INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7457 |
Resumo: | O professor de literatura de ensino fundamental geralmente não trabalha escolas literárias com o aluno, porque esse conteúdo faz parte do ensino médio, mas é importante que na oitava série ele tome conhecimento que esta “divisão” literária existe. Logo, o objetivo deste trabalho é mostrar como a leitura do livro O Vampiro que Descobriu o Brasil, de Ivan Jaf (Ática) pode auxiliar o professor na introdução ao estudo da cronologia dos períodos literários brasileiros. A leitura do livro foi feita com alunos das oitavas séries do ensino fundamental no início do primeiro bimestre, pois assim o livro poderá servir de exemplo nas aulas do professor até o último mês de aula daquele ano letivo. O Vampiro que Descobriu o Brasil é a história de um português chamado Antônio, dono de um estabelecimento que vende bacalhau e vinhos. Esse foi mordido por um vampiro chamado Velho, lhe dando o direito da mortalidade e condenando Antonio a viver sem muitos prazeres humanos, como o da gula. Velho vem para o Brasil junto com a esquadra de Cabral e Antonio o acompanha com o objetivo de matar Velho e tornar-se humano novamente. Na corrida atrás do vampiro, Antonio participou ao longo dos séculos, dos grandes acontecimentos históricos (desde a colonização até os dias atuais), tudo na tentativa de recuperar sua mortalidade. A partir dessa viagem de 500 anos, pode-se localizar implicitamente cada um dos períodos literários brasileiros. Como conclusão, verificou-se que ao longo ano letivo, a cada livro, conto ou poema dos mais variados autores, adotado para a oitava série, relembramos fatos do livro O Vampiro que Descobriu o Brasil e traçamos um paralelo com o período literário e a leitura em questão. Isso contribui para que o aluno tenha uma melhor visualização do título que está lendo, inserido-o em determinado período literário. |
id |
UNICESU-1_2877d6cc73656fb75e7c24c1b55797d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7457 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAFIntroduçãoEscolasLiteráriasO professor de literatura de ensino fundamental geralmente não trabalha escolas literárias com o aluno, porque esse conteúdo faz parte do ensino médio, mas é importante que na oitava série ele tome conhecimento que esta “divisão” literária existe. Logo, o objetivo deste trabalho é mostrar como a leitura do livro O Vampiro que Descobriu o Brasil, de Ivan Jaf (Ática) pode auxiliar o professor na introdução ao estudo da cronologia dos períodos literários brasileiros. A leitura do livro foi feita com alunos das oitavas séries do ensino fundamental no início do primeiro bimestre, pois assim o livro poderá servir de exemplo nas aulas do professor até o último mês de aula daquele ano letivo. O Vampiro que Descobriu o Brasil é a história de um português chamado Antônio, dono de um estabelecimento que vende bacalhau e vinhos. Esse foi mordido por um vampiro chamado Velho, lhe dando o direito da mortalidade e condenando Antonio a viver sem muitos prazeres humanos, como o da gula. Velho vem para o Brasil junto com a esquadra de Cabral e Antonio o acompanha com o objetivo de matar Velho e tornar-se humano novamente. Na corrida atrás do vampiro, Antonio participou ao longo dos séculos, dos grandes acontecimentos históricos (desde a colonização até os dias atuais), tudo na tentativa de recuperar sua mortalidade. A partir dessa viagem de 500 anos, pode-se localizar implicitamente cada um dos períodos literários brasileiros. Como conclusão, verificou-se que ao longo ano letivo, a cada livro, conto ou poema dos mais variados autores, adotado para a oitava série, relembramos fatos do livro O Vampiro que Descobriu o Brasil e traçamos um paralelo com o período literário e a leitura em questão. Isso contribui para que o aluno tenha uma melhor visualização do título que está lendo, inserido-o em determinado período literário.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-15T11:51:35Z2005-10-192021-02-15T11:51:35Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7457porIRIYODA, Luciane dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-16T06:01:56Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7457Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-16T06:01:56Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF |
title |
INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF |
spellingShingle |
INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF IRIYODA, Luciane dos Santos Introdução Escolas Literárias |
title_short |
INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF |
title_full |
INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF |
title_fullStr |
INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF |
title_full_unstemmed |
INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF |
title_sort |
INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF |
author |
IRIYODA, Luciane dos Santos |
author_facet |
IRIYODA, Luciane dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
IRIYODA, Luciane dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Introdução Escolas Literárias |
topic |
Introdução Escolas Literárias |
description |
O professor de literatura de ensino fundamental geralmente não trabalha escolas literárias com o aluno, porque esse conteúdo faz parte do ensino médio, mas é importante que na oitava série ele tome conhecimento que esta “divisão” literária existe. Logo, o objetivo deste trabalho é mostrar como a leitura do livro O Vampiro que Descobriu o Brasil, de Ivan Jaf (Ática) pode auxiliar o professor na introdução ao estudo da cronologia dos períodos literários brasileiros. A leitura do livro foi feita com alunos das oitavas séries do ensino fundamental no início do primeiro bimestre, pois assim o livro poderá servir de exemplo nas aulas do professor até o último mês de aula daquele ano letivo. O Vampiro que Descobriu o Brasil é a história de um português chamado Antônio, dono de um estabelecimento que vende bacalhau e vinhos. Esse foi mordido por um vampiro chamado Velho, lhe dando o direito da mortalidade e condenando Antonio a viver sem muitos prazeres humanos, como o da gula. Velho vem para o Brasil junto com a esquadra de Cabral e Antonio o acompanha com o objetivo de matar Velho e tornar-se humano novamente. Na corrida atrás do vampiro, Antonio participou ao longo dos séculos, dos grandes acontecimentos históricos (desde a colonização até os dias atuais), tudo na tentativa de recuperar sua mortalidade. A partir dessa viagem de 500 anos, pode-se localizar implicitamente cada um dos períodos literários brasileiros. Como conclusão, verificou-se que ao longo ano letivo, a cada livro, conto ou poema dos mais variados autores, adotado para a oitava série, relembramos fatos do livro O Vampiro que Descobriu o Brasil e traçamos um paralelo com o período literário e a leitura em questão. Isso contribui para que o aluno tenha uma melhor visualização do título que está lendo, inserido-o em determinado período literário. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-15T11:51:35Z 2021-02-15T11:51:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7457 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098706469126144 |