Promoção da saúde do professor sob a ótica da segurança do trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/569 |
Resumo: | Os números de acidentes de trabalho exercem um forte impacto na economia mundial. O Brasil tem uma considerável contribuição nestes números e não só a questão econômica deve ser pensada. A cultura da prevenção deve ser uma meta a ser realizada, pois tanto quanto ou até mais importante que o ponto financeiro, as questões sociais devem ser consideradas de modo sério e aplicado. Acidentes de trabalho causam afastamentos, invalidez temporária, definitiva e mortes, fatos que exercem desdobramentos terríveis em todas as famílias dos trabalhadores. Estes acontecimentos não distinguem classes e ou condições socioeconômicas e assim podemos focalizar os que atingem a classe dos professores. A prevenção dos acidentes deve considerar diversos fatores e dentre eles podemos evidenciar o ambiente laboral. A profissão docente bem como o ambiente escolar, em princípio, parece não haver riscos iminentes para causarem acidentes ou doenças ocupacionais, mas dados estatísticos mostram o contrário. Este estudo objetivou avaliar os riscos ocupacionais e ambientais a que estão expostos os professores e aquilatar a percepção deles sobre os riscos ambientais e a promoção da saúde por meio de entrevistas semiestruturadas. Com uma abordagem mista de caráter exploratório, descritiva e analítica a pesquisa desenvolveu-se com as avalições ambientais, seguindo parâmetros da legislação de segurança do trabalho, observando itens como luminosidade, níveis de ruído, temperatura e equipamentos de proteção individual e coletiva, como por exemplo, extintores e sinalização de segurança, e as informações coletadas, fruto das entrevistas, foram analisadas com base nos estudos de Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que mudanças e adequações no ambiente das duas escolas pesquisadas devem ser feitas, diretamente relacionadas a conforto e segurança. As análises de conteúdo das entrevistas, além de mostrarem discreta percepção das professoras sobre segurança do trabalho, descortinaram um problema bem maior que é o desgaste dos professores no enfrentamento de uma carga excessiva de trabalho, apresentando sinais claros de cansaço, desânimo, ausência de perspectiva, desmotivação e esgotamento. Por fim concluímos que de fato é um problema já explicitado em outras pesquisas e acreditamos que se pode iniciar uma reação a estes fatos através do empoderamento do professor sobre a segurança do trabalho para a Promoção da Saúde. |
id |
UNICESU-1_29c55a0e8611a69ed922491d6f0e7a5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/569 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
Promoção da saúde do professor sob a ótica da segurança do trabalhoSegurança do trabalhoPromoção da saúdeProfessorEmpoderamentoOs números de acidentes de trabalho exercem um forte impacto na economia mundial. O Brasil tem uma considerável contribuição nestes números e não só a questão econômica deve ser pensada. A cultura da prevenção deve ser uma meta a ser realizada, pois tanto quanto ou até mais importante que o ponto financeiro, as questões sociais devem ser consideradas de modo sério e aplicado. Acidentes de trabalho causam afastamentos, invalidez temporária, definitiva e mortes, fatos que exercem desdobramentos terríveis em todas as famílias dos trabalhadores. Estes acontecimentos não distinguem classes e ou condições socioeconômicas e assim podemos focalizar os que atingem a classe dos professores. A prevenção dos acidentes deve considerar diversos fatores e dentre eles podemos evidenciar o ambiente laboral. A profissão docente bem como o ambiente escolar, em princípio, parece não haver riscos iminentes para causarem acidentes ou doenças ocupacionais, mas dados estatísticos mostram o contrário. Este estudo objetivou avaliar os riscos ocupacionais e ambientais a que estão expostos os professores e aquilatar a percepção deles sobre os riscos ambientais e a promoção da saúde por meio de entrevistas semiestruturadas. Com uma abordagem mista de caráter exploratório, descritiva e analítica a pesquisa desenvolveu-se com as avalições ambientais, seguindo parâmetros da legislação de segurança do trabalho, observando itens como luminosidade, níveis de ruído, temperatura e equipamentos de proteção individual e coletiva, como por exemplo, extintores e sinalização de segurança, e as informações coletadas, fruto das entrevistas, foram analisadas com base nos estudos de Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que mudanças e adequações no ambiente das duas escolas pesquisadas devem ser feitas, diretamente relacionadas a conforto e segurança. As análises de conteúdo das entrevistas, além de mostrarem discreta percepção das professoras sobre segurança do trabalho, descortinaram um problema bem maior que é o desgaste dos professores no enfrentamento de uma carga excessiva de trabalho, apresentando sinais claros de cansaço, desânimo, ausência de perspectiva, desmotivação e esgotamento. Por fim concluímos que de fato é um problema já explicitado em outras pesquisas e acreditamos que se pode iniciar uma reação a estes fatos através do empoderamento do professor sobre a segurança do trabalho para a Promoção da Saúde.