CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2440 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições que os dispositivos móveis podem dar ao ensino de ciências. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em Revistas Científicas e Anais de eventos. A análise dos dados foi feita pelo método de análise de conteúdo. Nessa busca, pode-se verificar que o número de pesquisas buscando investigar e propor soluções para o desinteresse dos alunos pelas disciplinas de Ciências vem crescendo nas últimas décadas. Porém, na extremidade oposta ao avanço tecnológico ainda é predominante aulas em que se utiliza como único instrumento o quadro negro. Diante da falta de recursos nas escolas, os dispositivos móveis (celulares e tablets) trazidos pelos próprios alunos para a sala de aula, são apontados como ferramentas promissoras no aprendizado dos mesmos. Possuidores de diversas ferramentas, como calculadora, câmera, calendário, bloco de notas e acesso à internet, esses aparelhos constituem verdadeiras centrais de multimídia que, por meio da mediação do professor, podem vir a ser utilizados em diferentes situações dentro do contexto de uma aula, servindo de instrumento motivacional e contribuindo para a construção de conhecimentos pelo aluno, que se sente mais seguro ao utilizar algo que é comum ao seu dia-a-dia. |
id |
UNICESU-1_2ae859f74751c621b049c682b5123d7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2440 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIASDispositivos móveisDispositivos móveisEnsino-AprendizagemMobile-learningTICsO presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições que os dispositivos móveis podem dar ao ensino de ciências. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em Revistas Científicas e Anais de eventos. A análise dos dados foi feita pelo método de análise de conteúdo. Nessa busca, pode-se verificar que o número de pesquisas buscando investigar e propor soluções para o desinteresse dos alunos pelas disciplinas de Ciências vem crescendo nas últimas décadas. Porém, na extremidade oposta ao avanço tecnológico ainda é predominante aulas em que se utiliza como único instrumento o quadro negro. Diante da falta de recursos nas escolas, os dispositivos móveis (celulares e tablets) trazidos pelos próprios alunos para a sala de aula, são apontados como ferramentas promissoras no aprendizado dos mesmos. Possuidores de diversas ferramentas, como calculadora, câmera, calendário, bloco de notas e acesso à internet, esses aparelhos constituem verdadeiras centrais de multimídia que, por meio da mediação do professor, podem vir a ser utilizados em diferentes situações dentro do contexto de uma aula, servindo de instrumento motivacional e contribuindo para a construção de conhecimentos pelo aluno, que se sente mais seguro ao utilizar algo que é comum ao seu dia-a-dia.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-12T19:17:45Z2019-09-12T19:17:45Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2440porOLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-31T20:08:49Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2440Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-31T20:08:49Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS OLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes de Dispositivos móveis Dispositivos móveis Ensino-Aprendizagem Mobile-learning TICs |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
OLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes de |
author_facet |
OLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dispositivos móveis Dispositivos móveis Ensino-Aprendizagem Mobile-learning TICs |
topic |
Dispositivos móveis Dispositivos móveis Ensino-Aprendizagem Mobile-learning TICs |
description |
O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições que os dispositivos móveis podem dar ao ensino de ciências. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em Revistas Científicas e Anais de eventos. A análise dos dados foi feita pelo método de análise de conteúdo. Nessa busca, pode-se verificar que o número de pesquisas buscando investigar e propor soluções para o desinteresse dos alunos pelas disciplinas de Ciências vem crescendo nas últimas décadas. Porém, na extremidade oposta ao avanço tecnológico ainda é predominante aulas em que se utiliza como único instrumento o quadro negro. Diante da falta de recursos nas escolas, os dispositivos móveis (celulares e tablets) trazidos pelos próprios alunos para a sala de aula, são apontados como ferramentas promissoras no aprendizado dos mesmos. Possuidores de diversas ferramentas, como calculadora, câmera, calendário, bloco de notas e acesso à internet, esses aparelhos constituem verdadeiras centrais de multimídia que, por meio da mediação do professor, podem vir a ser utilizados em diferentes situações dentro do contexto de uma aula, servindo de instrumento motivacional e contribuindo para a construção de conhecimentos pelo aluno, que se sente mais seguro ao utilizar algo que é comum ao seu dia-a-dia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03 2019-09-12T19:17:45Z 2019-09-12T19:17:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2440 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098706783698944 |