A gestão do conhecimento na perspectiva do processo de ensino e de aprendizagem em um hospital veterinário-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Marivaldo Da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1107
Resumo: A pesquisa objetivou refletir sobre a contribuição da Gestão do Conhecimento (GC) para tornar efetivo o processo de ensino e de aprendizagem em um Hospital Veterinário-Escola (HV-E) pertencente a um centro universitário brasileiro, a partir de um estudo de caso. A revisão teórica e o protocolo de pesquisa não identificaram estudos semelhantes em relação à forma e a área, justificando a abordagem do tema. A pesquisa se caracterizou em relação ao tipo como descritiva-explicativa; quanto a natureza classificou-se como quali-quantitativa; quanto a estratégia adotou-se a revisão bibliográfica e estudo de caso; para a coleta de dados foi aplicado questionário, nos segmentos de alunos, colaboradores e professores e, como forma de interpretação dos dados levantados foi instituída a estatística descritiva e análise de conteúdo. A pesquisa alcançou os seguintes resultados: a-) as práticas de GC permeiam as atividades estudadas no laboratório em questão, pois, a partir do processo de ensino e aprendizagem foi possível observar que existe no mínimo duas ferramentas (framework) existentes na interrelação dos alunos, professores e médicos veterinários residentes, a saber, mentoria (mentoring) e comunidades de prática; b-) convém assinalar que o modelo de conversão do conhecimento tácito para explícito abordado por Michel Polanyi ficou evidenciado quando se observa a transferência ou compartilhamento do conhecimento dos professores para com os alunos; c-) não obstante, ressalta-se ainda que o modelo de processamento do conhecimento chamado de “espiral do conhecimento” ou modelo SECI, de Nonaka e Takeuchi, está implícito no desenvolvimento das técnicas e aplicação prática dos alunos nos atendimentos clínicos apoiados em seus conhecimentos prévios (sala de aula/teoria) e conhecimentos formados a partir da vivência hospitalar; d-) ademais, a análise quali-quantitativa revela que tanto alunos quanto professores se dizem satisfeitos em relação aos processos de ensino e aprendizagem, estruturas físicas e relação interpessoal disponíveis atualmente no HV-E, porém, existem dados estatísticos que apontam para a insatisfação de uma minoria dos indivíduos em relação às mesmas variáveis apontadas e que podem ser vislumbradas ao decorrer do trabalho.
id UNICESU-1_2261feb75a27cd1480ef45aa70de8205
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1107
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A gestão do conhecimento na perspectiva do processo de ensino e de aprendizagem em um hospital veterinário-escolaGestão do Conhecimentoensino e aprendizagemhospital veterinário-escolamedicina veterináriaA pesquisa objetivou refletir sobre a contribuição da Gestão do Conhecimento (GC) para tornar efetivo o processo de ensino e de aprendizagem em um Hospital Veterinário-Escola (HV-E) pertencente a um centro universitário brasileiro, a partir de um estudo de caso. A revisão teórica e o protocolo de pesquisa não identificaram estudos semelhantes em relação à forma e a área, justificando a abordagem do tema. A pesquisa se caracterizou em relação ao tipo como descritiva-explicativa; quanto a natureza classificou-se como quali-quantitativa; quanto a estratégia adotou-se a revisão bibliográfica e estudo de caso; para a coleta de dados foi aplicado questionário, nos segmentos de alunos, colaboradores e professores e, como forma de interpretação dos dados levantados foi instituída a estatística descritiva e análise de conteúdo. A pesquisa alcançou os seguintes resultados: a-) as práticas de GC permeiam as atividades estudadas no laboratório em questão, pois, a partir do processo de ensino e aprendizagem foi possível observar que existe no mínimo duas ferramentas (framework) existentes na interrelação dos alunos, professores e médicos veterinários residentes, a saber, mentoria (mentoring) e comunidades de prática; b-) convém assinalar que o modelo de conversão do conhecimento tácito para explícito abordado por Michel Polanyi ficou evidenciado quando se observa a transferência ou compartilhamento do conhecimento dos professores para com os alunos; c-) não obstante, ressalta-se ainda que o modelo de processamento do conhecimento chamado de “espiral do conhecimento” ou modelo SECI, de Nonaka e Takeuchi, está implícito no desenvolvimento das técnicas e aplicação prática dos alunos nos atendimentos clínicos apoiados em seus conhecimentos prévios (sala de aula/teoria) e conhecimentos formados a partir da vivência hospitalar; d-) ademais, a análise quali-quantitativa revela que tanto alunos quanto professores se dizem satisfeitos em relação aos processos de ensino e aprendizagem, estruturas físicas e relação interpessoal disponíveis atualmente no HV-E, porém, existem dados estatísticos que apontam para a insatisfação de uma minoria dos indivíduos em relação às mesmas variáveis apontadas e que podem ser vislumbradas ao decorrer do trabalho.Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações do UniCesumar - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Orientador: Prof. Dr. Luiz Tatto. Co-Orientadora: Profª. Dra. Siderly do Carmo Dahle de AlmeidaUNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARTATTO, LuizALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deOLIVEIRA, Marivaldo Da Silva2019-08-02T18:36:35Z2019-08-02T18:36:35Z2018-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:56Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1107Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:56Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão do conhecimento na perspectiva do processo de ensino e de aprendizagem em um hospital veterinário-escola
title A gestão do conhecimento na perspectiva do processo de ensino e de aprendizagem em um hospital veterinário-escola
spellingShingle A gestão do conhecimento na perspectiva do processo de ensino e de aprendizagem em um hospital veterinário-escola
OLIVEIRA, Marivaldo Da Silva
Gestão do Conhecimento
ensino e aprendizagem
hospital veterinário-escola
medicina veterinária
title_short A gestão do conhecimento na perspectiva do processo de ensino e de aprendizagem em um hospital veterinário-escola
title_full A gestão do conhecimento na perspectiva do processo de ensino e de aprendizagem em um hospital veterinário-escola
title_fullStr A gestão do conhecimento na perspectiva do processo de ensino e de aprendizagem em um hospital veterinário-escola
title_full_unstemmed A gestão do conhecimento na perspectiva do processo de ensino e de aprendizagem em um hospital veterinário-escola
title_sort A gestão do conhecimento na perspectiva do processo de ensino e de aprendizagem em um hospital veterinário-escola
author OLIVEIRA, Marivaldo Da Silva
author_facet OLIVEIRA, Marivaldo Da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TATTO, Luiz
ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Marivaldo Da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Conhecimento
ensino e aprendizagem
hospital veterinário-escola
medicina veterinária
topic Gestão do Conhecimento
ensino e aprendizagem
hospital veterinário-escola
medicina veterinária
description A pesquisa objetivou refletir sobre a contribuição da Gestão do Conhecimento (GC) para tornar efetivo o processo de ensino e de aprendizagem em um Hospital Veterinário-Escola (HV-E) pertencente a um centro universitário brasileiro, a partir de um estudo de caso. A revisão teórica e o protocolo de pesquisa não identificaram estudos semelhantes em relação à forma e a área, justificando a abordagem do tema. A pesquisa se caracterizou em relação ao tipo como descritiva-explicativa; quanto a natureza classificou-se como quali-quantitativa; quanto a estratégia adotou-se a revisão bibliográfica e estudo de caso; para a coleta de dados foi aplicado questionário, nos segmentos de alunos, colaboradores e professores e, como forma de interpretação dos dados levantados foi instituída a estatística descritiva e análise de conteúdo. A pesquisa alcançou os seguintes resultados: a-) as práticas de GC permeiam as atividades estudadas no laboratório em questão, pois, a partir do processo de ensino e aprendizagem foi possível observar que existe no mínimo duas ferramentas (framework) existentes na interrelação dos alunos, professores e médicos veterinários residentes, a saber, mentoria (mentoring) e comunidades de prática; b-) convém assinalar que o modelo de conversão do conhecimento tácito para explícito abordado por Michel Polanyi ficou evidenciado quando se observa a transferência ou compartilhamento do conhecimento dos professores para com os alunos; c-) não obstante, ressalta-se ainda que o modelo de processamento do conhecimento chamado de “espiral do conhecimento” ou modelo SECI, de Nonaka e Takeuchi, está implícito no desenvolvimento das técnicas e aplicação prática dos alunos nos atendimentos clínicos apoiados em seus conhecimentos prévios (sala de aula/teoria) e conhecimentos formados a partir da vivência hospitalar; d-) ademais, a análise quali-quantitativa revela que tanto alunos quanto professores se dizem satisfeitos em relação aos processos de ensino e aprendizagem, estruturas físicas e relação interpessoal disponíveis atualmente no HV-E, porém, existem dados estatísticos que apontam para a insatisfação de uma minoria dos indivíduos em relação às mesmas variáveis apontadas e que podem ser vislumbradas ao decorrer do trabalho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-23
2019-08-02T18:36:35Z
2019-08-02T18:36:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1107
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098727631486976