INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IRIYODA, Luciane dos Santos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7457
Resumo: O professor de literatura de ensino fundamental geralmente não trabalha escolas literárias com o aluno, porque esse conteúdo faz parte do ensino médio, mas é importante que na oitava série ele tome conhecimento que esta “divisão” literária existe. Logo, o objetivo deste trabalho é mostrar como a leitura do livro O Vampiro que Descobriu o Brasil, de Ivan Jaf (Ática) pode auxiliar o professor na introdução ao estudo da cronologia dos períodos literários brasileiros. A leitura do livro foi feita com alunos das oitavas séries do ensino fundamental no início do primeiro bimestre, pois assim o livro poderá servir de exemplo nas aulas do professor até o último mês de aula daquele ano letivo. O Vampiro que Descobriu o Brasil é a história de um português chamado Antônio, dono de um estabelecimento que vende bacalhau e vinhos. Esse foi mordido por um vampiro chamado Velho, lhe dando o direito da mortalidade e condenando Antonio a viver sem muitos prazeres humanos, como o da gula. Velho vem para o Brasil junto com a esquadra de Cabral e Antonio o acompanha com o objetivo de matar Velho e tornar-se humano novamente. Na corrida atrás do vampiro, Antonio participou ao longo dos séculos, dos grandes acontecimentos históricos (desde a colonização até os dias atuais), tudo na tentativa de recuperar sua mortalidade. A partir dessa viagem de 500 anos, pode-se localizar implicitamente cada um dos períodos literários brasileiros. Como conclusão, verificou-se que ao longo ano letivo, a cada livro, conto ou poema dos mais variados autores, adotado para a oitava série, relembramos fatos do livro O Vampiro que Descobriu o Brasil e traçamos um paralelo com o período literário e a leitura em questão. Isso contribui para que o aluno tenha uma melhor visualização do título que está lendo, inserido-o em determinado período literário.
id UNICESU-1_2877d6cc73656fb75e7c24c1b55797d8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7457
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAFIntroduçãoEscolasLiteráriasO professor de literatura de ensino fundamental geralmente não trabalha escolas literárias com o aluno, porque esse conteúdo faz parte do ensino médio, mas é importante que na oitava série ele tome conhecimento que esta “divisão” literária existe. Logo, o objetivo deste trabalho é mostrar como a leitura do livro O Vampiro que Descobriu o Brasil, de Ivan Jaf (Ática) pode auxiliar o professor na introdução ao estudo da cronologia dos períodos literários brasileiros. A leitura do livro foi feita com alunos das oitavas séries do ensino fundamental no início do primeiro bimestre, pois assim o livro poderá servir de exemplo nas aulas do professor até o último mês de aula daquele ano letivo. O Vampiro que Descobriu o Brasil é a história de um português chamado Antônio, dono de um estabelecimento que vende bacalhau e vinhos. Esse foi mordido por um vampiro chamado Velho, lhe dando o direito da mortalidade e condenando Antonio a viver sem muitos prazeres humanos, como o da gula. Velho vem para o Brasil junto com a esquadra de Cabral e Antonio o acompanha com o objetivo de matar Velho e tornar-se humano novamente. Na corrida atrás do vampiro, Antonio participou ao longo dos séculos, dos grandes acontecimentos históricos (desde a colonização até os dias atuais), tudo na tentativa de recuperar sua mortalidade. A partir dessa viagem de 500 anos, pode-se localizar implicitamente cada um dos períodos literários brasileiros. Como conclusão, verificou-se que ao longo ano letivo, a cada livro, conto ou poema dos mais variados autores, adotado para a oitava série, relembramos fatos do livro O Vampiro que Descobriu o Brasil e traçamos um paralelo com o período literário e a leitura em questão. Isso contribui para que o aluno tenha uma melhor visualização do título que está lendo, inserido-o em determinado período literário.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-15T11:51:35Z2005-10-192021-02-15T11:51:35Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7457porIRIYODA, Luciane dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-16T06:01:56Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7457Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-16T06:01:56Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF
title INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF
spellingShingle INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF
IRIYODA, Luciane dos Santos
Introdução
Escolas
Literárias
title_short INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF
title_full INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF
title_fullStr INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF
title_full_unstemmed INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF
title_sort INTRODUÇÃO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS POR MEIO DA LEITURA DO LIVRO O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, DE IVAN JAF
author IRIYODA, Luciane dos Santos
author_facet IRIYODA, Luciane dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv IRIYODA, Luciane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Introdução
Escolas
Literárias
topic Introdução
Escolas
Literárias
description O professor de literatura de ensino fundamental geralmente não trabalha escolas literárias com o aluno, porque esse conteúdo faz parte do ensino médio, mas é importante que na oitava série ele tome conhecimento que esta “divisão” literária existe. Logo, o objetivo deste trabalho é mostrar como a leitura do livro O Vampiro que Descobriu o Brasil, de Ivan Jaf (Ática) pode auxiliar o professor na introdução ao estudo da cronologia dos períodos literários brasileiros. A leitura do livro foi feita com alunos das oitavas séries do ensino fundamental no início do primeiro bimestre, pois assim o livro poderá servir de exemplo nas aulas do professor até o último mês de aula daquele ano letivo. O Vampiro que Descobriu o Brasil é a história de um português chamado Antônio, dono de um estabelecimento que vende bacalhau e vinhos. Esse foi mordido por um vampiro chamado Velho, lhe dando o direito da mortalidade e condenando Antonio a viver sem muitos prazeres humanos, como o da gula. Velho vem para o Brasil junto com a esquadra de Cabral e Antonio o acompanha com o objetivo de matar Velho e tornar-se humano novamente. Na corrida atrás do vampiro, Antonio participou ao longo dos séculos, dos grandes acontecimentos históricos (desde a colonização até os dias atuais), tudo na tentativa de recuperar sua mortalidade. A partir dessa viagem de 500 anos, pode-se localizar implicitamente cada um dos períodos literários brasileiros. Como conclusão, verificou-se que ao longo ano letivo, a cada livro, conto ou poema dos mais variados autores, adotado para a oitava série, relembramos fatos do livro O Vampiro que Descobriu o Brasil e traçamos um paralelo com o período literário e a leitura em questão. Isso contribui para que o aluno tenha uma melhor visualização do título que está lendo, inserido-o em determinado período literário.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-15T11:51:35Z
2021-02-15T11:51:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7457
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098706469126144