A REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Rosemeire Aparecida
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7723
Resumo: Esta comunicação tem por objetivo apresentar uma breve análise da Regência do Ensino Médio, o qual faz parte da etapa do Estágio Supervisionado, sendo uma exigência da instituição: Centro de Ensino Superior de Maringá, para obtenção do título de Graduado em Letras. Este trabalho baseou-se em reflexões, debates vividos e práticas em salas de aula do Ensino Fundamental e Médio, de escolas da Rede Pública da cidade de Maringá. Os PCNs para o ensino da Língua Portuguesa nortearam este trabalho. Os dados foram coletados em uma sala de 3o ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública. Este trabalho consistiu em etapas. Primeiramente foram observadas as salas de aulas; a seguir foram realizadas a etapa do planejamento e a elaboração dos planos de aulas, para posteriores aplicações em sala de aula “real” e mine-aulas. As nine–aulas eram as apresentações dos estagiários de como seriam ministradas suas aulas e a metodologia. Nas nine-aulas a orientadora avaliava e discutia a metodologia, apontando e dando sugestões de como a aula poderia ser conduzida, caso houvesse necessidade de alguma alteração na mesma. Todas as etapas foram de suma importância para a realização da Regência. A observação e a Regência ocorreram no período da manhã. O planejamento foi elaborado juntamente com a orientadora de prática de ensino, que atendeu ao estagiário na sala do T-40 no período da tarde nos horários estipulados e caso fosse necessário, ela atendia também em outros horários. A Regência ocorreu de forma tranqüila e esperada, fazendo com que os objetivos traçados fossem alcançados. Terminando esta etapa os estagiários tiveram que realizar um dossiê dos trabalhos executados.
id UNICESU-1_2d3ce72ac0f90b822e5a5555461bd5c5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7723
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIORegênciaPlanejamentoObservaçãoEsta comunicação tem por objetivo apresentar uma breve análise da Regência do Ensino Médio, o qual faz parte da etapa do Estágio Supervisionado, sendo uma exigência da instituição: Centro de Ensino Superior de Maringá, para obtenção do título de Graduado em Letras. Este trabalho baseou-se em reflexões, debates vividos e práticas em salas de aula do Ensino Fundamental e Médio, de escolas da Rede Pública da cidade de Maringá. Os PCNs para o ensino da Língua Portuguesa nortearam este trabalho. Os dados foram coletados em uma sala de 3o ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública. Este trabalho consistiu em etapas. Primeiramente foram observadas as salas de aulas; a seguir foram realizadas a etapa do planejamento e a elaboração dos planos de aulas, para posteriores aplicações em sala de aula “real” e mine-aulas. As nine–aulas eram as apresentações dos estagiários de como seriam ministradas suas aulas e a metodologia. Nas nine-aulas a orientadora avaliava e discutia a metodologia, apontando e dando sugestões de como a aula poderia ser conduzida, caso houvesse necessidade de alguma alteração na mesma. Todas as etapas foram de suma importância para a realização da Regência. A observação e a Regência ocorreram no período da manhã. O planejamento foi elaborado juntamente com a orientadora de prática de ensino, que atendeu ao estagiário na sala do T-40 no período da tarde nos horários estipulados e caso fosse necessário, ela atendia também em outros horários. A Regência ocorreu de forma tranqüila e esperada, fazendo com que os objetivos traçados fossem alcançados. Terminando esta etapa os estagiários tiveram que realizar um dossiê dos trabalhos executados.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-17T16:16:07Z2005-10-192021-02-17T16:16:07Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7723porLOPES, Rosemeire Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-18T06:02:23Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7723Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-18T06:02:23Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
title A REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle A REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
LOPES, Rosemeire Aparecida
Regência
Planejamento
Observação
title_short A REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
title_full A REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr A REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed A REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
title_sort A REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
author LOPES, Rosemeire Aparecida
author_facet LOPES, Rosemeire Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Rosemeire Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Regência
Planejamento
Observação
topic Regência
Planejamento
Observação
description Esta comunicação tem por objetivo apresentar uma breve análise da Regência do Ensino Médio, o qual faz parte da etapa do Estágio Supervisionado, sendo uma exigência da instituição: Centro de Ensino Superior de Maringá, para obtenção do título de Graduado em Letras. Este trabalho baseou-se em reflexões, debates vividos e práticas em salas de aula do Ensino Fundamental e Médio, de escolas da Rede Pública da cidade de Maringá. Os PCNs para o ensino da Língua Portuguesa nortearam este trabalho. Os dados foram coletados em uma sala de 3o ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública. Este trabalho consistiu em etapas. Primeiramente foram observadas as salas de aulas; a seguir foram realizadas a etapa do planejamento e a elaboração dos planos de aulas, para posteriores aplicações em sala de aula “real” e mine-aulas. As nine–aulas eram as apresentações dos estagiários de como seriam ministradas suas aulas e a metodologia. Nas nine-aulas a orientadora avaliava e discutia a metodologia, apontando e dando sugestões de como a aula poderia ser conduzida, caso houvesse necessidade de alguma alteração na mesma. Todas as etapas foram de suma importância para a realização da Regência. A observação e a Regência ocorreram no período da manhã. O planejamento foi elaborado juntamente com a orientadora de prática de ensino, que atendeu ao estagiário na sala do T-40 no período da tarde nos horários estipulados e caso fosse necessário, ela atendia também em outros horários. A Regência ocorreu de forma tranqüila e esperada, fazendo com que os objetivos traçados fossem alcançados. Terminando esta etapa os estagiários tiveram que realizar um dossiê dos trabalhos executados.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-17T16:16:07Z
2021-02-17T16:16:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7723
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822705459315867648