OPERADORES ARGUMENTATIVOS: AS MARCAS DE ARGUMENTAÇÃO NO GÊNERO NOTÍCIA ONLINE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4940 |
Resumo: | Como participantes do processo comunicativo, escolhemos as mais variadas maneiras de nos comunicar sob diferentes gêneros textuais, de acordo com a situação de uso,do contexto comunicativo e social. A argumentação é uma atividade inerente a qualquer gênero e segundo autores como Citelli(1994), Guimarães(2007), Koch(2008)e Vogt(2009), constitutiva da linguagem humana. Com vistas a nosso interesse em observar a argumentação em textos midiáticos, escolhemos como corpuspara análise deste trabalho notícias online, de diferenciados sites, nacionalmente reconhecidos. Partimos da teoria da argumentação na língua, desenvolvida por Ducrot(1989)e colaboradores, que postula ser a argumentação responsável por constituir os efeitos de sentido produzidos no texto, o que se pode estudar entre uma relação entre texto e discurso que leve em consideração a orientação argumentativa, os jogos polifônicos e o inter discurso, a partir do ponto de vista da semântica da enunciação. Observamos nesta análise que a questão do valor argumentativo dos operadores argumentativos está presente mesmo em gêneros que se propõem imparciais ao relatar fatos sociais como a notícia online, fazendo com que os efeitos de sentidos pretendidos sejam construídos por meio das relações semântico- pragmáticas, cujas instruções determinam a intenção argumentativa a ser atribuída a seus enunciados. Grande parcela da força argumentativa dos textos analisados está na dependência desses operadores argumentativos,marcadores que muitas vezes não são considerados pelas gramáticas normativas, classificados como advérbios ou elementos relacionais. É nessa relação entre gênero e operadores argumentativos que se pode apreender a formação ideológica que subjaz a determinada formação discursiva e de que os textos onlinese valem para convencer no uso dos recursos que utiliza. Em nosso corpus a utilização dos operadores mostrou-se fundamental, tanto na estruturação dos enunciados quanto no direcionamento argumentativo do texto, o que ressalta a importância para que o ensino enfatize o uso desses operadores em sala de aula, assim como qualquer profissional ou leitor, uma vez que quanto mais operadores argumentativos são utilizados pelos diversos tipos de enunciados existentes, maior será o direcionamento argumentativo, mais persuasivo se tornará o enunciado. |
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