dos pacientes tratados, entretanto, no teste de caminhada de seis minutos a distância percorrida no teste final foi maior que no teste inicial, isso mostra um aumento da capacidade funcional nesses pacientes. Com este estudo foi possível observar que a RP proporcionou uma melhora significativa na capacidade funcional e na força muscular respiratória dos pacientes tratados. No entanto, não houve diferença significativa nos volumes e capacidades pulmonares após o tratamento. Sendo assim, sugerimos a realização de novos estudos com maior amostragem para melhor comprovação dos resultados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-27T12:19:48Z
2021-01-27T12:19:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6810
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098706457591808