IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE GLICÊMICO NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM OBESIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANÇA, Angela Andréia
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: DICHI, Isaias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6474
Resumo: No Brasil, o envelhecimento populacional associado ao estilo de vida sedentária e modificações no padrão alimentar, como o aumento do consumo de açúcares e refrigerantes em detrimento das frutas, verduras e legumes, têm sido apontados como possíveis fatores envolvidos no incremento da ocorrência da obesidade nos últimos anos. Assim a obesidade têm se destacado como doença com grande prevalência, e, portanto, de extrema relevância, sendo causa de mortalidades. O presente estudo visa apresentar a importância de adotar o critério de índice glicêmico na dieta destes pacientes, pois a alimentação é de fundamental importância no controle desta. Dietas com baixo teor de gordura e alto conteúdo de fibras e carboidratos complexos têm sido recomendadas, no entanto, alguns carboidratos podem ser nocivos, pois elevam rapidamente a glicemia pós prandial, gerando desequilíbrio metabólico. Por esse fator o índice glicêmico vem sendo estudado, este classifica os carboidratos de acordo com a resposta fisiológica e revela que alimentos com baixo índice glicêmico produzem melhor controle da glicose e resposta insulínica. Assim, a utilização do índice glicêmico indica benefícios tanto preventivos como no tratamento da obesidade.
id UNICESU-1_21749ecc211705d5e28ef1c68a6e4c20
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6474
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE GLICÊMICO NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM OBESIDADECarboidratoÍndice glicêmicoObesidadeNo Brasil, o envelhecimento populacional associado ao estilo de vida sedentária e modificações no padrão alimentar, como o aumento do consumo de açúcares e refrigerantes em detrimento das frutas, verduras e legumes, têm sido apontados como possíveis fatores envolvidos no incremento da ocorrência da obesidade nos últimos anos. Assim a obesidade têm se destacado como doença com grande prevalência, e, portanto, de extrema relevância, sendo causa de mortalidades. O presente estudo visa apresentar a importância de adotar o critério de índice glicêmico na dieta destes pacientes, pois a alimentação é de fundamental importância no controle desta. Dietas com baixo teor de gordura e alto conteúdo de fibras e carboidratos complexos têm sido recomendadas, no entanto, alguns carboidratos podem ser nocivos, pois elevam rapidamente a glicemia pós prandial, gerando desequilíbrio metabólico. Por esse fator o índice glicêmico vem sendo estudado, este classifica os carboidratos de acordo com a resposta fisiológica e revela que alimentos com baixo índice glicêmico produzem melhor controle da glicose e resposta insulínica. Assim, a utilização do índice glicêmico indica benefícios tanto preventivos como no tratamento da obesidade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-20T11:56:10Z2007-10-232021-01-20T11:56:10Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6474porFRANÇA, Angela AndréiaDICHI, Isaiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-21T06:02:00Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6474Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-21T06:02Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE GLICÊMICO NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM OBESIDADE
title IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE GLICÊMICO NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM OBESIDADE
spellingShingle IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE GLICÊMICO NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM OBESIDADE
FRANÇA, Angela Andréia
Carboidrato
Índice glicêmico
Obesidade
title_short IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE GLICÊMICO NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM OBESIDADE
title_full IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE GLICÊMICO NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM OBESIDADE
title_fullStr IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE GLICÊMICO NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM OBESIDADE
title_full_unstemmed IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE GLICÊMICO NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM OBESIDADE
title_sort IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE GLICÊMICO NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM OBESIDADE
author FRANÇA, Angela Andréia
author_facet FRANÇA, Angela Andréia
DICHI, Isaias
author_role author
author2 DICHI, Isaias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANÇA, Angela Andréia
DICHI, Isaias
dc.subject.por.fl_str_mv Carboidrato
Índice glicêmico
Obesidade
topic Carboidrato
Índice glicêmico
Obesidade
description No Brasil, o envelhecimento populacional associado ao estilo de vida sedentária e modificações no padrão alimentar, como o aumento do consumo de açúcares e refrigerantes em detrimento das frutas, verduras e legumes, têm sido apontados como possíveis fatores envolvidos no incremento da ocorrência da obesidade nos últimos anos. Assim a obesidade têm se destacado como doença com grande prevalência, e, portanto, de extrema relevância, sendo causa de mortalidades. O presente estudo visa apresentar a importância de adotar o critério de índice glicêmico na dieta destes pacientes, pois a alimentação é de fundamental importância no controle desta. Dietas com baixo teor de gordura e alto conteúdo de fibras e carboidratos complexos têm sido recomendadas, no entanto, alguns carboidratos podem ser nocivos, pois elevam rapidamente a glicemia pós prandial, gerando desequilíbrio metabólico. Por esse fator o índice glicêmico vem sendo estudado, este classifica os carboidratos de acordo com a resposta fisiológica e revela que alimentos com baixo índice glicêmico produzem melhor controle da glicose e resposta insulínica. Assim, a utilização do índice glicêmico indica benefícios tanto preventivos como no tratamento da obesidade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-20T11:56:10Z
2021-01-20T11:56:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6474
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098712501583872