MAPA DE CONVERSAÇÃO: ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM SAÚDE NO CUIDADO AO PACIENTE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3825 |
Resumo: | Relatar a experiência no desenvolvimento e aplicabilidade do mapa de conversação em Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) como estratégia educativa e promotora de saúde. Trata - se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a elaboração e aplicação do mapa de conversação em HAS, em uma operadora de saúde, localizada na cidade de Londrina, Paraná. O desenvolvimento do mapa de conversação, permitiu observar que sua utilização como meio de educação em saúde auxiliou na adesão ao tratamento, contribui para o empoderamento promovendo o autocuidado e garantindo o controle da doença. Com a execução desse mapa de conversação foi possível compreender o perfil de cada paciente, e ajudá- los a manejar a doença por meio da disseminação de conhecimentos para que possam desenvolver autonomia em saúde, estimulando também o atendimento humanizado. |
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MAPA DE CONVERSAÇÃO: ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM SAÚDE NO CUIDADO AO PACIENTE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICAAutocuidadoEducação em saúdeEquipe multidisciplinarRelatar a experiência no desenvolvimento e aplicabilidade do mapa de conversação em Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) como estratégia educativa e promotora de saúde. Trata - se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a elaboração e aplicação do mapa de conversação em HAS, em uma operadora de saúde, localizada na cidade de Londrina, Paraná. O desenvolvimento do mapa de conversação, permitiu observar que sua utilização como meio de educação em saúde auxiliou na adesão ao tratamento, contribui para o empoderamento promovendo o autocuidado e garantindo o controle da doença. Com a execução desse mapa de conversação foi possível compreender o perfil de cada paciente, e ajudá- los a manejar a doença por meio da disseminação de conhecimentos para que possam desenvolver autonomia em saúde, estimulando também o atendimento humanizado.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-06T16:57:58Z2020-01-06T16:57:58Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3825porMACHADO, Jéssica Ap arecida MassoniMOREIRA, Fernanda Caroline BertoROSA, Luciana FerreiraSILVA, Rodrigo Gomes daPONTES, Rose Meire AlbuquerquePIMENTA, Susany Francielyinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:23:48Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3825Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:23:48Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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