A gestão do conhecimento na perspectiva do processo de ensino e de aprendizagem em um hospital veterinário-escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1107 |
Resumo: | A pesquisa objetivou refletir sobre a contribuição da Gestão do Conhecimento (GC) para tornar efetivo o processo de ensino e de aprendizagem em um Hospital Veterinário-Escola (HV-E) pertencente a um centro universitário brasileiro, a partir de um estudo de caso. A revisão teórica e o protocolo de pesquisa não identificaram estudos semelhantes em relação à forma e a área, justificando a abordagem do tema. A pesquisa se caracterizou em relação ao tipo como descritiva-explicativa; quanto a natureza classificou-se como quali-quantitativa; quanto a estratégia adotou-se a revisão bibliográfica e estudo de caso; para a coleta de dados foi aplicado questionário, nos segmentos de alunos, colaboradores e professores e, como forma de interpretação dos dados levantados foi instituída a estatística descritiva e análise de conteúdo. A pesquisa alcançou os seguintes resultados: a-) as práticas de GC permeiam as atividades estudadas no laboratório em questão, pois, a partir do processo de ensino e aprendizagem foi possível observar que existe no mínimo duas ferramentas (framework) existentes na interrelação dos alunos, professores e médicos veterinários residentes, a saber, mentoria (mentoring) e comunidades de prática; b-) convém assinalar que o modelo de conversão do conhecimento tácito para explícito abordado por Michel Polanyi ficou evidenciado quando se observa a transferência ou compartilhamento do conhecimento dos professores para com os alunos; c-) não obstante, ressalta-se ainda que o modelo de processamento do conhecimento chamado de “espiral do conhecimento” ou modelo SECI, de Nonaka e Takeuchi, está implícito no desenvolvimento das técnicas e aplicação prática dos alunos nos atendimentos clínicos apoiados em seus conhecimentos prévios (sala de aula/teoria) e conhecimentos formados a partir da vivência hospitalar; d-) ademais, a análise quali-quantitativa revela que tanto alunos quanto professores se dizem satisfeitos em relação aos processos de ensino e aprendizagem, estruturas físicas e relação interpessoal disponíveis atualmente no HV-E, porém, existem dados estatísticos que apontam para a insatisfação de uma minoria dos indivíduos em relação às mesmas variáveis apontadas e que podem ser vislumbradas ao decorrer do trabalho. |
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A gestão do conhecimento na perspectiva do processo de ensino e de aprendizagem em um hospital veterinário-escolaGestão do Conhecimentoensino e aprendizagemhospital veterinário-escolamedicina veterináriaA pesquisa objetivou refletir sobre a contribuição da Gestão do Conhecimento (GC) para tornar efetivo o processo de ensino e de aprendizagem em um Hospital Veterinário-Escola (HV-E) pertencente a um centro universitário brasileiro, a partir de um estudo de caso. A revisão teórica e o protocolo de pesquisa não identificaram estudos semelhantes em relação à forma e a área, justificando a abordagem do tema. A pesquisa se caracterizou em relação ao tipo como descritiva-explicativa; quanto a natureza classificou-se como quali-quantitativa; quanto a estratégia adotou-se a revisão bibliográfica e estudo de caso; para a coleta de dados foi aplicado questionário, nos segmentos de alunos, colaboradores e professores e, como forma de interpretação dos dados levantados foi instituída a estatística descritiva e análise de conteúdo. A pesquisa alcançou os seguintes resultados: a-) as práticas de GC permeiam as atividades estudadas no laboratório em questão, pois, a partir do processo de ensino e aprendizagem foi possível observar que existe no mínimo duas ferramentas (framework) existentes na interrelação dos alunos, professores e médicos veterinários residentes, a saber, mentoria (mentoring) e comunidades de prática; b-) convém assinalar que o modelo de conversão do conhecimento tácito para explícito abordado por Michel Polanyi ficou evidenciado quando se observa a transferência ou compartilhamento do conhecimento dos professores para com os alunos; c-) não obstante, ressalta-se ainda que o modelo de processamento do conhecimento chamado de “espiral do conhecimento” ou modelo SECI, de Nonaka e Takeuchi, está implícito no desenvolvimento das técnicas e aplicação prática dos alunos nos atendimentos clínicos apoiados em seus conhecimentos prévios (sala de aula/teoria) e conhecimentos formados a partir da vivência hospitalar; d-) ademais, a análise quali-quantitativa revela que tanto alunos quanto professores se dizem satisfeitos em relação aos processos de ensino e aprendizagem, estruturas físicas e relação interpessoal disponíveis atualmente no HV-E, porém, existem dados estatísticos que apontam para a insatisfação de uma minoria dos indivíduos em relação às mesmas variáveis apontadas e que podem ser vislumbradas ao decorrer do trabalho.Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações do UniCesumar - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Orientador: Prof. Dr. Luiz Tatto. Co-Orientadora: Profª. Dra. Siderly do Carmo Dahle de AlmeidaUNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARTATTO, LuizALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deOLIVEIRA, Marivaldo Da Silva2019-08-02T18:36:35Z2019-08-02T18:36:35Z2018-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:56Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1107Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:56Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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