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARMACUCH, Regiane da SilvaCORREA, Daniel Souza de Oliveira2018-05-28T19:12:35Z2018-05-28T19:12:35Z2016-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/569porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-06-15T13:42:44Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/569Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-06-15T13:42:44Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da saúde do professor sob a ótica da segurança do trabalho |
title |
Promoção da saúde do professor sob a ótica da segurança do trabalho |
spellingShingle |
Promoção da saúde do professor sob a ótica da segurança do trabalho CORREA, Daniel Souza de Oliveira Segurança do trabalho Promoção da saúde Professor Empoderamento |
title_short |
Promoção da saúde do professor sob a ótica da segurança do trabalho |
title_full |
Promoção da saúde do professor sob a ótica da segurança do trabalho |
title_fullStr |
Promoção da saúde do professor sob a ótica da segurança do trabalho |
title_full_unstemmed |
Promoção da saúde do professor sob a ótica da segurança do trabalho |
title_sort |
Promoção da saúde do professor sob a ótica da segurança do trabalho |
author |
CORREA, Daniel Souza de Oliveira |
author_facet |
CORREA, Daniel Souza de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MACUCH, Regiane da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CORREA, Daniel Souza de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segurança do trabalho Promoção da saúde Professor Empoderamento |
topic |
Segurança do trabalho Promoção da saúde Professor Empoderamento |
description |
Os números de acidentes de trabalho exercem um forte impacto na economia mundial. O Brasil tem uma considerável contribuição nestes números e não só a questão econômica deve ser pensada. A cultura da prevenção deve ser uma meta a ser realizada, pois tanto quanto ou até mais importante que o ponto financeiro, as questões sociais devem ser consideradas de modo sério e aplicado. Acidentes de trabalho causam afastamentos, invalidez temporária, definitiva e mortes, fatos que exercem desdobramentos terríveis em todas as famílias dos trabalhadores. Estes acontecimentos não distinguem classes e ou condições socioeconômicas e assim podemos focalizar os que atingem a classe dos professores. A prevenção dos acidentes deve considerar diversos fatores e dentre eles podemos evidenciar o ambiente laboral. A profissão docente bem como o ambiente escolar, em princípio, parece não haver riscos iminentes para causarem acidentes ou doenças ocupacionais, mas dados estatísticos mostram o contrário. Este estudo objetivou avaliar os riscos ocupacionais e ambientais a que estão expostos os professores e aquilatar a percepção deles sobre os riscos ambientais e a promoção da saúde por meio de entrevistas semiestruturadas. Com uma abordagem mista de caráter exploratório, descritiva e analítica a pesquisa desenvolveu-se com as avalições ambientais, seguindo parâmetros da legislação de segurança do trabalho, observando itens como luminosidade, níveis de ruído, temperatura e equipamentos de proteção individual e coletiva, como por exemplo, extintores e sinalização de segurança, e as informações coletadas, fruto das entrevistas, foram analisadas com base nos estudos de Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que mudanças e adequações no ambiente das duas escolas pesquisadas devem ser feitas, diretamente relacionadas a conforto e segurança. As análises de conteúdo das entrevistas, além de mostrarem discreta percepção das professoras sobre segurança do trabalho, descortinaram um problema bem maior que é o desgaste dos professores no enfrentamento de uma carga excessiva de trabalho, apresentando sinais claros de cansaço, desânimo, ausência de perspectiva, desmotivação e esgotamento. Por fim concluímos que de fato é um problema já explicitado em outras pesquisas e acreditamos que se pode iniciar uma reação a estes fatos através do empoderamento do professor sobre a segurança do trabalho para a Promoção da Saúde. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-29 2018-05-28T19:12:35Z 2018-05-28T19:12:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/569 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098713432719360 |