O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7670 |
Resumo: | Neste trabalho pretende-se fazer uma reflexão a respeito do ensino na era da tecnologia, aplicando como elemento de materialização das possibilidades de emprego das várias linguagens e da tecnologia, o hipertexto. Hipertexto é caracterizado como um suporte lingüistíco - semiótico utilizado para interações através do computador. Configura-se em forma de texto verbal e é ligado em forma de teia a vários outros textos, traçando uma rede infindável de conexões. Objetiva-se fazer uma reflexão a respeito do hipertexto, suas possibilidades e sobre as transformações que pode causar no ensino e na aprendizagem. Utilizamos como metodologia a análise qualitativa desta forma textual internética. Os resultados evidenciaram os seguintes pontos de análise do hipertexto:- Apresenta-se como um novo veículo para transmissão do saber de todas as áreas; - O hipertexto mostra-se como uma criação conjunta entre o seu autor e seu leitor. - A leitura torna-se associativa e não linear de acordo com as informações que lhe parecem mais importantes - Leitura não mais pautada apenas no formato verbal, mas também em imagens,sons que ampliam os significados do seu conteúdo, dando uma nova dimensão ao ato da leitura. - Maior autonomia para o aluno ajudar a construir seu aprendizado, através de um link pode-se acessar imagens, ler a descrição verbal, traçar seu trajeto de pesquisa; Constata-se com o estudo: - Aumento da responsabilidade do leitor perante o texto; - Funciona como um agente colaborador da criatividade, da transmissão de informações e de desenvolvimento de novas maneiras de se aprender; - Possibilita a divisão de um texto em partes coerentes e relativamente curtas, auxiliando o educando na organização e compreensão dos sentidos do texto. - Traz o lúdico para o espaço escolar; - Mostra-se como fator de motivação e receptividade; - Devem ser claros os objetivos de se incluir a utilização do computador ou hipertexto na escola, pois eles em si mesmos não produzem uma mudança no ensino; - Serve como instrumento para melhoria da qualidade de ensino, não resolvendo sozinho o problema de aprendizagem. |
id |
UNICESU-1_2165544d9a39ac713527cce36b163912 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7670 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONALTecnologiaEnsinoLeituraNeste trabalho pretende-se fazer uma reflexão a respeito do ensino na era da tecnologia, aplicando como elemento de materialização das possibilidades de emprego das várias linguagens e da tecnologia, o hipertexto. Hipertexto é caracterizado como um suporte lingüistíco - semiótico utilizado para interações através do computador. Configura-se em forma de texto verbal e é ligado em forma de teia a vários outros textos, traçando uma rede infindável de conexões. Objetiva-se fazer uma reflexão a respeito do hipertexto, suas possibilidades e sobre as transformações que pode causar no ensino e na aprendizagem. Utilizamos como metodologia a análise qualitativa desta forma textual internética. Os resultados evidenciaram os seguintes pontos de análise do hipertexto:- Apresenta-se como um novo veículo para transmissão do saber de todas as áreas; - O hipertexto mostra-se como uma criação conjunta entre o seu autor e seu leitor. - A leitura torna-se associativa e não linear de acordo com as informações que lhe parecem mais importantes - Leitura não mais pautada apenas no formato verbal, mas também em imagens,sons que ampliam os significados do seu conteúdo, dando uma nova dimensão ao ato da leitura. - Maior autonomia para o aluno ajudar a construir seu aprendizado, através de um link pode-se acessar imagens, ler a descrição verbal, traçar seu trajeto de pesquisa; Constata-se com o estudo: - Aumento da responsabilidade do leitor perante o texto; - Funciona como um agente colaborador da criatividade, da transmissão de informações e de desenvolvimento de novas maneiras de se aprender; - Possibilita a divisão de um texto em partes coerentes e relativamente curtas, auxiliando o educando na organização e compreensão dos sentidos do texto. - Traz o lúdico para o espaço escolar; - Mostra-se como fator de motivação e receptividade; - Devem ser claros os objetivos de se incluir a utilização do computador ou hipertexto na escola, pois eles em si mesmos não produzem uma mudança no ensino; - Serve como instrumento para melhoria da qualidade de ensino, não resolvendo sozinho o problema de aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-17T11:44:35Z2005-10-192021-02-17T11:44:35Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7670porSILVA, Rejane Rodrigues daRODRIGUES, Simoneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-31T18:31:45Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7670Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-31T18:31:45Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL |
title |
O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL |
spellingShingle |
O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL SILVA, Rejane Rodrigues da Tecnologia Ensino Leitura |
title_short |
O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL |
title_full |
O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL |
title_fullStr |
O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL |
title_sort |
O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL |
author |
SILVA, Rejane Rodrigues da |
author_facet |
SILVA, Rejane Rodrigues da RODRIGUES, Simone |
author_role |
author |
author2 |
RODRIGUES, Simone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Rejane Rodrigues da RODRIGUES, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Ensino Leitura |
topic |
Tecnologia Ensino Leitura |
description |
Neste trabalho pretende-se fazer uma reflexão a respeito do ensino na era da tecnologia, aplicando como elemento de materialização das possibilidades de emprego das várias linguagens e da tecnologia, o hipertexto. Hipertexto é caracterizado como um suporte lingüistíco - semiótico utilizado para interações através do computador. Configura-se em forma de texto verbal e é ligado em forma de teia a vários outros textos, traçando uma rede infindável de conexões. Objetiva-se fazer uma reflexão a respeito do hipertexto, suas possibilidades e sobre as transformações que pode causar no ensino e na aprendizagem. Utilizamos como metodologia a análise qualitativa desta forma textual internética. Os resultados evidenciaram os seguintes pontos de análise do hipertexto:- Apresenta-se como um novo veículo para transmissão do saber de todas as áreas; - O hipertexto mostra-se como uma criação conjunta entre o seu autor e seu leitor. - A leitura torna-se associativa e não linear de acordo com as informações que lhe parecem mais importantes - Leitura não mais pautada apenas no formato verbal, mas também em imagens,sons que ampliam os significados do seu conteúdo, dando uma nova dimensão ao ato da leitura. - Maior autonomia para o aluno ajudar a construir seu aprendizado, através de um link pode-se acessar imagens, ler a descrição verbal, traçar seu trajeto de pesquisa; Constata-se com o estudo: - Aumento da responsabilidade do leitor perante o texto; - Funciona como um agente colaborador da criatividade, da transmissão de informações e de desenvolvimento de novas maneiras de se aprender; - Possibilita a divisão de um texto em partes coerentes e relativamente curtas, auxiliando o educando na organização e compreensão dos sentidos do texto. - Traz o lúdico para o espaço escolar; - Mostra-se como fator de motivação e receptividade; - Devem ser claros os objetivos de se incluir a utilização do computador ou hipertexto na escola, pois eles em si mesmos não produzem uma mudança no ensino; - Serve como instrumento para melhoria da qualidade de ensino, não resolvendo sozinho o problema de aprendizagem. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-17T11:44:35Z 2021-02-17T11:44:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7670 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098724056891392 |