CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2440
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições que os dispositivos móveis podem dar ao ensino de ciências. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em Revistas Científicas e Anais de eventos. A análise dos dados foi feita pelo método de análise de conteúdo. Nessa busca, pode-se verificar que o número de pesquisas buscando investigar e propor soluções para o desinteresse dos alunos pelas disciplinas de Ciências vem crescendo nas últimas décadas. Porém, na extremidade oposta ao avanço tecnológico ainda é predominante aulas em que se utiliza como único instrumento o quadro negro. Diante da falta de recursos nas escolas, os dispositivos móveis (celulares e tablets) trazidos pelos próprios alunos para a sala de aula, são apontados como ferramentas promissoras no aprendizado dos mesmos. Possuidores de diversas ferramentas, como calculadora, câmera, calendário, bloco de notas e acesso à internet, esses aparelhos constituem verdadeiras centrais de multimídia que, por meio da mediação do professor, podem vir a ser utilizados em diferentes situações dentro do contexto de uma aula, servindo de instrumento motivacional e contribuindo para a construção de conhecimentos pelo aluno, que se sente mais seguro ao utilizar algo que é comum ao seu dia-a-dia.
id UNICESU-1_2ae859f74751c621b049c682b5123d7d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2440
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIASDispositivos móveisDispositivos móveisEnsino-AprendizagemMobile-learningTICsO presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições que os dispositivos móveis podem dar ao ensino de ciências. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em Revistas Científicas e Anais de eventos. A análise dos dados foi feita pelo método de análise de conteúdo. Nessa busca, pode-se verificar que o número de pesquisas buscando investigar e propor soluções para o desinteresse dos alunos pelas disciplinas de Ciências vem crescendo nas últimas décadas. Porém, na extremidade oposta ao avanço tecnológico ainda é predominante aulas em que se utiliza como único instrumento o quadro negro. Diante da falta de recursos nas escolas, os dispositivos móveis (celulares e tablets) trazidos pelos próprios alunos para a sala de aula, são apontados como ferramentas promissoras no aprendizado dos mesmos. Possuidores de diversas ferramentas, como calculadora, câmera, calendário, bloco de notas e acesso à internet, esses aparelhos constituem verdadeiras centrais de multimídia que, por meio da mediação do professor, podem vir a ser utilizados em diferentes situações dentro do contexto de uma aula, servindo de instrumento motivacional e contribuindo para a construção de conhecimentos pelo aluno, que se sente mais seguro ao utilizar algo que é comum ao seu dia-a-dia.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-12T19:17:45Z2019-09-12T19:17:45Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2440porOLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-31T20:08:49Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2440Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-31T20:08:49Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
title CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
OLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes de
Dispositivos móveis
Dispositivos móveis
Ensino-Aprendizagem
Mobile-learning
TICs
title_short CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
author OLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes de
author_facet OLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos móveis
Dispositivos móveis
Ensino-Aprendizagem
Mobile-learning
TICs
topic Dispositivos móveis
Dispositivos móveis
Ensino-Aprendizagem
Mobile-learning
TICs
description O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições que os dispositivos móveis podem dar ao ensino de ciências. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em Revistas Científicas e Anais de eventos. A análise dos dados foi feita pelo método de análise de conteúdo. Nessa busca, pode-se verificar que o número de pesquisas buscando investigar e propor soluções para o desinteresse dos alunos pelas disciplinas de Ciências vem crescendo nas últimas décadas. Porém, na extremidade oposta ao avanço tecnológico ainda é predominante aulas em que se utiliza como único instrumento o quadro negro. Diante da falta de recursos nas escolas, os dispositivos móveis (celulares e tablets) trazidos pelos próprios alunos para a sala de aula, são apontados como ferramentas promissoras no aprendizado dos mesmos. Possuidores de diversas ferramentas, como calculadora, câmera, calendário, bloco de notas e acesso à internet, esses aparelhos constituem verdadeiras centrais de multimídia que, por meio da mediação do professor, podem vir a ser utilizados em diferentes situações dentro do contexto de uma aula, servindo de instrumento motivacional e contribuindo para a construção de conhecimentos pelo aluno, que se sente mais seguro ao utilizar algo que é comum ao seu dia-a-dia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-12T19:17:45Z
2019-09-12T19:17:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2440
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098706783698944